Bahia Repórter | A notícia em primeira mão
Seja bem vindo! Salvador, 25 de Agosto de 2019
   

Mario Sergio Cortella Preste ATENO em quem discorda de voc

A poltica quase to excitante como a guerra e no menos perigosa. Na guerra a pessoa s pode ser morta uma vez, mas na poltica diversas vezes.
Winston Churchill





10/05/2019
Elza Loiola
Por favor faa reportagens sobre os bairros de Salvador
10/05/2019
Carinha Franca
Tomara que continue assim na Bahia. De um lado DEM do outro PT. Salvador sempre ganha desse jeito.
10/05/2019
Mari Magalhes
Votei em Bolsonaro e me arrependi.
10/05/2019
Carla Pereira
Ser que o VLT vai sair?
09/05/2019
Maria da Silva
Sou de Irec. Estou achano o governo de Elmo pssimo.
A Dona do Pedao: Maria da Paz d tapo em Amadeu e o acusa de tentar mat-la...

A Maria da Paz (Juliana Paes) sofrerá dois atentados em A Dona do Pedaço e escapará da morte. Josiane (Agatha Moreira), então, aproveitará para colocar na cabeça da mãe que Amadeu (Marcos Palmeira) está por trás das tentativas de ...

Como matemtico inventou h mais de 150 anos a frmula das buscas no Google

Cada vez que você faz uma busca simples no Google ou em qualquer outro buscador informático, entre os mecanismos de programação que permitem encontrar o que procura há princípios de lógica que foram concebidos há mais de 150 anos. 

 
 
29/07 - 17:24

 Por 43 votos a 11, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu pela desativação de 16 comarcas judiciais. A maioria dos desembargadores seguiu o voto do relator, que pediu a desativação das unidades de Antas, Cipó, Governador Mangabeira, Ibirataia, Igaporã, Itabela, Itajubá, Itaúna, Laje, Maragogipe, Pindobaçu, Presidente Jânio Quadros, Sapeaçu, Tanhaçu e Taperoá. A comarca de São Félix também será desativada, mas apenas após a promoção e remoção dos magistraudos titulares.

 
Durante a discussão, o desembargador Sergio Cafezeiro apresentou seu voto-vista questionando os critérios adotados para sugerir a desativação das comarcas.
 
Roberto Frank disse que o voto do relator Abelardo da Matta é sobre novos processos que entraram, mas que quase todas as comarcas são superávitarias. Porém o presidente do TJ-BA, Gesivaldo Britto, alegou que a proposta não levou em conta o superávit das comarcas, e sim critérios técnicos definidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
29/07 - 17:22


 Ao reclamar sobre a atuação da OAB na investigação do caso de Adélio Bispo, autor do atentado à faca do qual foi alvo, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse que poderia explicar ao presidente do órgão, Felipe Santa Cruz, como o pai dele desapareceu durante a ditadura militar.

"Por que a OAB impediu que a Polícia Federal entrasse no telefone de um dos caríssimos advogados? Qual a intenção da OAB? Quem é essa OAB? Um dia, se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, conto pra ele. Ele não vai querer ouvir a verdade. Conto pra ele. Não é minha versão. É que a minha vivência me fez chegar nas conclusões naquele momento. O pai dele integrou a Ação Popular, o grupo mais sanguinário e violento da guerrilha lá de Pernambuco e veio desaparecer no Rio de Janeiro", disse o presidente. 

Felipe é filho de Fernando Augusto Santa Cruz de Oliveira, desaparecido em fevereiro de 1974, depois de ter sido preso junto de um amigo chamado Eduardo Collier por agentes do DOI-CODI, no Rio de Janeiro. Fernando era estudante de direito e funcionário do Departamento de Águas e Energia Elétrica em São Paulo e integrante da Ação Popular Marxista-Leninista. Felipe tinha 2 anos quando o pai desapareceu. 

