Bahia Repórter | A notícia em primeira mão
Seja bem vindo! Salvador, 25 de Agosto de 2019
   

Mario Sergio Cortella Preste ATENO em quem discorda de voc

A poltica quase to excitante como a guerra e no menos perigosa. Na guerra a pessoa s pode ser morta uma vez, mas na poltica diversas vezes.
Winston Churchill





10/05/2019
Elza Loiola
Por favor faa reportagens sobre os bairros de Salvador
10/05/2019
Carinha Franca
Tomara que continue assim na Bahia. De um lado DEM do outro PT. Salvador sempre ganha desse jeito.
10/05/2019
Mari Magalhes
Votei em Bolsonaro e me arrependi.
10/05/2019
Carla Pereira
Ser que o VLT vai sair?
09/05/2019
Maria da Silva
Sou de Irec. Estou achano o governo de Elmo pssimo.
A Dona do Pedao: Maria da Paz d tapo em Amadeu e o acusa de tentar mat-la...

A Maria da Paz (Juliana Paes) sofrerá dois atentados em A Dona do Pedaço e escapará da morte. Josiane (Agatha Moreira), então, aproveitará para colocar na cabeça da mãe que Amadeu (Marcos Palmeira) está por trás das tentativas de ...

Como matemtico inventou h mais de 150 anos a frmula das buscas no Google

Cada vez que você faz uma busca simples no Google ou em qualquer outro buscador informático, entre os mecanismos de programação que permitem encontrar o que procura há princípios de lógica que foram concebidos há mais de 150 anos. 

 
 
19/04 - 12:09

 O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), voltou a comentar a desistência do prefeito ACM Neto (DEM) em não disputar o Governo do Estado e afirmou que o democrata deve medo. “Ele desistiu porque não queria tomar um cacete. Ele foi criado em playground, não está acostumado com a vida. Não tem projeto coletivo, ele quer poder”, disse Zé Neto em entrevista à Rádio Metrópole FM na manhã desta quinta-feira (19).

 
 
19/04 - 12:02


O jurista e vereador Edvaldo Brito (PSD) foi homenageado ontem à noite durante as comemorações dos 50 anos de criação do Instituto de Organização Neurológica da Bahia (ION), localizado no bairro de Ondina. Brito recebeu o título de Sócio Honorário pelos serviços prestados à entidade que atende atualmente 620 crianças e adolescentes com deficiência intelectual ou múltiplas deficiências.
 
19/04 - 12:02

Em forte mensagem durante as comemorações do Dia do Exército, o comandante da Força, general Eduardo Villas Bôas, disse que “não podemos ficar indiferentes aos mais de 60 mil homicídios por ano à banalização da corrupção, à impunidade, e à insegurança ligada ao crescimento do crime organizado e à ideologização dos problemas nacionais”. Segundo o general “são essas as reais ameaças à nossa democracia”.Em seguida, o general Villa Bôas lembrou que “nas eleições que se aproximam caberá à população definir, de forma livre, legítima, transparente e incontestável a vontade nacional” e pediu que “definido o resultado da disputa unamo-nos como nação”.Em sua fala, feita em cerimônia ao lado do presidente Michel Temer e representantes dos três Poderes, o comandante fez questão de se queixar do orçamento apertado e baixos salários. “Nossa Força caminha em meio a dificuldades e desafios, entre os quais estão um orçamento aquém dos imperativos de suas missões e a defasagem salarial de seus soldados em relação às demais carreiras de Estado, obstáculos que não desviam os militares do propósito de estar, exclusivamente, dedicados e prontos para defender a Pátria”. E emendou: “e a nossa Pátria precisa ser defendida!”O comandante citou as inúmeras missões dadas ao Exército e afirmou que “a caminhada não tem sido fácil e registra, como agora, diversos momentos de crise, que exigem da sociedade sacrifício, entendimento e coesão”. Destacou também que “o Exército de hoje renova diariamente seu compromisso de defender, desde sempre, a soberania e a liberdade”. Lembrou ainda as ações em Roraima, de acolhimento aos venezuelanos e de intervenção Federal, no Rio de Janeiro, ou na garantia da lei e da ordem, onde se fizer necessário.O general fez questão também de exaltar os elevados índices de credibilidade que a Força tem junto à população, salientando que “o Exército não tem servidão maior do que à Pátria”.

