Seja bem vindo! Salvador, 26 de Maio de 2019
   

Mario Sergio Cortella Preste ATENO em quem discorda de voc

Ser feliz sem motivo a mais autntica forma de felicidade.
"Carlos Drummond de Andrade"





10/05/2019
Elza Loiola
Por favor faa reportagens sobre os bairros de Salvador
10/05/2019
Carinha Franca
Tomara que continue assim na Bahia. De um lado DEM do outro PT. Salvador sempre ganha desse jeito.
10/05/2019
Mari Magalhes
Votei em Bolsonaro e me arrependi.
10/05/2019
Carla Pereira
Ser que o VLT vai sair?
09/05/2019
Maria da Silva
Sou de Irec. Estou achano o governo de Elmo pssimo.
Len arma para Gabriel flagrar atitude suspeita de Sampaio

Gabriel (Bruno Gagliasso) tomou um chá que o deixou completamente em transe.

Como matemtico inventou h mais de 150 anos a frmula das buscas no Google

Cada vez que você faz uma busca simples no Google ou em qualquer outro buscador informático, entre os mecanismos de programação que permitem encontrar o que procura há princípios de lógica que foram concebidos há mais de 150 anos. 

 
 
11/07 - 17:55


As 29 cidades que tiveram decretos de emergência por estiagem, reconhecidos nesta quarta-feira (11) devem voltar a receber ações de apoio a partir da próxima semana. Segundo o superintendente da Defesa Civil estadual, Paulo Sérgio Menezes Luz, disse que as cidades, a maioria do Sudoeste baiano, tinham sido excluídas da condição de emergência por estiagem devido a um estudo da Agência Nacional de Águas (ANA) a pedido do governo federal.

 
11/07 - 17:44


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou inquérito civil para apurar o fim do contrato entre a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e a Caixa Econômica Federal, que permitia aos usuários dos serviços da empresa pagarem as contas de energia diretamente nas casas lotéricas. De acordo com publicação do Diário Oficial de Justiça, o inquérito foi aberto com base em uma representação do Sindicato dos Lotéricos e Correspondentes Bancários do Estado da Bahia (Sinsloba).

 
11/07 - 12:35


A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o vice-presidente do partido, Marcio Macedo, desembarcam nesta sexta-feira (13) em Salvador para uma reunião com a executiva estadual da sigla. Na capital baiana, Hoffmann irá ajudar nos preparativos para o ato nacional que o PT fará no dia 15 de agosto em favor do registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A passagem da senadora também será marcada por uma mobilização da juventude do PT no Rio Vermelho, em favor da liberdade de Lula, às 19h.

 
11/07 - 12:30


Em nota, a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (Smed) classificou a greve dos professores da rede municipal de ensino como um “movimento político-partidário” e “precipitada”. A categoria entrou em greve nesta quarta-feira (11), por tempo indeterminado. “A orientação da Secretaria Municipal de Educação (Smed) é que as escolas funcionem normalmente. A Smed entende o movimento de greve como precipitado, uma vez que a negociação está em andamento”, diz a nota.

 
11/07 - 07:50


Dezenove candidatos a vereadores da coligação “Pra Fazer a Diferença”, composta pelo Partido Progressista (PP) e pelo Partido Social Cristão (PSC), do município de Novo Horizote, tiveram suas candidaturas contestadas após ter sido comprovada a existência de candidatas fictícias, que existiam apenas para preencher a cota de gênero.

 
11/07 - 07:44


A funcionária pública Tainá Argolo e a esposa, Tatiana Lima de Magalhães, conquistaram uma vitória importante para sua família, suas filhas e para a comunidade LGBTQ+, sobretudo para as mulheres lésbicas. Tainá poderá ter uma licença maternidade junto com a esposa para poder cuidar das filhas gêmeas, que nasceram há menos de 20 dias, de forma prematura. A liminar, da 3ª Vara Cível da Justiça Federal, em Brasília, é a primeira no país neste sentido. A decisão pode abrir um precedente jurídico importante, até mesmo para os pais homens, que querem participar da criação dos filhos com maior proximidade nos primeiros seis meses de vida da criança.

 
11/07 - 07:24


O PSOL e o pré-candidato à Presidência nas eleições 2018 Guilherme Boulos estão se aproximando de setores do PT de olho no apoio do partido caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, seja impugnado pela Justiça Eleitoral. Na segunda-feira, 9, Boulos e o presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, participaram de um colóquio promovido pelo Instituto Novos Paradigmas, em Porto Alegre (RS), cujo presidente do conselho é o ex-ministro Tarso Genro, uma das poucas lideranças petistas a romper o silêncio imposto pela direção partidária e falar publicamente sobre as alternativas do partido na disputa presidencial caso Lula seja barrado.