 
29/07 - 17:20

 Moradores de Subaúma, localidade pertencente a Entre Rios, no Litoral Norte, registram o avanço do mar na localidade. As imagens são deste domingo (28). Em um dos vídeos a água do mar invade uma rua. Em outro, um morador descreve os estragos causados em um local onde o mar antes não atingia. 

 

A probablidade de chuva para Entre Rios nesta segunda-feira (29) é de 60%. As temperaturas variam da mínima de 21° e máxima de 27°. Já a velocidade dos ventos chega a 15 km/h.

 
29/07 - 17:17

 A licença não remunerada tirada pelo repórter Tino Marcos  preocupa a TV Globo. De acordo com o colunista do site "Uol", Flávio Ricco, o Esporte da emissora vê a decisão do jornalista como um sinal de descontentamento com alguma coisa, já que o pedido foi feito dias após a final da Copa América. Ele já havia tirado um ano sabático em 2015.

 

Segundo Ricco, o Grupo Globo torce que a ausência de Tino Marcos seja apenas temporária. Seu retorno está previsto para 2020. Caso contrário, seria um grande desfalque para a Vênus Platinada na cobertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecem no ano que vem. A emissora já não conta mais com Mauro Naves, que foi demitido.

 
22/07 - 21:55

 Por Fernanda Dourado 

A inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, nesta terça-feira (23) tem dado o que falar e os burburinhos nos bastidores políticos só crescem e a política baiana fica ainda mais apimenyada. Uma fonte ligou para o Bahia Repórter para informar que a deputada estadual Talita Oliveira - que foi destituída da presidência do PSL Mulher - no dia 8 de maio pelo Secretário-geral do PSL na Bahia, Alberto Pimentel - esposo da deputada federal Dayane Pimentel,  chegará com toda pompa à inauguração do aeroporto ao lado do presidente da república, Jair Bolsonaro, e da comitiva presidencial. Ainda segundo a fonte ligada ao Bahia Repórter, a parlamentar além de  conseguir um assento no avião do presidente da República, Jair Bolsonaro, também conseguiu acesso de 15 pessoas à inauguração que mobilizará o município. O equipamento marca uma nova fase no transporte aéreo da região, no que se refere ao turismo de lazer, negócios e à logística. O aeroporto - começou a ser construído em 2014-  durante o segundo mandato do ex-governador Jaques Wagner, com recursos estaduais e federais. Cerca de 30% dos recursos vieram do governo estadual, mas o governador Rui Costa afirmou que não irá à inauguração. 
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador afirmou que não irá ao evento porque o ato se transformou em ato político-partidário, se referindo à presença de Bolsonaro. O Palácio do Planalto informou que não irá comentar as declarações de Rui Costa.
 
 
22/07 - 11:59


Mais um político de oposição ao governo Jair Bolsonaro a confirmar que não irá na inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, o senador Otto Alencar (PSD), em entrevista à rádio Metrópole nesta manhã de segunda-feira (22), chamou o presidente, que estará presente na oportunidade, de “engenheiro de obra pronta”.

 
22/07 - 11:53


Nanico até o ano passado, o PSL de Jair Bolsonaro será o dono da maior fatia pública de recursos eleitorais e partidários no ano que vem, chegando a quase meio bilhão de reais caso o Congresso aprove a ampliação prometida para o fundo destinado aos candidatos. As eleições para prefeitos e vereadores de todo o país, que ocorrerão em outubro de 2020, terão provavelmente o maior financiamento público da história.

 
22/07 - 11:42


Jorge Kajuru conseguiu mais do que as 27 assinaturas necessárias para fazer o pedido de instalação da CPI do Esporte no Senado. O senador propõe um escopo grande de investigação, diferente das outras comissões que apuraram crimes relacionados à CBF.Leila Barros, medalhista olímpica, ficará responsável por investigar o Comitê Olímpico Brasileiro.

 
22/07 - 11:32


O prefeito ACM Neto (DEM) ampliou hoje a pressão sobre a Câmara Municipal de Salvador ao dizer que os novos ônibus com ar-condicionado já chegaram e estão guardados, aguardando apenas a votação do projeto que isenta de ISS as empresas de coletivos para poderem ser utilizados pela população.

