Seja bem vindo! Salvador, 27 de Maio de 2019
   

Mario Sergio Cortella Preste ATENO em quem discorda de voc

Ser feliz sem motivo a mais autntica forma de felicidade.
"Carlos Drummond de Andrade"





10/05/2019
Elza Loiola
Por favor faa reportagens sobre os bairros de Salvador
10/05/2019
Carinha Franca
Tomara que continue assim na Bahia. De um lado DEM do outro PT. Salvador sempre ganha desse jeito.
10/05/2019
Mari Magalhes
Votei em Bolsonaro e me arrependi.
10/05/2019
Carla Pereira
Ser que o VLT vai sair?
09/05/2019
Maria da Silva
Sou de Irec. Estou achano o governo de Elmo pssimo.
Len arma para Gabriel flagrar atitude suspeita de Sampaio

Gabriel (Bruno Gagliasso) tomou um chá que o deixou completamente em transe.

Como matemtico inventou h mais de 150 anos a frmula das buscas no Google

Cada vez que você faz uma busca simples no Google ou em qualquer outro buscador informático, entre os mecanismos de programação que permitem encontrar o que procura há princípios de lógica que foram concebidos há mais de 150 anos. 

 
 
26/04 - 08:56


O Valor lembra que Olavo de Carvalho foi contratado pela Odebrecht. Ele próprio descreveu o trabalho:
Nos anos 90, contratado pela Odebrecht para escrever um relatório sobre as CPIs onde o PT cortava as cabeças de todos os seus adversários e brilhava como “partido da moralidade”, aconselhei aos diretores da empresa que combatessem de maneira frontal e corajosa aqueles que a difamavam.

 
26/04 - 08:50


O Globo informa que agências de publicidade contratadas pelo governo federal foram informadas de que, a partir de agora, terão de submeter todas as peças à análise prévia da Secom, comandada pelo ministro da Secretaria de Governo, general Santos Cruz. A determinação ocorre depois da suspensão de uma propaganda do Banco do Brasil estrelada por atores e atrizes negros, outros tatuados, além de homens usando anéis e cabelos compridos.

 
26/04 - 08:47


O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), deve apresentar o relatório final da Medida Provisória 870/2019 no próximo dia 7. O senador expôs ao presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira, 25, as dificuldades que estariam no caminho do governo. Apesar de estar otimista com a aprovação das mudanças – ele prevê ter 15 dos 14 votos necessários para a aprovação na comissão mista – Bezerra alertou para a necessidade de “perder alguns anéis para não perder dedos” importantes do planejamento traçado pelo Palácio do Planalto.

 
26/04 - 08:43


Durante a convenção estadual do DEM, realizada nesta quinta-feira (25), o presidente nacional do partido e prefeito de Salvador, ACM Neto, afirmou que setores da política e da imprensa estão dando muita relevância às críticas do vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, ao vice-presidente Hamilton Mourão. Neto salientou que é preciso “ouvir o presidente e dar menos importância ao que Carlos fala”.

 
26/04 - 08:41


O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), proibiu nesta quinta-feira, 25, que jornalistas acompanhem uma entrevista que será concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dois órgãos de imprensa, na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde o petista está preso e condenado desde abril de 2018, alvo da Operação Lava Jato.

 
25/04 - 08:27


Os governadores do PSDB participaram das indicações do partido para a Comissão Especial da reforma da Previdência, junto com a bancada na Câmara. De acordo com a Coluna do Estadão, os titulares escolhidos foram Samuel Moreira (SP), Beto Pereira (MS) e Daniel Trzeciak (RS), dos Estados governados por João Doria, Reinaldo Azambuja e Eduardo Leite, respectivamente. Além do canal direto com os meandros do colegiado, o trio tucano mantém poder de pressão para que outras demandas dos Estados não sejam deixadas de lado por Rodrigo Maia e Jair Bolsonaro. Com seus três votos na Comissão Especial (quase 10%), os tucanos podem negociar para que outras pautas andem também. Entre os projetos prioritários, estão a Lei Kandir, Fundeb e a securitização da dívida pública.

 
25/04 - 08:01


Rodrigo Maia contrariou líderes do Centrão e marcou para as 11h de hoje a sessão de instalação da comissão especial da reforma da Previdência. Lideranças partidárias queriam iniciar os trabalhos somente na semana do dia 7 de maio, mas o presidente da Câmara quer bater logo o martelo em relação ao presidente e o relator do colegiado.