 
11/07 - 07:18


Após tomar posse no Ministério do Trabalho, o novo titular da área, Caio Vieira de Mello, sinalizou que pode fazer uma limpa na pasta. “A senhora não faria?”, reagiu, ao ser perguntado sobre possível realização de mudanças nos cargos depois das investigações que são realizadas pela Polícia Federal (PF) para averiguar irregularidades na pasta.

 
11/07 - 07:15


O PT pretende iniciar uma ofensiva jurídica contra o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, por supostamente ter interferido junto à Polícia Federal para evitar o cumprimento do habeas corpus concedido ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, pelo desembargador plantonista do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) Rogério Favreto – decisão posteriormente revogada pelo presidente da Corte, Carlos Eduardo Thompson Flores.

 
10/07 - 15:31


A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) afirmou em nota pública nesta terça-feira, 10, ser “inadmissível que magistrados, no exercício das funções constitucionais, sejam alvos de ataques pessoais, provenientes de figuras públicas ou de dirigentes de partidos políticos”. A nota é divulgada no contexto do último domingo, marcado pelo conflito de decisões entre o juiz Sergio Moro, o relator da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), João Pedro Gebran Neto, e o desembargador Rogério Favreto, que mandou soltar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 
10/07 - 15:24


A equipe econômica disparou nos últimos dias alertas a lideranças políticas no Congresso Nacional para barrar a aprovação do projeto de lei complementar que abre caminho para a criação de 300 municípios. Faltando três meses para as eleições, o projeto de 2015 entrou na pauta de votação de quarta-feira, 11, na Câmara em regime de urgência.

 
10/07 - 10:00


O advogado Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello será o novo ministro do Trabalho, segundo informou o Palácio do Planalto, em nota oficial, nesta segunda-feira, 9. Vieira de Mello assume o cargo em substituição a Helton Yomura, afastado na última quinta-feira, após ter sido alvo de operação da Polícia Federal. Desde então, o ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil, estava interinamente no Trabalho. A 3ª fase da Operação Registro Espúrio tem como objetivo aprofundar as investigações a respeito de organização criminosa que atua na concessão fraudulenta de registros sindicais no Ministério do Trabalho. Yomura representava o PTB no governo. O novo ministro, que tomará posse às 15 horas da terça-feira, foi Vice-Presidente Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, entre 2008 e 2009. Vieira de Mello é consultor do escritório de advocacia Sérgio Bermudes, que tem em seus quadros a mulher do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. Desde sexta-feira, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, respondia interinamente pelo cargo.

 
10/07 - 09:55


A ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, afirmou, nesta segunda-feira (9), que ainda não decidiu se dará seu voto à pré-candidata à presidência da República do seu partido Marina Silva (Rede Sustentabilidade). “Ainda não decidi. Eu sou filiada à Rede, tenho muita simpatia por Marina, mas não me decidi ainda.

 
10/07 - 09:50


Uma quadrilha formada por traficantes e homicidas foi detida pela Polícia Militar na Cidade Baixa, em Salvador, na tarde de segunda-feira (9). Segundo a polícia, o grupo foi perseguido após entrar em confronto com uma guarnição da Rondesp (Rondas Especiais), na Massaranduba. Depois da troca de tiros, os criminosos tentaram fugir de barco. Além do acompanhamento por terra, os bandidos foram perseguidos também em uma embarcação por equipes da 17ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ribeira), com apoio da 14º CIPM/Lobato. Os suspeitos foram alcançados no pier do Areal.

 
10/07 - 09:47


O cantor canadense Justin Bieber, 24, pediu em casamento a modelo Hailey Baldwin, 21, com quem namora há um mês, segundo informações publicadas na imprensa especializada neste domingo (8). O astro pop, que se tornou muito conhecido por suas atitudes excêntricas, pediu em casamento a modelo durante um jantar no último sábado (7) em um restaurante nas Bahamas, afirmou o site americano TMZ. O portal citou testemunhas no restaurante, que disseram que a equipe de segurança de Bieber pediu a todos que guardassem seus celulares durante o pedido. Um representante de Bieber não comentou, mas parentes do casal sugeriram que a notícia era verdadeira. "Orgulhoso é eufemismo! Animado para o próximo capítulo!", escreveu o pai do cantor, Jeremy Bieber, no Instagram, com uma foto de seu filho. Sua mãe, Pattie Mallette, simplesmente tuitou: "Amor Amor Amor Amor Amor Amor Amor". Hailey Baldwin, modelo que já interpretou pequenos papeis, é filha do ator Stephen Baldwin, que fez "Os Suspeitos", e sobrinha de Alec Baldwin, astro de "30 Rock" e que imita o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A mãe da modelo é brasileira. Bieber tem sido vinculado a aventuras românticas com muitas jovens famosas, incluindo a cantora pop Selena Gomez e a modelo Sofia Richie. Ele foi visto pela primeira vez saindo com Baldwin há um mês. Bieber, apesar de continuar sendo uma estrela pop de sucesso, tornou-se manchete de tabloides devido a alguns incidentes, como dirigir em alta velocidade por Miami e jogar ovos na casa de um vizinho em Los Angeles.