 
22/07 - 11:31

 O prefeito ACM Neto (DEM) ampliou hoje a pressão sobre a Câmara Municipal de Salvador ao dizer que os novos ônibus com ar-condicionado já chegaram e estão guardados, aguardando apenas a votação do projeto que isenta de ISS as empresas de coletivos para poderem ser utilizados pela população. “Os ônibus já chegaram, estão na cidade, estão guardados e vão rodar a partir do momento em que a Câmara deliberar sobre o assunto. E se a Câmara votar contra o projeto? É simples, não terá ônibus novo para a população utilizar”, afirmou Neto, durante ato de lançamento da 2ª edição do Global Challenge Family, uma das competições de Triathlon mais importantes do mundo. Ele admitiu que a Câmara já podia ter votado a matéria, mas declarou que em função de não haver segurança do quórum, a votação não aconteceu. “(A votação) não diz respeito à bancada de governo ou da oposição. Tratamos de isenção tributária.

 
22/07 - 11:28


No período de janeiro a junho deste ano, exatos 2.401 adolescentes foram apreendidos na Bahia, de acordo com as contas da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Esses jovens são encaminhados para a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) na capital e também para outras unidades da Polícia Civil na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior do estado. Desse total, 300 foram encaminhados para centros de correção ou cumprem medida em regime de liberdade assistida.

 
22/07 - 11:21


A mudança da Agência Nacional do Cinema (Ancine) do Rio de Janeiro para Brasília vai custar caro. Cada servidor a ser deslocado terá direito a receber até três salários de indenização para arcar com os custos pessoais de sua mudança. Segundo a coluna de Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o órgão conta com 345 funcionários de carreira. Por lá, a média salarial varia de R$ 9 mil, para os servidores de nível médio, a R$ 18 mil, para os servidores com nível superior.

 
22/07 - 08:43


O final de semana foi de emoção para o cantor Igor Kannário. Isso porque, após ter sua volta ao Salvador Fest anunciada (veja aqui), nasceu, neste domingo (21), seu mais novo herdeiro: Líam."Toda honra e glória de Deus. Obrigado meu senhor por essa bênção. Meu príncipe Líam está nas áreas. Que emoção, que sensação. Que momento meu Deus", escreveu.

 
22/07 - 08:40


Em momento de tensão com o eleitorado do Nordeste, em razão das críticas flagradas na última sexta (19), o presidente Jair Bolsonaro pretende usar ato na Bahia, na próxima terça (23), para virar o jogo em território inimigo. No fim de semana, o Planalto decidiu dobrar o número de convidados da inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista –originalmente uma festa fechada para 300 pessoas. Além disso, escalou rivais do governador Rui Costa (PT) para discursar no evento.

 
18/07 - 13:05

 A investigação sobre as movimentações financeiras no antigo gabinete de Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) na Assembleia Legislativa do Rio contou com ao menos seis relatórios do Coaf (Conselho de Controle das Atividades Financeiras), órgão de inteligência, antes da autorização judicial para quebras de sigilos fiscal e bancário dos investigados.

 

 

Alguns desses documentos apresentam detalhes vedados em decisão desta segunda-feira (15) do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal). Ele determinou a suspensão de todos os inquéritos com esse tipo de informação sem supervisão judicial, depois de pedido do senador.

 

O debate sobre o tema está previsto para ser realizado no plenário em 21 de novembro. O Ministério Público do Rio de Janeiro solicitou autorização para atuar no processo. Segundo a Folha apurou, as investigações sobre Flávio Bolsonaro, deputados e ex-deputados citados no Coaf ficarão paralisadas até nova manifestação do Judiciário.

 

Em sua decisão, o ministro Toffoli determina a suspensão dos inquéritos iniciados a partir de relatório do Coaf que não se limite, sem autorização judicial, "à identificação dos titulares das operações e dos montantes globais mensalmente movimentados, ou seja, dados genéricos e cadastrais dos correntistas, vedada a inclusão de qualquer elemento que permita identificar sua origem ou natureza dos gastos a partir deles efetuados".