 
18/04 - 14:30

Os consumidores que efetivaram empréstimo junto ao banco ou qualquer outra instituição financeira – e acreditam que pagam juros muito altos – podem contar com o auxílio da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) para conferir se a taxa cobrada é abusiva. O órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), presta atendimento também nos casos de cobranças de cartão de crédito e planos de saúde. A Codecon faz os cálculos para o consumidor, sem cobrar nada pelo serviço. Com a ação, é possível saber se a instituição financeira está seguindo a média de taxa de juros praticada no mercado ou se está fazendo cobranças abusivas. De janeiro a março deste ano, o órgão já processou 1.550 cálculos, além de prestar 631 orientações financeiras. No ano passado, 6.504 cálculos foram feitos e 2.471 orientações foram registradas. O prazo para que o cálculo fique pronto é de até 15 dias.
 
18/04 - 14:29

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga na tarde desta quarta-feira, 18, a partir das 14h, em sessão plenária, o habeas corpus do deputado afastado Paulo Maluf (PP-SP). O ex-prefeito de São Paulo espera o referendo do colegiado sobre a decisão do ministro Dias Toffoli que autorizou sua transferência do Complexo Penitenciário da Papuda para prisão domiciliar, em 28 de março. O habeas corpus é o segundo item da pauta desta tarde. O primeiro é a análise de um recurso da defesa de Maluf contra decisão do ministro Edson Fachin, que, em dezembro do ano passado, negou os embargos infringentes na ação penal que condenou Maluf por crime de lavagem de dinheiro.Na mesma decisão, Fachin determinou que o deputado começasse a cumprir a pena em regime fechado de sete anos, nove meses e dez dias a que foi condenado. Como foi um ministro do STF quem decidiu a ida de Maluf à cadeia, e outro da mesma Corte que permitiu sua saída, o caso deverá fazer o plenário discutir se é possível que pessoas entrem com habeas corpus contra decisão de ministros da própria Corte. A jurisprudência atual da Corte não autoriza esse movimento. Em sua decisão do mês passado, Dias Toffoli destacou que o deputado passava “por graves problemas relacionados à sua saúde no cárcere, em face de inúmeras e graves patologias que o afligem”. O ministro divergiu do colega, relator da ação penal que condenou Maluf, e que já havia negado embargos infringentes apresentados pela defesa do parlamentar. Segundo os advogados de Maluf, Fachin não poderia negar sozinho os embargos e executar o início da execução de pena sem abrir espaço para manifestação do Ministério Público e da defesa. Desse modo, outro debate que pode ser levantado é o do cabimento dos embargos infringentes no processo. Se a Corte entender que cabe pedido de habeas corpus contra decisão de ministro, abrirá espaço para questionamentos a atos de Fachin, relator da Lava Jato no STF. Em 2016, o plenário do Supremo discutiu a questão e decidiu – por seis votos a cinco – que não era possível apresentar habeas corpus no STF contra decisão individual de integrante da Corte. O ministro que deve decidir o caso é Alexandre de Moraes. Ele tem seguido o entendimento de que não cabe HC contra monocrática. Ele tomou posse no STF depois da votação de 2016, que teve placar apertado. As duas ações envolvendo Maluf estavam previstas para serem julgadas na última quarta-feira, 11. Mas com o extenso julgamento do habeas corpus do ex-ministro Antonio Palocci, que teve pedido de liberdade negado, o caso de Maluf foi adiado para esta semana. A decisão foi da presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, que considerou que não haveria tempo de concluir o julgamento na sessão da última quinta-feira, 12.
 
18/04 - 13:07

O Restaurante Popular Cuidar, administrado pela Prefeitura em São Tomé de Paripe, é mais conhecido por oferecer alimentação de qualidade e com preço baixo. No entanto, o local também transforma-se em sala de aula para que pessoas da comunidade, entorno e do Acolhimento Institucional de Itapuã participem de cursos de culinária. A ação possibilita a geração de trabalho e, consequentemente, o aumento da renda familiar, proporcionando a autonomia financeira e elevação da autoestima dos participantes.A turma composta por 48 pessoas recebe aulas quinzenalmente de cursos com os mais variados temas. Um deles abordou as boas práticas na cozinha, higiene pessoal e do ambiente, manipulação e armazenamento de alimentos. Em outra capacitação, os alunos aprenderam a fazer sequilhos doces e salgados. Um outro curso ensinou a fabricação de uma guloseima que tem se tornado cada vez mais popular: trufas. O doce, que tem como base o chocolate, tem rendido frutos para a auxiliar de vendas Atila Blater. Aos 30 anos, mãe de três crianças e atualmente desempregada, ela conta que, depois de fazer o Curso de Trufas, passou a fazer os doces e receber encomendas, o que despertou nela a vontade de empreender e poder melhorar a vida da família. “Sempre existe uma luz no fim do túnel”, ressalta Atila.Responsável pelas aulas, a chefe de cozinha Perla Macieira tem 15 anos de experiência. Ela começou vendendo pizzas tipo brotinho de porta em porta. A atividade foi crescendo e, hoje, é dona de um bufê. Nesta quinzena, os segredos da receita da pizza e o “pulo do gato” para as vendas estão sendo ensinados pela professora.”Quero retribuir tudo que alcancei ajudando as pessoas a superarem as dificuldades através do trabalho, dando oportunidade para que comecem os próprios negócios”, diz Perla. Um exemplo é o microempreendimento Formiguinha de Tabuleiro, que tem à frente uma de suas ex-alunas, Tatiana Santos, que ministrou o Curso de Trufas junto com a chefe.
 