 
10/07 - 09:42


Dona de um corpo definido, já exibido em fotos de biquíni, Solange Almeida contou o segredo para deixar as pernas torneadas nos shows após publicar a foto do look usado durante apresentação em Cabo de Santo Agostinho, no Pernambuco."Bicha bonita de linda. Faz o que para ter essas pernas?", perguntou uma seguidora. Feliz com seu corpo e suas "imperfeições", a mulher do empresário Leandro Andriani, com quem oficializou a união em dezembro passado, garantiu ser gente como a gente: "Eu apenas uso duas ou três meias. Risos. Porque quando tira meu amor, é celulite demais e flacidez que nem presta! Risos. Coisa normal, né? Pelo menos pra mim é". Mas a resposta da cantora causou alvoroço e uma chuva de comentários negativos no Instagram. Prontamente, Sol Almeida fez um novo post e rebateu: eu me amo com minhas estrias, celulites e flacidez.

 
09/07 - 12:57

O prefeito ACM Neto e a secretária de Reparação, Ivete Sacramento, inauguram nesta terça-feira (10), às 9h30, a Casa dos Estudantes Quilombolas, localizada na Rua Doutor Otaviano Pimenta, n° 08, Matatu de Brotas (no sentido Brotas, a segunda entrada à direita). A estrutura irá atender, a princípio, 30 estudantes universitários oriundos das comunidades quilombolas da Ilha de Maré que precisavam de suporte para permanecer na cidade. Fruto do Programa de Ações Afirmativas para a Comunidade Quilombola em Salvador, o novo espaço visa assegurar condições básicas de moradia a alunos de Ilha de Maré que estejam matriculados de forma presencial em entidades de ensino superior sediados na capital baiana, mas que encontram dificuldades no deslocamento para frequentar as aulas. As comunidades que serão atendidas pela Casa dos Estudantes Quilombolas são Bananeira, Martelo, Passa Cavalo, Praia Grande e Santana. O imóvel é bem amplo e confortável, possuindo sala de estudo, área de lazer, sete quartos, cinco banheiros e duas copas.
 
09/07 - 07:08


Um casal foi encontrado morto, neste domingo (8), dentro de um quarto do motel Hastag, no bairro do Costa Azul, em Salvador. Segundo informações da polícia, a administração do estabelecimento acionou a polícia após encontrar os corpos de Alfons Ludwin Boness, de 72 anos, e Sônia Sousa Soares, 74.

 

 
09/07 - 07:02


O prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB), rebateu a denúncia que vereadores da cidade fizeram ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por supostas irregularidades em contratações de empresas para fornecimento de combustíveis. A denúncia foi acolhida pela corte nesta semana.Na nota, o gestor diz que, em 2017, o gasto com combustíveis foi inferior ao de 2016, último ano da gestão anterior.

 
09/07 - 06:50


Solto desde o dia 28 de junho, o ex-ministro José Dirceu foi um dos petistas que comemoraram as decisões do desembargador plantonista do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Rogério Facreto, que mandou soltar Lula em três ocasiões neste domingo (8), embora todas tenham sido anuladas pela Justiça. Um vídeo do ex-ministro falando sobre a soltura do ex-presidente circulou nas redes sociais acompanhado de piadas.

 
08/07 - 17:03


O preço do óleo diesel parou de cair no país, segundo mostra a pesquisa semanal de preços dos combustíveis divulgada na sexta (6) pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis). Na semana passada, o litro do combustível foi vendido, em média no país, a R$ 3,384, praticamente estável em relação aos R$ 3,389 por litro verificados pela agência na semana anterior. O valor é R$ 0,211 inferior ao verificado antes da greve dos caminhoneiros e R$ 0,404 menor do que o vigente na primeira semana de paralisação.