 
18/07 - 12:52

 O secretário municipal de Saúde, Leo Prates (DEM), em conversa com a imprensa durante a inauguração do USF de Cassange nesta manhã de quinta-feira (18), falou que sua aproximação com outros partidos, inclusive de esquerda, é algo natural da sua personalidade. O secretário esteve ontem no evento do PDT na Assembleia Legislativa, onde o ex-presidenciável Ciro Gomes esteve presente. “Eu dialogo com todas as legendas, eu digo que me considero um cara de centro. Em tempos que se discute armamento, eu digo que a minha arma é o diálogo. Eu estou muito tranquilo, o que eu acho que é importante é que a gente comece a discutir os impactos de atuação do governo federal na cidade do Salvador”, ressaltou Prates, afirmando que o seu atual pensamento é “ser um grande secretário de Saúde e salvar vidas”.

 
18/07 - 12:27

 Passados dez meses desde que Adélio Bispo desferiu uma facada no então candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL), a Polícia Federal tem direcionado esforços para investigar se ele agiu sozinho. Até agora, segundo Rodrigo Morais, delegado responsável pelo caso, não há indicativo de que outras pessoas estejam envolvidas.”Na verdade, a gente tem desconstruído muitas fake news que apontam participação de outras pessoas. Temos demonstrado, através de perícia e outras diligências policiais, que muitas não procedem”, afirma. A polícia considera que já ficou comprovado que Adélio estava sozinho no ato de campanha no centro de Juiz de Fora (MG) quando atacou Bolsonaro, em setembro de 2018. Contudo, ainda apura se alguém o incentivou ou custeou suas despesas.

Entre os boatos que circulam na internet e que são checados pela investigação está o vídeo “Facada no mito”, uma teoria conspiratória que diz que Bolsonaro teria forjado o ataque a si mesmo. O vídeo de quase uma hora tem mais de 1 milhão de visualizações no YouTube. Outro vídeo que foi apurado chegou a ser compartilhado pelo próprio presidente Bolsonaro em seu perfil no Twitter, no dia 11 de junho. Nele, o advogado de defesa de Adélio, Zanone Manuel de Oliveira, abordado em Juiz de Fora (MG) por uma mulher, responde à pergunta “a quem interessa esconder quem mandou matar Bolsonaro” dizendo: “a pessoa que me pagou”. No mesmo vídeo, o advogado diz que teve despesas bancadas por emissoras de televisão. Na última segunda-feira (15), Zanone prestou depoimento à Polícia Federal para esclarecer as afirmações. 
 
18/07 - 12:23

 O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou nesta quinta-feira (18) que juízes têm o dever de recusar ou exigir mudanças em acordos de colaboração premiada que ofereçam benefícios excessivos a criminosos interessados em cooperar com a Justiça. “O juiz tem não só o poder, mas o dever legal de não homologar ou de exigir mudanças em acordos de colaboração excessivamente generosos com criminosos”, disse Moro no Twitter. “Não foi, aliás, essa a crítica a acordos como os dos sócios da JBS (que não passaram por mim)?” Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo nesta quinta, baseada em mensagens privadas de procuradores da Operação Lava Jato obtidas pelo site The Intercept Brasil, mostra que Moro interferiu nas negociações com executivos da Camargo Corrêa que se tornaram delatores em 2015, quando era o juiz responsável pelas ações da Lava Jato no Paraná. A Lei das Organizações Criminosas, de 2013, que estabelece regras para os acordos de colaboração premiada, diz que os juízes não devem participar das negociações e têm como obrigação apenas “verificar sua regularidade, legalidade e voluntariedade”, após a assinatura dos acordos. A lei prevê que as informações fornecidas pelos colaboradores e os benefícios oferecidos em troca de sua cooperação sejam avaliados pelo juiz na sentença, ao final do processo judicial, após terem sido submetidos a questionamentos da defesa dos acusados pelos delatores. Embora os juízes possam se recusar a homologar os acordos, ou mesmo propor modificações após examinar seus termos, como o ministro argumentou nesta quinta, não foi isso que ocorreu no caso das delações da Camargo Corrêa, de acordo com as mensagens examinadas pela Folha de S.Paulo e pelo Intercept.