18/04 - 07:35


O PPS não tem pressa para definir seu caminho na eleição para o governo do estado deste ano. Assim como a maior parte da base aliada do prefeito ACM Neto, a legenda ainda está iniciando suas conversas para saber se vai apoiar o pré-candidato lançado pelo DEM, José Ronaldo, ou pelo PSDB, João Gualberto. Segundo o presidente do diretório do PPS na Bahia, vereador Joceval Rodrigues, o partido, até o momento, teve apenas "um primeiro contato" com o democrata. "Estou conversando. Só tive conversas com Zé Ronaldo", comentou Joceval em entrevista ao Bahia Notícias nesta terça-feira (17). Questionado se o primeiro contato com o ex-prefeito de Feira de Santana significa que o PPS tende a apoiá-lo, Joceval afastou a hipótese. "É muito precipitado dizer isso porque ainda não reuni a base", argumentou. O vereador disse ainda que o momento no partido é de pensar nos candidatos a deputado estadual e federal. "A gente está muito focado em organizar a base", ressaltou. O PHS, outro partido da base de ACM Neto, ainda não iniciou as conversas com os pré-candidatos e também não definiu seu rumo para a eleição. Segundo o presidente estadual do partido, Júnior Muniz, a única definição da sigla é o desejo de fazer parte de uma chapa com outras legendas de menor porte para a eleição proporcional, para deputados estaduais e federais. "Estou aberto a conversar. Minha prioridade é conversar com Zé Ronaldo e com Gualberto", afirmou ao BN.
 

 
18/04 - 07:31


O governador da Bahia, Rui Costa (PT), concedeu a medalha Cruz de Bravura da Polícia Militar da Bahia a Françual Manuel Santos, que morreu após uma troca de tiros, durante uma operação policial, em um trecho da BR-101, na cidade de Eunápolis, no extremo sul da Bahia. Conforme publicação no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (18), o chefe do Executivo baiano ainda premiou com honraria do mérito policial a diversos ex e atuais secretários estaduais. Como Cássio Ramos Peixoto (Infraestrutura Hídrica e Saneamento), Geraldo Reis (Meio Ambiente), Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Rural), Jusmari Oliveira (que estava na pasta de Desenvolvimento Urbano), Vitor Bonfim (que estava na Seagri), Bruno Dauster (chefe da Casa Civil), Arany Santana (Cultura), além de diversas autoridades.
 

 
18/04 - 07:27


O ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto decidiu promover novo encontro entre os pré-candidatos a presidente Joaquim Barbosa (PSB) e Marina Silva (Rede) para tentar viabilizar um entendimento, de acordo com o jornal Folha de S. Paulo. A dificuldade é que, em encontros anteriores, nenhum dos dois concordou em ser vice do outro. Os dois têm razões para acreditar que devem estar na cabeça de chapa. Marina tem 15% nas pesquisas enquanto Barbosa chega a 10%. Ele, no entanto, incorpora o “novo”. E conta com estrutura partidária mais sólida do que a dela.
 

 
17/04 - 11:50

 Em Ipecaetá, Rui autoriza recuperação de 13 quilômetros da BA-120 e obras de calçamento