 
25/04 - 07:54


O fogo amigo continua alto no Palácio do Planalto. Embora o presidente Jair Bolsonaro peça mais sintonia e menos ruído na equipe, nos bastidores ele também critica o vice Hamilton Mourão. Pouco antes de a nova ofensiva contra Mourão vir à tona, o próprio presidente fez reparos à atuação do general, durante um voo de Brasília para o Rio, em conversa com senadores e um deputado.

 
24/04 - 14:37

 Um líder de partido do Centrão reclamou nesta semana do fato de a imprensa continuar chamando o Centrão de Centrão.
“A gente querendo ajudar este governo atrapalhado e vocês sacaneando a gente. O governo não tem articulação, o partido do presidente é cheio de gente despreparada. A gente está tentando ajudar o Brasil”, disse ele a jornalistas.

 
24/04 - 14:33


 O Governo do Estado irá convocar 333 novos servidores aprovados no concurso público para a rede estadual de ensino. Serão chamados 314 professores e 19 coordenadores pedagógicos. Esta é a segunda convocação do certame, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (26). O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa na tarde desta quarta-feira (24), durante transmissão do programa Papo Correria, ao vivo nas redes sociais.
 
Os convocados devem entregar a documentação exigida nos locais e período indicados no edital de convocação. O concurso recebeu mais de 103 mil inscritos, divididos em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), situados em Salvador e em outros 26 municípios do estado. A classificação é separada por cargo, pelo tipo de disciplina e pelo local (NTE).

 
24/04 - 13:37

 A ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou um novo recurso do ex-deputado federal Luiz Caetano (PT) e manteve o indeferimento do registro de candidatura do petista, que tentou a reeleição no ano passado. Em decisão monocrática, a ministra confirmou decisão da Corte que, por unanimidade, ratificou a inelegibilidade do ex-prefeito de Camaçari, em dezembro de 2018. Caetano recorreu da decisão alegando suposta ofensa ao artigo 5º da Constituição. Contudo, Rosa Weber afirma que “o recorrente não aponta em que se fundamentou a ofensa” ao texto constitucional e, ao negar o pedido, diz que a argumentação de Caetano é deficiente. “A sua pretensão esbarra, portanto, no óbice da Súmula nº 284/STF: ‘É inadmissível o recurso extraordinário, quando a deficiência na sua fundamentação não permitir a exata compreensão da controvérsia'”, escreveu a presidente do TSE. Este foi o último recurso de Caetano no TSE. Agora, cabe ao petista recorrer no Supremo Tribunal Federal (STF).

 
24/04 - 13:26

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), lança nesta quinta-feira (25), às 11h, na Praça Municipal, o projeto Sempre na Comunidade. A iniciativa visa realizar diariamente 300 cadastros no programa Bolsa Família nas principais comunidades de Salvador. O Sempre na Comunidade, que será lançado pelo prefeito ACM Neto, faz parte do conjunto de projetos, ações e inaugurações em comemoração aos 470 anos da capital baiana.
 
24/04 - 13:14

Três diretores do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, pediram exoneração nesta quarta-feira, 24. O comunicado foi apresentado à pasta pelo presidente-substituto do órgão, Régis Pinto de Lima, e pelos outros dois diretores Luiz Felipe de Luca e Gabriel Henrique Lui. A saída da cúpula ocorre em meio a uma crise instalada na área ambiental do governo Bolsonaro. Nesta terça, 23, conforme revelou o Estado, o ministro Ricardo Salles mandou exonerar Fernando Weber, que chefiava o Parque Nacional Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul. O dirigente também era vinculado ao ICMBio. Questionado sobre as razões que levaram à demissão de Weber, Salles disse apenas que “cargo de confiança é prerrogativa do Executivo escolher”.
 
24/04 - 13:13

 A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a ação popular na qual o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14.ª Vara do Distrito Federal, concedeu liminar que abriu brecha para que psicólogos oferecessem terapia de reversão sexual, conhecida como ‘cura gay’, tratamento proibido pelo Conselho Federal de Psicologia desde 1999. A decisão de Cármen foi tomada no dia 9 de abril e publicada no Diário de Justiça nesta quarta-feira, 24. Em setembro de 2017, o juiz acolheu um pedido da psicóloga Rozangela Alves. Segundo ela e outros psicólogos que apoiam a prática, a Resolução do Conselho Federal de Psicologia restringia a liberdade científica. A Resolução 001/1999, do Conselho Federal de Psicologia, estabelece que ‘os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados’.