 
18/07 - 12:22

 O ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou nesta quinta-feira (18) que juízes têm o dever de recusar ou exigir mudanças em acordos de colaboração premiada que ofereçam benefícios excessivos a criminosos interessados em cooperar com a Justiça. “O juiz tem não só o poder, mas o dever legal de não homologar ou de exigir mudanças em acordos de colaboração excessivamente generosos com criminosos”, disse Moro no Twitter. “Não foi, aliás, essa a crítica a acordos como os dos sócios da JBS (que não passaram por mim)?” Reportagem publicada pela Folha de S.Paulo nesta quinta, baseada em mensagens privadas de procuradores da Operação Lava Jato obtidas pelo site The Intercept Brasil, mostra que Moro interferiu nas negociações com executivos da Camargo Corrêa que se tornaram delatores em 2015, quando era o juiz responsável pelas ações da Lava Jato no Paraná. A Lei das Organizações Criminosas, de 2013, que estabelece regras para os acordos de colaboração premiada, diz que os juízes não devem participar das negociações e têm como obrigação apenas “verificar sua regularidade, legalidade e voluntariedade”, após a assinatura dos acordos. A lei prevê que as informações fornecidas pelos colaboradores e os benefícios oferecidos em troca de sua cooperação sejam avaliados pelo juiz na sentença, ao final do processo judicial, após terem sido submetidos a questionamentos da defesa dos acusados pelos delatores. Embora os juízes possam se recusar a homologar os acordos, ou mesmo propor modificações após examinar seus termos, como o ministro argumentou nesta quinta, não foi isso que ocorreu no caso das delações da Camargo Corrêa, de acordo com as mensagens examinadas pela Folha de S.Paulo e pelo Intercept.

 
18/07 - 12:21

 Durante a inauguração da Unidade Saúde da Família (USF) em Cassange, nesta manhã de quinta-feira (18), o prefeito ACM Neto, em entrevista coletiva, voltou a afirmar que vem trabalhando para fazer o seu sucessor nas próximas eleições, mas que o nome a ser indicado será um comum acordo entre ele e os partidos da base aliada. “Todo mundo sabe meu estilo de fazer política, eu nunca fiquei e nunca vou ficar em cima do muro. Essa hipótese não existe. Quando se trata da minha sucessão, nada mais natural do que defender uma candidatura. Eu vou ter um candidato, não vai ser uma escolha só minha, mas vou avaliar com a base. Vamos trabalhar para ter esse nome já na virada de 2019 para 2020, mas é obvio que teremos um nome”, disse Neto, que também abriu a possibilidade de estar ao lado do presidente Jair Bolsonaro na inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista na próxima semana.

 
15/07 - 08:25

 Dois meses após a edição de um decreto que instituiu o Sistema Integrado de Nomeações e Consultas, mais conhecido como “banco de talentos”, o governo ainda não preencheu a maioria das vagas de segundo escalão nos Estados, mas promete “destravar” as indicações e acelerar a distribuição dos cargos para partidos que apoiaram a primeira etapa da reforma da Previdência na Câmara. Até agora, a maior parte dos compromissos assumidos pelo Planalto foi com o Centrão, grupo que atuou como fiel da balança para a aprovação das mudanças na aposentadoria. A estratégia do Planalto também prevê atenção especial ao Nordeste, antigo reduto do PT e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde abril do ano passado. É naquela região que está, por exemplo, a cobiçada Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), foco de corrupção em um passado não muito distante. Diretorias da estatal serão loteadas entre DEM, PP, MDB e PSDB, que, apesar de não integrar o Centrão, é uma espécie de “agregado” no bloco que dá as cartas do poder na Câmara. 