Os 13 quilômetros da BA-120 que ligam os municípios de Santo Estevão e Ipecaetá, no centro norte baiano, serão completamente recuperados. As máquinas já estão na pista e o governador Rui Costa, em visita a Ipecaetá, nesta terça-feira (17), assinou a ordem de serviço que autoriza o início da obra. Com um investimento de R$ 4,27 milhões, as intervenções beneficiarão 80.500 habitantes da região. Na cidade, também foi autorizado o convênio entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e a prefeitura, para calçamento do povoado de Serrote, no valor de R$ 600 mil.”Viemos para honrar um compromisso que eu assumi com nossos deputados, com a prefeita [Sueder Silva] e com a cidade, de recuperar essa estrada. Viemos dar início à realização desse desejo da população de ter um acesso de boa qualidade, com segurança e conforto. Vamos concluir esse trecho em 8, 9 meses, e quando viermos inaugurar, começa o novo trecho até Cavunge (povoado)”, explicou Rui, que, na oportunidade, também fez a entrega de dois veículos, que atenderão as secretarias municipais de Ação Social e de Educação.A prefeita Sueder lembrou das dificuldades enfrentadas durante o tempo em que a população esperou pela obra e agradeceu o investimento. “Esses 13 quilômetros representam muito para Ipecaetá. Representa mais saúde, educação, desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a prefeita.
 
16/04 - 20:06

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi definido como relator da denúncia contra o deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSL à Presidência, acusado de racismo pela Procuradoria-geral da República (PGR) na semana passada. O ministro é membro da Primeira Turma da Corte, que deverá analisar a denúncia, junto de Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Ainda não há previsão para a acusação ser julgada. A procuradoria denuncia o pré-candidato de racismo contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. De acordo com a PGR, em uma palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em abril de 2017, Jair, em pouco mais de uma hora de discurso, “usou expressões de cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais”. Na peça, a procuradora-geral, Raquel Dodge, avalia a conduta de Bolsonaro como “ilícita, inaceitável e severamente reprovável”. “A conduta do denunciado atingiu bem jurídico constitucionalmente protegido e que transcende a violação dos direitos constitucionais específicos dos grupos diretamente atingidos com a suas manifestações de incitação ao ódio e à discriminação para revelar violação a interesse difuso de toda sociedade, constitucionalmente protegido”. Leia no Estadão.

 
16/04 - 14:09

O programa Diálogo Brasil sobre as moedas virtuais, que seria apresentado hoje (16), foi adiado. O tema será tratado nos próximos episódios. Em virtude da semana em que se comemora o Dia do Índio, o programa desta segunda-feira será sobre a resistência indígena no país, com as participações do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas, e o assessor jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Luiz Eloy Terena.
 
 
16/04 - 14:07

 A principal linha de investigação da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Gomes envolve milícias, de acordo com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. A declaração foi realizada durante entrevista ao jornal da CBN nesta segunda-feira (16).“Eles partem de um grande conjunto de possibilidades e vão afunilando pouco a pouco. Estão, praticamente, com uma ou duas pistas fechadas. Eu diria que, hoje, apenas uma delas e os investigadores têm caminhado bastante adiante. Essa hipótese mais provável é a atuação de milícias no Rio de Janeiro”, declarou Jungman. Na tarde desta segunda, a família da vereadora irá encontrar com o chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, para saber o andamento das investigações. O assassinato completou um mês no último sábado (14).

 
16/04 - 13:56

 A ocupação do triplex do edifício Solaris, atribuído ao ex-presidente Lula, condenado e preso na Operação Lava Jato, trouxe tensão e medo aos moradores do condomínio na manhã desta segunda-feira, 16. É o que afirma a moradora Renata Simões, que vive em um dos apartamentos no local. Renata conta que por volta das 8h30, cerca de 40 manifestantes invadiram o prédio quebrando um dos portões na hora que saía para trabalhar. Ela afirma que viu repórteres e manifestantes adentrando o prédio arrombando o portão da garagem e pulando as grades de proteção do edifício. “Tirei foto de todos eles e estou indo para a delegacia denunciar. Estou com medo dentro da minha própria casa. Eles não estão no apartamento do Lula, eles invadiram um condomínio que é de várias pessoas. Têm de sair daqui algemados”, declarou Renata enquanto deixava o prédio acompanhada pela Polícia com destino à delegacia. A ocupação do triplex foi uma forma de manifesto do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Movimento o Povo Sem Medo e do PSOL. De acordo com um dos coordenadores do MTST Josué Rocha, a ação foi pacífica e planejada, mas ele não comentou como foi feita a entrada dos manifestantes no condomínio.

 
16/04 - 13:53

O programa Diálogo Brasil sobre as moedas virtuais, que seria apresentado hoje (16), foi adiado. O tema será tratado nos próximos episódios. Em virtude da semana em que se comemora o Dia do Índio, o programa desta segunda-feira será sobre a resistência indígena no país, com as participações do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Franklimberg Ribeiro de Freitas, e o assessor jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Luiz Eloy Terena.
 