 
24/04 - 13:12

Os treze municípios que integram a Região Metropolitana de Salvador (RMS) estarão debatendo temas importantes, prioritários e comuns durante a realização do Seminário Metropolitano de Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana e Inovação, confirmado para o próximo dia 29 de abril (segunda-feira), no Cine Teatro de Lauro de Freitas (Praça da Matriz-Centro), com início às 8h. Segundo o curador técnico do METROURBI, Mauro Cardim, “a RMS concentra mais de 70% do PIB de toda a Bahia, mas com particularidades próprias e desafios que ainda precisam ser superados, principalmente quando o tema é a logística de escoamento da produção regional e da mobilidade urbana. Sou defensor da ideia continuada pelas soluções integradas e de uma agenda de trabalho permanente, suprapartidária e sobretudo técnica entre os gestores públicos da região”.
 
24/04 - 13:11

O aumento do desemprego formal em março é, segundo técnicos do governo, uma postergação das demissões que costumam ocorrer no mês de fevereiro. De acordo com o secretário de Trabalho da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, trata-se de um “movimento natural da sazonalidade”, em função das contratações de fim de ano. “Ao que parece, os empresários seguraram mais os trabalhadores, até pelo carnaval, que foi no mês de março”, disse. Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados hoje (24) apontam que o mercado formal de trabalho apresentou um saldo negativo de 43.196 empregos com carteira assinada em março de 2019. O saldo é resultante de um total de 1.216.177 admissões e de 1.304.373 demissões no período.
 
24/04 - 13:08

 A segurança no interior do estado foi reforçada com 127 novos veículos. Na manhã desta quarta-feira (24), o governador Rui Costa entregou as chaves de 91 viaturas para a Secretaria de Segurança Pública (SSP), que serão distribuídas entre as bases comunitárias de segurança e unidades operacionais, na capital e interior. Já a Secretária de Administração Penitenciária (Seap) recebeu 24 veículos de transporte e 12 ambulâncias para atender unidades prisionais. O evento de entrega ocorreu na sede da SSP, em Salvador. “Eu me orgulho de estar fazendo um dos maiores investimentos do Brasil na área de segurança pública. O Governo continua empenhado para reforçar a infraestrutura da segurança na Bahia, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais e outros servidores envolvidos na área. Essas ações estão refletindo positivamente nos indicadores e resultados do estado”, ressaltou o governador Rui Costa. A entrega faz parte do 1° lote de renovação de contrato de locação de novas viaturas que engloba a renovação de 301 veículos, num valor de mais de R$ 31 milhões para 30 meses. “O Governo tem investido na renovação, tanto da frota quanto de equipamentos, e na promoção de nossos policiais e servidores, o que tem refletido na melhora de nossos indicadores”, afirmou o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão.

 
24/04 - 09:46


Produtores da Bahia devem vacinar os rebanhos de bois e búfalos contra a febre aftosa. A 1ª etapa começa no dia 1° de maio. O período vai até o dia 31 de maio. Nesta fase, os animais devem ser imunizados em qualquer idade. O produtor também deve declarar todo o rebanho à Adab [Agência de Defesa Agropecuária da Bahia].

 
24/04 - 09:43


Relator do pacote anticrime do ministro da Justiça, Sergio Moro, o senador Marcos do Val (PPS-ES) disse à reportagem que investigações da Polícia Federal apontam indícios de participação da facção criminosa PCC nas ameaças de morte que ele e sua família têm recebido. O parlamentar esteve na semana passada na PF, em Brasília, para saber das investigações a respeito das ameaças que sofreu. Segundo ele, a informação do delegado responsável pelo caso é que há indicativo de envolvimento da facção.

 
24/04 - 09:40


O doleiro Alberto Youssef, emblemático personagem e segundo delator da Operação Lava Jato – antes dele, Paulo Roberto Costa, ex-Petrobrás-, informou à Justiça que tem ‘estudado o mercado financeiro’, está ‘cuidando da saúde’ e concluindo seu livro. O relato faz parte de uma obrigação do doleiro com a Justiça. A ‘prestação de contas’ é apresentada bimestralmente.

 
24/04 - 09:33


Depois de 62 dias do envio da reforma da Previdência, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara deu o sinal verde para a proposta do governo, que segue agora para análise de mérito na comissão especial. A admissibilidade foi aprovada por 48 votos a 18. A aprovação foi sucedida de comemoração dos governistas e vaias da oposição.