 
15/07 - 08:21

 

 
A reforma da Previdência ainda precisa passar por um segundo turno na Câmara dos Deputados, mas a maioria dos senadores se posiciona favoravelmente à proposta que muda as regras para se aposentar no Brasil. O Placar da Previdência, elaborado pelo ‘Estado’, aponta 42 votos “sim” ao texto, antes mesmo de ele chegar ao Senado. O número representa mais do que a metade dos senadores, mas ainda está sete votos aquém do mínimo necessário para a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição na Casa, de 49 senadores. O Estado ouviu os senadores na última semana, quando os deputados ainda analisavam os chamados destaques (sugestões de mudanças ao texto-base). Do total, 15 senadores pediram para se manifestar apenas quando o texto chegar ao Senado, e 11 se disseram contrários à reforma da Previdência da forma como foi aprovada na Câmara. Sete não foram encontrados, um se declarou indeciso e quatro não quiseram responder. Entre os 42 senadores que se manifestaram favoravelmente ao texto, é comum a defesa da inclusão dos Estados e municípios nas novas regras.
 
15/07 - 08:18

 

 
Neste domingo (14), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, reagiu a um rumor que circulou em blogs e em redes socais nos últimos dias que dizia que universidades federais passariam a cobrar mensalidades dos alunos. Segundo essas mensagens, o anúncio de um programa para implementar as cobranças aconteceria em reuniões na próxima quarta (17), para a qual foram convocados representantes de instituições de todo o país. Em uma postagem no Twitter neste domingo (14), porém, o ministro disse que as universidades federais continuarão públicas e que os estudantes não pagarão pela graduação, assim como é hoje. Em outras ocasiões, o ministro já defendeu cobrança para alguns cursos de pós-graduação. Segundo informações divulgadas pelo jornal Valor Econômico na última semana, o novo projeto seria chamado Future-se e teria como objetivo o “fortalecimento da autonomia financeira das universidades e dos institutos federais”, nas palavras do secretário de Educação Superior do MEC, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior.
 
13/07 - 10:34

  O clima era de Fla Flu, com torcidas opostas, mas também podia ser comparado de certo modo com o Réveillon de Copacabana. Aglomerados na beira do rio, vários visitantes da Flipei (Feira Literária Pirata das Editoras Independentes), casa parceira da Flip, assistiam aos fogos lançados do outro lado da margem por manifestantes contrários à presença do jornalista americano Glenn Greenwald. Só que, em vez de aplaudir, os espectadores vaiavam. Greenwald foi saudado com ares de herói por uma multidão nesta sexta-feira (12), ao som de uma versão hardcore de “Bella Ciao”. Greenwald chegou de lancha ao barco no qual participaria de um debate, como parte da programação da Flipei, casa parceira da Flip, por volta das 19h. Eram convidados também do evento o humorista Gregório Duvivier, o sociólogo Sergio Amadeu, e o escritor Alceu Castilho. “Não precisa ter medo do governo. A máscara de Sergio Moro caiu para sempre”, disse Glenn Greenwald, sob aplausos, logo no começo da mesa “Os Desafios do Jornalismo em Tempos de Lava Jato”, com a voz encoberta por uma versão remixada do hino nacional tocada pelos protestantes. “O Lula tá preso. Ele é bandido, ele tá preso”, gritava uma voz do outro lado do rio. “Você vai ser preso!”. Mesmo diante da pressão, Greenwald avisou que não pretende sair do Brasil. “Sou casado com um brasileiro que eu amo mais do que tudo. Nós temos dois filhos brasileiros que adotamos. Somos uma família completa, cheia de amor e felicidade, como todos podem ser, inclusive os jovens LGBT neste país. Posso sair do país a qualquer momento, só que eu não estou fazendo isso, nem vou fazer. Porque 15 anos atrás eu me apaixonei pelo Brasil”, disse. O jornalista mencionou, também, uma frase que seu marido, o deputado David Miranda, teria dito antes de assumir o mandato. “Ele disse: ‘não vou me esconder, vou concorrer à casa onde os milicianos que mataram Marielle Franco trabalham’. Isso é coragem”. “A próxima vítima do Moro vai ser o Glenn”, interrompeu um manifestante. Além das provocações, o grupo contrário à presença de Greenwald também lançou fogos de artifício em direção ao barco da Flipei. “Se eles estão apontando rojão pra gente, a polícia do outro lado está deixando”, opinou a socióloga Sabrina Fernandes, que atuava como mediadora.

