Conecte-se Conosco

Política

Federação PP e PL: “Não existe a menor possibilidade”, afirma Kátia Bacelar que foi autorizada por Valdemar Costa Neto a falar por ele

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


(Por Fernanda Dourado) 

Bahia Repórter entrou em contato com a política Kátia Bacelar – que preside o PL Mulher na Bahia – para saber a respeito do burburinho que toma conta no meio político sobre a possível federação do PL com o PP. 

A notícia foi publicada na coluna Painel, da Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (13). Segundo a publicação, o PP e PL cogitam formar uma federação – nova roupagem para a coligação, que deve se estender após o resultado das eleições – para “robustecer a bancada no Congresso e fortalecer a sigla para reeleger o presidente”. 

Possibilidade remota 

Ao Bahia Repórter,  a liberal Kátia Bacelar informou que conversou nesta manhã (14) com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto,  e foi autorizada por ele a falar pela legenda. De acordo com a presidente do PL/Mulher Bahia “não existe a menor possibilidade” da federação entre o PL e o PP” e ainda acrescentou “assunto encerrado”.

Centrão 

Os dois partidos formam a base fisiológica, conhecida como Centrão, de sustentação ao presidente Jair Bolsonaro no Congresso Nacional.

PP ansioso 

Além do veto ao retorno das coligações, o PP – que tem sido manchete em todo o Brasil por conta da possível filiação do presidente Jair Bolsonaro a legenda – tem se mostrado apreensivo na Bahia – já que  Bolsonaro tem uma forte rejeição no estado. Nesta quarta-feira (13), a assessoria de imprensa do deputado federal, Mário Negromonte (PP) negou ao Bahia Repórter que deixaria o PP. Mas, segundo informações, que chegam ao BR, há muita ansiedade na ala, principalmente, de Cláudio Cajado – deputado federal – que obteve menos voto na legenda.

Zé Rocha externou a preocupação 

Após o veto do retorno das coligações,o deputado federal, Zé Rocha, PL, externou  sua preocupação com a reeleição ao afirmar que o PL tinha que, segundo ele, correr para fazer chapa tanto para federal quanto estadual – já que a legenda – não tem coeficiente para eleger os – deputados que já existem. O Bahia Repórter divulgou que havia uma articulação, segundo uma fonte,  de Zé Rocha para deixar o PL e ingressar no União Brasil -acompanhado do filho que também é político e será candidato a estadual. Contudo, a informação ainda não confirmada pelo liberal. As articulações começaram, mas o troca-troca de partidos  não será por agora.

Janela partidária 

Pelas regras eleitorais, seis meses antes das eleições, ou seja, em março de 2022, os parlamentares poderão mudar de partido sem correr o risco de perderem o mandato. É a chamada “janela partidária”. 

Política

Bahia chega a 21 mortes por dengue em 2024

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A Bahia chegou a 21 mortes por dengue em 2024. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Saúde do estado da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (26). O óbito foi registrado na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O município é o que possui a maior quantidade de casos prováveis, junto com Salvador e Feira de Santana. 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, informou que 272 municípios estão em estado de epidemia e outras 34 cidades estão em risco e sete em estado de alerta.

Continue lendo

Política

Dias D’Avila: PT cede legenda para ex-prefeita e retira do páreo pré-candidata escolhida pela ala em março; Decisão causa rebuliço na legenda e município

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O PT de Dias D’avila não está unido internamente. A expectativa, de militantes, era que a ala cumprisse o que foi acordado no dia 12 de março, onde o presidente do partido, Éden Valares, escolheu como pré-candidata,  Rose Requião.

Mas a petista, segundo informações de bastidores, foi surpreendida com a nova decisão do partido que a preteriu para apoiar, a ex-prefeita, Jussara Márcia do Nascimento, para disputar o cargo de prefeita. 

A decisão do PT, obviamente, não agradou a Rose Requião – que ainda segundo os burburinhos, trabalhou de forma árdua na campanha do governador Jerônimo. 

Nos bastidores, ainda dizem que o discurso do PT  de renovar o quadro político não está valendo no município – já que mesmo com às declarações de renovações petistas, a legenda preferiu trazer uma pré-candidata afastada do partido. 

Um petista, em reserva confidenciou, que o clima dentro do partido é de indignação e revolta – já que eles esperavam que a escolha do dia 12 não seria cancelada. 

“E governador, Jerônimo,  sempre disse que ele daria prioridade para quem comeu poeira com ele”, lamentou uma fonte petista. 

Continue lendo

Política

Lula: “Tenho um compromisso de fazer este país voltar a crescer economicamente”

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o compromisso do Governo Federal com a expansão da economia brasileira, focando na reindustrialização e na sustentabilidade, nesta terça-feira, 27 de fevereiro, em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, no programa “É Notícia”, da RedeTV!.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com