 
23/04 - 07:41


Os advogados de Lula pedem à Quinta Turma do STJ que os ministros anulem a condenação do presidiário no processo do triplex, porque Sergio Moro teria sido parcial como juiz.Também dizem que a condenação foi baseada apenas no depoimento de Leo Pinheiro, da OAS e, por isso, Lula deve ser absolvido.

 
23/04 - 07:33


Apesar de o governo alardear R$ 1 trilhão de economia com a reforma da Previdência, cálculos preliminares do Instituto Financeiro Independente do Senado (IFI) estimam que a proposta de Paulo Guedes, no melhor dos mundos para o ministro (sem alterações significativas do Congresso), trará um alento de R$ 972 bilhões em 10 anos, de acordo com a Coluna do Estadão.

 
23/04 - 07:29


Na véspera da votação da PEC da reforma da Previdência, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) afirmou nesta segunda, 22, pelo Twitter, que o novo regime previdenciário, caso aprovado, será uma garantia de que as aposentadorias serão pagas e de que o dinheiro não será destinado a outras áreas por “presidentes hipócritas”. Ele defende a separação entre a Previdência e o que considera “assistência social”. No sistema atual da Previdência, conhecido como modelo de repartição, os trabalhadores ativos pagam a aposentadoria de quem desfruta do benefício. No sistema de capitalização, a ideia é que o trabalhador contribua para sua própria aposentadoria futura — daí o nome capitalização individual. As informações são do BR18, blog de política do Estadão.

 
23/04 - 07:26


O taxista de confiança do publicitário André Augusto Vieira, acusado de ser operador do ex-presidente da Petrobrás Aldemir Bendine, aparece na planilha da transportadora de valores usada pela Odebrecht como recebedor de supostos pagamentos de R$ 3,5 milhões da empreiteira não revelados à Justiça. Marcelo Marques Casimiro foi apontado como portador da propina de R$ 3 milhões que resultou na condenação de Bendine a 11 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro em março do ano passado.

 
«« Primera | Anterior | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | Proxima | Última »»
07/05/2019 | 15:37:07
Contrato ViaBahia

(Por Fernanda Dourado)

As denúncias contra a Via Bahia - concessionária responsável pela concessão das BRs 324 e 116 - sempre foram recorrentes na Assembleia Legislativa da Bahia. São 680 quilômetros de rodovias administrados pela empresa, mas parece que extensão é apenas na quilometragem, no tamanho do contrato que totaliza 180 páginas (o documento com o anexo), e, também na duração da concessão de 25 anos. O contrato foi assinado no dia 03/09/2009 e vai até 19/10/2034.

07/05/2019 | 15:36:02
Condenao

( Por Fernanda Dourado) 

Em 2018, a concessionária foi condenada após determinação da Justiça Federal a duplicar os subtrechos 15 e 20 da BR-116, a partir do km-735, que vai do sudoeste baiano até a divisa com Minas Gerais. Além disso, a empresa também foi condenada a pagar R$ 5 milhões por danos morais e coletivos por conta do atraso na entrega das obras, que deveria ter sido realizada em setembro do ano passado. Ainda de acordo com a decisão, a concessionária tinha até 6 meses para apresentar os projetos e licenciamentos de execução das obras à Agência.

07/05/2019 | 15:34:50
Pedgio foram construdos rapidamente

(Por Fernanda Dourado)  

Em entrevista ao Bahia Repórter, o deputado estadual Tiago Correa - presidente da Comissão de Direito do Consumidor na Casa - afirmou que uma reunião conjunta entre o Colegiado que preside e o da Infraestrutura, comandado pelo deputado estadual Pedro Tavares, receberá nesta terça-feira, (07), às 9 h, o Diretor Presidente da Concessionária, José Bartolomeu, - para questionar a respeito dos atrasos, dentre outros assuntos referentes ao contrato. “Foi dado um ano para a duplicação da BR-116, de Vitória da Conquista até a divisa com Minas Gerais, mas sequer foram apresentados os estudos. Já passaram seis meses! São diversos itens que não estão sendo cumpridos: a duplicação, as vias acessórias, as passarelas, o entorno. Mas as praças de pedágios ficaram prontas rapidinho”, ironizou o deputado estadual Tiago Correia em entrevista ao Bahia Repórter. Outro ponto que o deputado estadual, Tiago Correa, destacou é que um dos tipos de obras de ampliação está condicionado ao volume de tráfego: quando determinado trecho da rodovia atingisse um número estipulado de tráfego diário de veículos, a concessionária teria a obrigação de ampliá-lo. É o caso dos trechos 15 a 20 da BR-116, que totalizam 199 quilômetros de extensão. “Desde 2011 alcançaram o tráfego de 6.500 veículos diários, mas a ampliação não veio e a população sofre com isso”, afirmou o legislador. De acordo com as cláusulas de contrato, a Viabahia começaria as obras, divididas em cinco etapas, a partir de setembro de 2013. A quinta e última etapa deveria ser concluída em setembro de 2017, contudo a obra não foi iniciada.