 
08/07 - 09:48


A decisão ainda não foi tomada, mas a cúpula do DEM se movimenta para viabilizar uma aliança com o presidenciável Ciro Gomes (PDT). Segundo a Coluna Painel, dirigentes do partido presidido nacionalmente pelo prefeito de Salvador, ACM Neto, avaliam que a adesão de uma sigla liberal a uma candidatura mais próxima à esquerda precisaria incluir concessões de parte a parte bem delineadas.

 
08/07 - 09:13


Geoffrey Robertson, advogado do ex-presidente Lula na ONU, e Valeska Teixeira Martins, que integra a defesa do petista no Brasil, vão representar o ex-presidente do Equador Rafael Correa. Na última terça-feira (3), a Justiça equatoriana decretou a prisão preventiva dele. Portunhol Correa é acusado de ter ordenado o sequestro do ex-deputado Fernando Balda, em 2012, na Colômbia. Os advogados estão na Bélgica, onde o político mora há mais de um ano. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, eles defenderão a tese de que, assim como Lula, ele é vítima de lawfare — uso de instrumentos jurídicos para fins de perseguição política. O pedido de prisão foi expedido porque Correa não cumpriu a determinação de se apresentar quinzenalmente a uma corte do Equador. Ele chegou a pedir autorização para marcar presença no consulado equatoriano em Bruxelas.

 
07/07 - 09:16


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai lançar uma linha pré-aprovada de crédito para médias e grandes empresas investirem na compra de máquinas e equipamentos. “É como um cheque especial que vamos deixar disponível para as empresas”, diz o presidente do banco de fomento, Dyogo Oliveira. Em entrevista ao Estadão/Broadcast, Oliveira afirma que esse modelo de oferta de crédito será uma marca do projeto de transformação estratégica da instituição que inclui 12 projetos que serão implementados até o final para mudar todos os procedimentos da análise do crédito e produtos oferecidos pelo banco.

 
07/07 - 09:06


Preso na Operação Registro Espúrio, o superintendente do Ministério do Trabalho no Rio de Janeiro, Adriano José Lima Bernardo, disse em áudio obtido pela Polícia Federal que um processo de registro sindical em curso na pasta o faria “ganhar na loteria”. A informação consta em documentos da investigação, obtidos pelo jornal Folha de S. Paulo. Aliado da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), Lima foi um dos alvos de mandados de prisão temporária na quinta-feira (5), durante ação que resultou também no afastamento do ministro do Trabalho, Helton Yomura. Para os investigadores, os áudios do superintendente indicam que ele se valia da proximidade com a congressista para submeter demandas a outros servidores da pasta e, com isso, receber propinas de entidades beneficiadas com fraudes em processos.

 
07/05/2019 | 15:37:07
Contrato ViaBahia

(Por Fernanda Dourado)

As denúncias contra a Via Bahia - concessionária responsável pela concessão das BRs 324 e 116 - sempre foram recorrentes na Assembleia Legislativa da Bahia. São 680 quilômetros de rodovias administrados pela empresa, mas parece que extensão é apenas na quilometragem, no tamanho do contrato que totaliza 180 páginas (o documento com o anexo), e, também na duração da concessão de 25 anos. O contrato foi assinado no dia 03/09/2009 e vai até 19/10/2034.

07/05/2019 | 15:36:02
Condenao

( Por Fernanda Dourado) 

Em 2018, a concessionária foi condenada após determinação da Justiça Federal a duplicar os subtrechos 15 e 20 da BR-116, a partir do km-735, que vai do sudoeste baiano até a divisa com Minas Gerais. Além disso, a empresa também foi condenada a pagar R$ 5 milhões por danos morais e coletivos por conta do atraso na entrega das obras, que deveria ter sido realizada em setembro do ano passado. Ainda de acordo com a decisão, a concessionária tinha até 6 meses para apresentar os projetos e licenciamentos de execução das obras à Agência.

07/05/2019 | 15:34:50
Pedgio foram construdos rapidamente

(Por Fernanda Dourado)  