16/04 - 13:36

O Instituto Brasil frica (IBRAF) traz ao Brasil, pela primeira vez, a exposio Mandela: de Prisioneiro a Presidente. A mostra vai ter uma temporada de cinco meses no pas e marca as comemoraes do centenrio do lder sul-africano. As cidades confirmadas para receber a exposio, at o momento, so Fortaleza e Salvador.

O percurso nacional tem incio na capital cearense em junho. A mostra chega Salvador em outubro e fica at novembro, enriquecendo a programao das celebraes pelo Dia da Conscincia Negra.
O diretor do Museu do Apartheid, Christopher Till, visita a capital baiana na prxima tera-feira (17) para vistoriar e eleger o equipamento que sediar a exposio. A visita comea s 9:30 no Palacete das Artes e segue para o Museu de Arte da Bahia. O Presidente do Instituto Brasil frica, Joo Bosco Monte, tambm participa da visita.
A exposio
A mostra traa o percurso da vida de Mandela desde o incio do ativismo contra o regime racista do governo sul-africano, passando pelos 28 anos de priso, pela vitria no Prmio Nobel da Paz, at a eleio como primeiro presidente negro da frica do Sul. Entre as peas esto fotos e vdeos produzidos por diversos artistas. Vai ser montada tambm uma rplica da cela da Ilha de Robben, onde o lder sul-africano ficou 18 anos preso.
A mostra tem curadoria do Museu do Apartheid, em Joanesburgo, na frica do Sul, e foi idealizada em 2008. J passou por Frana, Sucia, Estados Unidos, Equador, Argentina, Peru e Luxemburgo e foi vista por mais de um milho de pessoas.
 
16/04 - 13:30

Após o Novo Núcleo de Cirurgiões Pediátricos da Bahia Sociedade Simples desistir de assinar contrato com o estado, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) vai recrutar profissionais em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os anúncios nestes estados serão feitos hoje pelo governo.O Novo Núcleo, empresa que congrega a quase totalidade dos médicos dessa especialidade no estado, venceu o processo licitatório que amplia o atendimento de urgência e emergência aos pacientes que necessitam de cirurgia pediátrica e neonatal.Mesmo com salários superiores a R$34 mil, os cirurgiões pediátricos da Bahia desistiram de assinar a licitação. Até uma solução definitiva para o imbróglio, o Hospital Martagão Gesteira dará apoio aos casos de urgência e emergência, segundo a Sesab.
 
16/04 - 13:29

O Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma ação civil pública contra o governo fluminense por supostas ilegalidades decorrentes de uso dos royalties de petróleo. Segundo o MPRJ, foram detectadas várias condutas irregulares e questionáveis na captação de recursos domésticos e internacionais por meio da securitização dessas receitas provenientes da exploração de petróleo e gás no estado.O MPRJ acredita que esses procedimentos do governo fluminense tenham resultado em danos ao Fundo Único de Previdência Social do Estado (RioPrevidência) e no Tesouro Estadual, como um todo.Entre as irregularidades que teriam sido cometidas pelo governo fluminense está, segundo o MPRJ, a falta de transparência com que essas operações são realizadas e as divergências em relação aos números apresentados para o cálculo de sua economicidade.De acordo com a ação civil pública ajuizada pelo MPRJ na última sexta-feira (13), a gestão fiscal do estado agiu de forma irresponsável e contribuiu para “a atual falência do estado”.“Sob o argumento de captar receitas extraordinárias para o orçamento de 2018, o governo prejudicará o orçamento dos próximos 12 anos, pagando juros ao mercado e 15% de imposto à União, além de ficar exposto à variação do câmbio. Não custa lembrar que foi exatamente em razão das captações realizadas em 2013 e 2014, que estamos sangrando o orçamento de 2018 em mais de R$ 4 bilhões de reais”, informa o MPRJ na ação civil.O MPRJ requer, em caráter de urgência, que o estado do Rio pare de fazer operações dessa natureza até que sejam apresentados dados financeiros e orçamentários que descrevam os custos efetivos de todas operações já realizadas.Por meio de nota, o governo do estado informou que, não tem, até o momento, conhecimento sobre a ação civil pública. “É importante esclarecer que a operação de securitização consta do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), ao qual o governo do Estado assinou a adesão em setembro de 2017. A operação procura trazer liquidez para esse momento de superação da crise financeira do estado, como aconteceu com a operação de empréstimo que realizada em outubro de 2017, também prevista no RRF”, diz a nota.
 