O Bahia Repórter entrou em contato com a Via Bahia, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria.

07/05/2019 | 15:29:16
Governo Federal

 (Por Fernanda Dourado) 

 Em 2009, a União concedeu à Viabahia a exploração das rodovias federais BR-116 (entre Feira de Santana e a divisa da Bahia com Minas Gerais) e BR-324 (entre Salvador e Feira de Santana). Em contrapartida, a concessionária tinha a obrigação de executar obras de recuperação, manutenção, conservação e ampliação da capacidade das rodovias, com a remuneração proveniente do pedágio.

07/05/2019 | 15:26:05
Ministrio dos Transportes

(Por Fernanda Dourado) 

Em 2013, o senador Walter Pinheiro (PT/BA), pediu providências ao ministro dos Transportes, César Borges. Na época, o ministro informou que foi aberto processo contra a concessionária que poderia levar à caducidade do contrato. Preço pedágio - A Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia decidiu questionar judicialmente o novo reajuste nas tarifas dos pedágios das rodovias BR-324, no trecho que liga Salvador a Feira de Santana, e BR-116, no trecho que vai de Feira à divisa com Minas Gerais.

07/05/2019 | 15:22:12
Pedgio
(Por Fernanda Dourado) Pedgio - Em 2018, as tarifas dos pedgios da BR-324 e 116 foram reajustadas pela concessionria ViaBahia - que administra as rodovias. Na poca, o aumento foi de cerca de 15%, segundo a empresa. O aumento foi autorizado pela Agncia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em publicao no Dirio Oficial da Unio. Para os automveis, a tarifa subiu de R$ 4,50 para R$ 5,10 na BR-116 e de R$ 2,50 para R$ 2,90 na BR-324. Os valores do pedgio levam em considerao a variao do ndice Nacional de Preos ao Consumidor Amplo (IPCA) no perodo, com vista recomposio tarifria. A tarifa gera recursos para a operao das rodovias e, consequentemente, melhorias para os usurios, diz empresa.
07/05/2019 | 15:22:12
Pedgio

(Por Fernanda Dourado)

 Pedágio - Em 2018, as tarifas dos pedágios da BR-324 e 116 foram reajustadas pela concessionária ViaBahia - que administra as rodovias. Na época, o aumento foi de cerca de 15%, segundo a empresa. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em publicação no Diário Oficial da União. Para os automóveis, a tarifa subiu de R$ 4,50 para R$ 5,10 na BR-116 e de R$ 2,50 para R$ 2,90 na BR-324. Os valores do pedágio levam em consideração a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período, com vista à recomposição tarifária. A tarifa gera recursos para a operação das rodovias e, consequentemente, melhorias para os usuários, diz empresa.

26/04/2019 | 10:44:22
Confiana do comrcio fica estvel em abril, diz FGV

 

 

O Índice de Confiança do Comércio, da Fundação Getulio Vargas (FGV), ficou estável em abril deste ano, em 96,8 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Em médias móveis trimestrais, o indicador recuou 2,3 pontos, segunda queda seguida. Em abril, a confiança caiu em nove dos 13 segmentos pesquisados pela FGV. O Índice de Situação Atual, que avalia a percepção dos empresários do comércio sobre o momento presente, subiu 3,3 pontos, para 92,3 pontos. O Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários no futuro, recuou 3,2 pontos, ao passar para 101,4 pontos, menor valor desde outubro de 2018 (97,6 pontos). De acordo com o pesquisador da FGV, Rodolpho Tobler, o cenário ainda é de recuperação, mas “esta tende a ser gradual, sob influência dos altos níveis de incerteza e da baixa confiança do consumidor”.

Antnio Conselheiro