Em entrevista ao Bahia Repórter, o deputado estadual Tiago Correa - presidente da Comissão de Direito do Consumidor na Casa - afirmou que uma reunião conjunta entre o Colegiado que preside e o da Infraestrutura, comandado pelo deputado estadual Pedro Tavares, receberá nesta terça-feira, (07), às 9 h, o Diretor Presidente da Concessionária, José Bartolomeu, - para questionar a respeito dos atrasos, dentre outros assuntos referentes ao contrato. “Foi dado um ano para a duplicação da BR-116, de Vitória da Conquista até a divisa com Minas Gerais, mas sequer foram apresentados os estudos. Já passaram seis meses! São diversos itens que não estão sendo cumpridos: a duplicação, as vias acessórias, as passarelas, o entorno. Mas as praças de pedágios ficaram prontas rapidinho”, ironizou o deputado estadual Tiago Correia em entrevista ao Bahia Repórter. Outro ponto que o deputado estadual, Tiago Correa, destacou é que um dos tipos de obras de ampliação está condicionado ao volume de tráfego: quando determinado trecho da rodovia atingisse um número estipulado de tráfego diário de veículos, a concessionária teria a obrigação de ampliá-lo. É o caso dos trechos 15 a 20 da BR-116, que totalizam 199 quilômetros de extensão. “Desde 2011 alcançaram o tráfego de 6.500 veículos diários, mas a ampliação não veio e a população sofre com isso”, afirmou o legislador. De acordo com as cláusulas de contrato, a Viabahia começaria as obras, divididas em cinco etapas, a partir de setembro de 2013. A quinta e última etapa deveria ser concluída em setembro de 2017, contudo a obra não foi iniciada.


O Bahia Repórter entrou em contato com a Via Bahia, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

07/05/2019 | 15:29:16
Governo Federal

 (Por Fernanda Dourado) 

 Em 2009, a União concedeu à Viabahia a exploração das rodovias federais BR-116 (entre Feira de Santana e a divisa da Bahia com Minas Gerais) e BR-324 (entre Salvador e Feira de Santana). Em contrapartida, a concessionária tinha a obrigação de executar obras de recuperação, manutenção, conservação e ampliação da capacidade das rodovias, com a remuneração proveniente do pedágio.

07/05/2019 | 15:26:05
Ministrio dos Transportes

(Por Fernanda Dourado) 

Em 2013, o senador Walter Pinheiro (PT/BA), pediu providências ao ministro dos Transportes, César Borges. Na época, o ministro informou que foi aberto processo contra a concessionária que poderia levar à caducidade do contrato. Preço pedágio - A Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia decidiu questionar judicialmente o novo reajuste nas tarifas dos pedágios das rodovias BR-324, no trecho que liga Salvador a Feira de Santana, e BR-116, no trecho que vai de Feira à divisa com Minas Gerais.

07/05/2019 | 15:22:12
Pedgio
(Por Fernanda Dourado) Pedgio - Em 2018, as tarifas dos pedgios da BR-324 e 116 foram reajustadas pela concessionria ViaBahia - que administra as rodovias. Na poca, o aumento foi de cerca de 15%, segundo a empresa. O aumento foi autorizado pela Agncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em publicao no Dirio Oficial da Unio. Para os automveis, a tarifa subiu de R$ 4,50 para R$ 5,10 na BR-116 e de R$ 2,50 para R$ 2,90 na BR-324. Os valores do pedgio levam em considerao a variao do ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) no perodo, com vista recomposio tarifria. A tarifa gera recursos para a operao das rodovias e, consequentemente, melhorias para os usurios, diz empresa.
07/05/2019 | 15:22:12
Pedgio

(Por Fernanda Dourado)

 Pedágio - Em 2018, as tarifas dos pedágios da BR-324 e 116 foram reajustadas pela concessionária ViaBahia - que administra as rodovias. Na época, o aumento foi de cerca de 15%, segundo a empresa. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em publicação no Diário Oficial da União. Para os automóveis, a tarifa subiu de R$ 4,50 para R$ 5,10 na BR-116 e de R$ 2,50 para R$ 2,90 na BR-324. Os valores do pedágio levam em consideração a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período, com vista à recomposição tarifária. A tarifa gera recursos para a operação das rodovias e, consequentemente, melhorias para os usuários, diz empresa.

26/04/2019 | 10:44:22
Confiana do comrcio fica estvel em abril, diz FGV

 

 

O Índice de Confiança do Comércio, da Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou estável em abril deste ano, em 96,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 2,3 pontos, segunda queda seguida. Em abril, a confiança caiu em nove dos 13 segmentos pesquisados pela FGV. O Índice de Situação Atual, que avalia a percepção dos empresários do comércio sobre o momento presente, subiu 3,3 pontos, para 92,3 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários no futuro, recuou 3,2 pontos, ao passar para 101,4 pontos, menor valor desde outubro de 2018 (97,6 pontos). De acordo com o pesquisador da FGV, Rodolpho Tobler, o cenário ainda é de recuperação, mas “esta tende a ser gradual, sob influência dos altos níveis de incerteza e da baixa confiança do consumidor”.

Antnio Conselheiro