 
13/07 - 10:30

 O governo cortou pela metade a previsão oficial de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) para 2019, de 1,6% para 0,81%. A medida reduz a projeção de arrecadação, dificulta o cumprimento da meta fiscal e pode forçar a equipe econômica a fazer novo bloqueio no Orçamento. É a terceira reavaliação do governo para baixo, para calcular a execução das contas federais. O orçamento de 2019 foi elaborado no meio de 2018 e trazia, inicialmente, previsão de crescimento de 2,5%. Em março, a projeção baixou para 2,2%. Depois, em maio, para 1,6%. O novo corte foi antecipado pela Folha de S.Paulo. Normalmente, as projeções do governo para o PIB são tornadas públicas a cada dois meses em relatórios de avaliação de receitas e despesas. Agora, o governo apresentou os parâmetros semanas antes da publicação para aproximar sua previsão da calculada por analistas de mercado. Segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (8), a expectativa do mercado é um crescimento de 0,82% neste ano. 

 
«« Primera | Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | Proxima | Última »»
09/06/2019 | 07:11:32
Eleies 2020: DEM j montou estratgia

(Por Fernanda Dourado) 

O presidente do PT não quis falar sobre o planejamento da ala, mas  o presidente estadual do DEM na Bahia, deputado federal, Paulo Azi, afirmou ao BR que o objetivo é lançar o maior número possível. Contudo, ponderou usando as mesmas palavras do petista: “Ainda é cedo para fazer uma projeção”, mas acrescentou: “teremos atenção especial aos 50 maiores (munícpios)”, afirmou. 

 

09/06/2019 | 07:10:15
MDB diz que quatro vereadores de Salvador podem ingressar na legenda

( Por Fernanda Dourado)

  O presidente estadual do MDB, Alex Freitas, mais conhecido como Futuca, também foi procurado pelo BR para saber se a ala lançará candidato em Salvador. “Nós estamos trabalhando para isso”, afirmou o medebista. Questionado quem seria o possível candidato, Futuca preferiu não revelar nomes, mas diz conversar com quatro vereadores de Salvador – que estão interessados em ingressar na legenda. O BR quis saber os nomes e quais seriam os partidos (oposição ou situação). Futuca respondeu, “as duas opçoes”. Questionado se já conversou com o possível candidato do prefeito ACM Neto, o vice-prefeito Bruno Reis, ele disse que já tiveram diversas conversas, mas não há aliança firmada.

 

09/06/2019 | 07:08:51
Lcio Vieira Lima diz que MDB dar ateno ao interior

 (Por Fernanda Dourado)

 Quando o  BR entrou em contato com Futuca, presidente do MDB, o ex-deputado federal, Lúcio Vieira Lima, estava ao lado do comandate do partido, o BR também quis ouvi-lo sobre a atual conjuntura política. De acordo, ele “como os partidos estão mais preocupados em lançar candidatos na capital baiana, o MDB – que ainda trabalha um nome para Salvador- dará uma atenção maior aos municípios do interior do estado. “Enquanto todos estão precoupados com Salvador, daremos atenção ao interior do estado. Nosso fundo eleitoral será para representantes do interior da Bahia”, afiançou.  

 

09/06/2019 | 07:07:14
Oposicionista diz que a campanhado DEM para 2022 j comeou

 (Por Fernanda Dourado)

 

Engana-se que a campanha começou apenas às eleições municipais. Em conversa informal com um oposicionista ao governo do estado, ele afirmou que a candidatura para o governador do do atual prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto,  já está sendo estruturada.