Agência Brasil
 
16/04 - 13:23

 Procurador-geral da Nação do Peru, Pablo Sánchez Velarde, diz abertamente ter sofrido críticas e acusações de grupos políticos depois de o Ministério Público levar para cadeia um ex-presidente peruano, agir para o pedido de prisão de outro ex-ocupante do Palácio do Governo e ainda investigar dois outros ex-chefes do Executivo. “Eles sabem que nós vamos investigá-los.””Temos um grupo de 30 procuradores e estamos indo muito bem na investigação vinculada à Lava Jato. Não se sente a pressão política, mas há forte opinião contra nosso trabalho no mundo político. Dizem que estamos investigando mal e fazendo perseguição”, disse o procurador ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado.O trabalho dos procuradores, liderado por Sánchez Velarde, gerou impacto político nunca visto no Peru. A investigação que envolve a maior empreiteira brasileira já levou para a cadeia o ex-presidente Ollanta Humala acusado de receber US$ 3 milhões de caixa dois da Odebrecht. Há, ainda, pedido de prisão para Alejandro Toledo que teria ficado com outros US$ 20 milhões pela construção da rodovia Interoceânica, que liga o Brasil ao Peru, mas está foragido nos Estados Unidos.Outros dois ex-presidentes – Alan García e Pedro Pablo Kuczynski – são investigados, sendo que o último renunciou no mês passado em meio à apuração das autoridades de que ele teria recebido dinheiro da Odebrecht quando ainda era ministro de Toledo, entre 2005 e 2006.

 
15/04 - 14:57


Dois motoristas de uma empresa que ficou famosa por supostamente ter sido usada por alvos da Lava Jato para entregas de dinheiro em espécie relataram à Polícia Federal o transporte de valores em grande volume para o apartamento de um assessor do senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PP-PI).

 
15/04 - 14:45


Entre todos os deputados federais da Bahia, 13 deles estão com pontuação negativa no Ranking dos Políticos. O pior é Luiz Caetano (PT) na 505º posição. Do pior para o “menos pior”, a ordem segue com Afonso Florence (PT), em 490º; Waldenor Pereira (PT), em 489º; Daniel Almeida (PCdoB), em 487º; Valmir Assunção (PT), em 481º, Jorge Solla (PT), em 471º; Bacelar (Pode), em 468º; Alice Portugal, em 454º; Davidson Magalhães (PCdoB), em 438º; Félix Mendonça  Júnior (PDT), em 410º; Bebeto (PSB), em 409º; Irmão Lázaro (PSC), em 406º; e Nelson Pelegrino (PT), em 404º. Segundo informações do Correio, o ranking avalia as posições de acordo com presença, gastos com cota parlamentar, número de processos judiciais a que responde, atividade legislativa, formação universitária e filiação partidária. Na outra ponta, estão os deputados João Gualberto (PSDB), em 29º, José Rocha (PR), em 75º e Jutahy Júnior (PSDB), em 85º nas melhores posições entre os baianos. No Senado, Otto Alencar (PSD) ocupa a 21ª posição geral, Roberto Muniz (PP), a 50º, e a senadora Lídice da Mata (PSB) fica em posição negativa, no 74º lugar.
 

 
15/04 - 14:37


A prisão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi considerada justa por 54% dos eleitores consultados na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada no início da madrugada deste domingo. Em contrapartida, 40% dos entrevistados pelo instituto acharam a detenção do petista injusta. Outros 6% não opinaram.Apesar da maioria considerar justa a prisão de Lula, os eleitores estão divididos com relação ao petista disputar ou não as eleições presidenciais de outubro deste ano. De acordo com a mostra, 50% avaliam que o ex-presidente deveria ser vetado de participar da corrida presidencial e 48% acham que não deveria haver impedimento. A diferença está dentro da margem de erro, que é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.Pela mostra, os que consideraram justa a prisão do petista são, em sua maioria, homens, com maior taxa de escolaridade, maior média de salário e morador das regiões Sudeste, Sul ou Centro-Oeste. A porcentagem chega a 71% entre os mais escolarizados. Já os que acham a prisão injusta são mais pobres, das regiões Norte e Nordeste e, entre os menos escolarizados, o índice chega a 51%. A nova pesquisa Datafolha, que foi feita entre quarta, 11, e sexta-feira, 13, teve como base 4.194 entrevistas em 227 municípios. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob número BR-08510/2018.