 

09/06/2019 | 07:05:17
Hilton critica estratgia do governo e diz que seu nome est a disposio em Salvador

 (Por Fernanda Dourado)

 

Em entrevista ao Bahia Repórter, o deputado estadual Hilton, que já foi candidato a prefeito de Salvador e jamais cairá no esquecimento do eleitor pelo seu jingle que não sai de nossa cabeça - disse que o nome dele está à disposição para a disputa Palácio Tomé de Souza, mas que depende do decisão da ala e dos partidos aliados ( PCB, UP e PSTU). Ainda segundo o legislador - que é oposição de esquerda, a estratégia do governo de lançar vários nomes mostra, segundo ele, a ausência de um projeto que unifique todos os candidatos. 

 

09/06/2019 | 07:03:45
Irec: Antes capital do feijo, agora passou a ser intitulada de cornos e cornos pelo prprio gestor

 (Por Fernanda Dourado)

 

Depois de convidar os “cornos e cornas” durante o lançamento da grade do São João de Irecê, o prefeito do município, Elmo Vaz, mais uma vez - virou meme. Um vídeo que viralizou na internet mostra as imagens do clipe oficial do São João, mas com montagens  inseridas no vídeo e com a edição da voz do chefe  dedutivo municipal com convite dele à população que se denomina “cornos e cornas”. A letra inicia com o jargão “aí que tudo” e segue : “ Vai ter um dia um dia só para os chifrudos” - referindo- se ao convite do prefeito para o show de Amado Batista - que será uma das atrações do São João. O clipe de apenas um minuto e 14 segundos consegue prender a atenção do internauta pela letra, melodia, ritmo, e, claro, pela montagem de Elmo dançando ao ritmo musical -que nos faz lembrar a famosa banda de Calypson. Sem dúvida, o gestor municipal - que está muito desgastado politicamente - não tem feito sucesso na sua administração municipal pela escassez de serviços prestado ao município, mas tem feito sucesso na internet pelos memes com suas declarações desastrosas. Irecê - que é conhecida nacionalmente como capital do feijão - sempre teve a festa junina destacada no calendário nacional - mas o convite feito à população era muito respeitoso. 

 

09/06/2019 | 07:00:51
Eleies 2020: Sou candidato natural da oposio, afirma ex-prefeito de Lapo

(Por Fernanda Dourado) O ex-prefeito de Lapão, Hermenilson Carvalho - que está em processo de filiação ao DEM - é a possível aposta da ala a gestão municipal. O Bahia Repórter entrou em contato com o futuro demista para confirmar a sua pré-candidatura. “Sou candidato natural da oposição. Mas dentro do grupo temos outros nomes”, afirmou o ex-gestor - que tem como característica a cautela política. Hermenilson foi vencido pelo atual prefeito Ricardo Rodrigues ( PSD) por 920 votos, mas adianta que além de ser o possível candidato da oposição, além de contar com as antigas alianças, segundo ele,  já tem novos aliados que antes faziam parte do grupo governista. “Já temos o apoio de vários partidos que sempre estiveram conosco e agora, também, do grupo do ex-prefeito Bráulio”, ressaltou. E o embate político não será mais entre Hermenilson e Ricardo Rodrigues - já que o atual prefeito não poderá ser candidato por administrar pela segunda vez consecutiva a prefeitura, mas segundo informações colocará seu vice, Márcio, para pleitear a vaga. Ou seja, a disputa será entre DEM e PCdoB. 

07/05/2019 | 15:37:07
Contrato ViaBahia

(Por Fernanda Dourado)

As denúncias contra a Via Bahia - concessionária responsável pela concessão das BRs 324 e 116 - sempre foram recorrentes na Assembleia Legislativa da Bahia. São 680 quilômetros de rodovias administrados pela empresa, mas parece que extensão é apenas na quilometragem, no tamanho do contrato que totaliza 180 páginas (o documento com o anexo), e, também na duração da concessão de 25 anos. O contrato foi assinado no dia 03/09/2009 e vai até 19/10/2034.

Antnio Conselheiro