 
15/04 - 14:34


A embaixadora dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas, Nikki Haley, afirmou neste domingo (15) que o país imporá mais sanções econômicas contra a Rússia. O motivo é o apoio de Moscou ao presidente sírio, Bashar al-Assad, e ao aparente uso de armas químicas. Haley disse que o secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, anunciará nesta segunda-feira as sanções, que afetarão companhias que "lidam com equipamento relacionado a Assad e o uso de quaisquer armas químicas". Em entrevista à rede CBS, Haley afirmou que a Rússia precisa sofrer as consequências por proteger o regime de Assad. Ela lembrou que os russos vetaram seis resoluções do Conselho de Segurança da ONU sobre armas químicas. Haley disse ainda que o fato de que Assad usava armas químicas como algo "mais normal e que a Rússia encobre isso, tudo isso precisa parar". Ativistas da oposição síria e equipes de resgate afirmam que um ataque químico na cidade de Douma, perto da capital síria, matou mais de 40 pessoas em 7 de abril. O regime sírio nega que tenha ocorrido um ataque químico. Fonte: Associated Press.

 
15/04 - 14:30


O número de acidentes com escorpiões na Bahia subiu 50,6% em dois anos. Ao todo, de 2015 a 2017 as notificações saíram de 10.136 para 15.265. Conforme o A Tarde, somente nos três primeiros meses de 2018, foram registrados 3.241 casos, ou seja, já são 20% de todas as picadas de escorpião ocorridas no ano passado. Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Centro Antiveneno (Ciave) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Em Salvador, o número de picadas desses aracnídeos subiu 25% no primeiro trimestre deste ano. Foram registrados oito acidentes, ante seis episódios em 2017. O levantamento é do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde. O mesmo CCZ apontou que as aparições de escorpiões no primeiro trimestre deste ano foi de 22, ante 18 ocorridos no mesmo período em 2017, aumento de 22%. Em todo o ano passado, o CCZ contabilizou 138 notificações da presença de escorpiões em Salvador, uma redução de 48% ante 289 episódios de 2016.
 

 
14/04 - 17:54


Em um cenário de eleições sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre 31% e 34% dos eleitores do Nordeste declaram que votariam nulo. Esse resultado é o maior de todas as regiões do país, de acordo com a última pesquisa Datafolha. O levantamento ouviu 4.194 brasileiros, espalhados em 227 municípios do Brasil. Assim, segundo informações do blog Painel, o índice de 66% dos eleitores que afirma votar no candidato indicado por Lula deve aumentar a pressão sobre o PT, a fim de que o partido lance um Plano B para as eleições. Nesse sentido, há sugestões para que o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), seja lançado a algum cargo para seguir em campanha pelo Brasil e, futuramente, substituir o ex-presidente na disputa.
 

 
09/06/2019 | 07:11:32
Eleies 2020: DEM j montou estratgia

(Por Fernanda Dourado) 

O presidente do PT não quis falar sobre o planejamento da ala, mas  o presidente estadual do DEM na Bahia, deputado federal, Paulo Azi, afirmou ao BR que o objetivo é lançar o maior número possível. Contudo, ponderou usando as mesmas palavras do petista: “Ainda é cedo para fazer uma projeção”, mas acrescentou: “teremos atenção especial aos 50 maiores (munícpios)”, afirmou. 

 

09/06/2019 | 07:10:15
MDB diz que quatro vereadores de Salvador podem ingressar na legenda

( Por Fernanda Dourado)

  O presidente estadual do MDB, Alex Freitas, mais conhecido como Futuca, também foi procurado pelo BR para saber se a ala lançará candidato em Salvador. “Nós estamos trabalhando para isso”, afirmou o medebista. Questionado quem seria o possível candidato, Futuca preferiu não revelar nomes, mas diz conversar com quatro vereadores de Salvador – que estão interessados em ingressar na legenda. O BR quis saber os nomes e quais seriam os partidos (oposição ou situação). Futuca respondeu, “as duas opçoes”. Questionado se já conversou com o possível candidato do prefeito ACM Neto, o vice-prefeito Bruno Reis, ele disse que já tiveram diversas conversas, mas não há aliança firmada.

 

09/06/2019 | 07:08:51
Lcio Vieira Lima diz que MDB dar ateno ao interior

 (Por Fernanda Dourado)

 Quando o  BR entrou em contato com Futuca, presidente do MDB, o ex-deputado federal, Lúcio Vieira Lima, estava ao lado do comandate do partido, o BR também quis ouvi-lo sobre a atual conjuntura política. De acordo, ele “como os partidos estão mais preocupados em lançar candidatos na capital baiana, o MDB – que ainda trabalha um nome para Salvador- dará uma atenção maior aos municípios do interior do estado. “Enquanto todos estão precoupados com Salvador, daremos atenção ao interior do estado. Nosso fundo eleitoral será para representantes do interior da Bahia”, afiançou.  

 

09/06/2019 | 07:07:14
Oposicionista diz que a campanhado DEM para 2022 j comeou

 (Por Fernanda Dourado)

 

Engana-se que a campanha começou apenas às eleições municipais. Em conversa informal com um oposicionista ao governo do estado, ele afirmou que a candidatura para o governador do do atual prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto,  já está sendo estruturada.

 

09/06/2019 | 07:05:17
Hilton critica estratgia do governo e diz que seu nome est a disposio em Salvador

 (Por Fernanda Dourado)

 

Em entrevista ao Bahia Repórter, o deputado estadual Hilton, que já foi candidato a prefeito de Salvador e jamais cairá no esquecimento do eleitor pelo seu jingle que não sai de nossa cabeça - disse que o nome dele está à disposição para a disputa Palácio Tomé de Souza, mas que depende do decisão da ala e dos partidos aliados ( PCB, UP e PSTU). Ainda segundo o legislador - que é oposição de esquerda, a estratégia do governo de lançar vários nomes mostra, segundo ele, a ausência de um projeto que unifique todos os candidatos. 

 

09/06/2019 | 07:03:45
Irec: Antes capital do feijo, agora passou a ser intitulada de cornos e cornos pelo prprio gestor

 (Por Fernanda Dourado)

 

Depois de convidar os “cornos e cornas” durante o lançamento da grade do São João de Irecê, o prefeito do município, Elmo Vaz, mais uma vez - virou meme. Um vídeo que viralizou na internet mostra as imagens do clipe oficial do São João, mas com montagens  inseridas no vídeo e com a edição da voz do chefe  dedutivo municipal com convite dele à população que se denomina “cornos e cornas”. A letra inicia com o jargão “aí que tudo” e segue : “ Vai ter um dia um dia só para os chifrudos” - referindo- se ao convite do prefeito para o show de Amado Batista - que será uma das atrações do São João. O clipe de apenas um minuto e 14 segundos consegue prender a atenção do internauta pela letra, melodia, ritmo, e, claro, pela montagem de Elmo dançando ao ritmo musical -que nos faz lembrar a famosa banda de Calypson. Sem dúvida, o gestor municipal - que está muito desgastado politicamente - não tem feito sucesso na sua administração municipal pela escassez de serviços prestado ao município, mas tem feito sucesso na internet pelos memes com suas declarações desastrosas. Irecê - que é conhecida nacionalmente como capital do feijão - sempre teve a festa junina destacada no calendário nacional - mas o convite feito à população era muito respeitoso. 

 

09/06/2019 | 07:00:51
Eleies 2020: Sou candidato natural da oposio, afirma ex-prefeito de Lapo

(Por Fernanda Dourado) O ex-prefeito de Lapão, Hermenilson Carvalho - que está em processo de filiação ao DEM - é a possível aposta da ala a gestão municipal. O Bahia Repórter entrou em contato com o futuro demista para confirmar a sua pré-candidatura. “Sou candidato natural da oposição. Mas dentro do grupo temos outros nomes”, afirmou o ex-gestor - que tem como característica a cautela política. Hermenilson foi vencido pelo atual prefeito Ricardo Rodrigues ( PSD) por 920 votos, mas adianta que além de ser o possível candidato da oposição, além de contar com as antigas alianças, segundo ele,  já tem novos aliados que antes faziam parte do grupo governista. “Já temos o apoio de vários partidos que sempre estiveram conosco e agora, também, do grupo do ex-prefeito Bráulio”, ressaltou. E o embate político não será mais entre Hermenilson e Ricardo Rodrigues - já que o atual prefeito não poderá ser candidato por administrar pela segunda vez consecutiva a prefeitura, mas segundo informações colocará seu vice, Márcio, para pleitear a vaga. Ou seja, a disputa será entre DEM e PCdoB. 

07/05/2019 | 15:37:07
Contrato ViaBahia

(Por Fernanda Dourado)

As denúncias contra a Via Bahia - concessionária responsável pela concessão das BRs 324 e 116 - sempre foram recorrentes na Assembleia Legislativa da Bahia. São 680 quilômetros de rodovias administrados pela empresa, mas parece que extensão é apenas na quilometragem, no tamanho do contrato que totaliza 180 páginas (o documento com o anexo), e, também na duração da concessão de 25 anos. O contrato foi assinado no dia 03/09/2009 e vai até 19/10/2034.

Antnio Conselheiro