Conecte-se Conosco

Política

“70% das escolas públicas de Salvador são bancadas pelo governo do estado. A prefeitura de Salvador não cumpre com as obrigações”, alfineta Bira Corôa

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

(Por Fernanda Dourado) 

Em entrevista ao Bahia Repórter, o deputado estadual do PT, Bira Corôa, rebateu as críticas que tem sido feitos ao governo do estado pelo ex-prefeito de Salvador e futuro secretário-geral do União Brasil, ACM Neto e, também, pela oposição. O democrata – candidato ao governo da Bahia – tem apontado, em estatísticas, problemas na gestão do estado em relação a segurança pública – que, segundo ele, ocupa o primeiro lugar em homicídios no Brasil – e na educação pública – que, de acordo com o ainda democrata,tem a pior nota do IDEB – Índice de Desenvolvimento de Educação Básica. 

Segurança pública 

O legislador petista rebate os dados.  Segundo Bira,  o governo da Bahia não faz maquiagem nas informações da segurança pública. “A gente não faz como na época do avô dele( ACM). Não usamos maquiagem. Antes uma chacina era contada como um fato. Morriam 10 pessoas, mas contava como uma.Não se colocava nas estatísticas também quem foi ferido e morreu depois. Mas hoje esta nas estatísticas”, afirmou Bira ao acrescentar que é Bahia é o estado que mais investe em segurança pública. 

Educação municipal 

Sobre ascríticas a educação estadual, Bira diz que ACM Neto não cumpriu o dever de casa – quando era prefeito da primeira capital do Brasil. “Ele não tem coragem de assumir que não cumpriu com as obrigações. 70% das escolas públicas de Salvador não são bancadas pelo município, mas, sim, pelo estado. E isso tem que ser corrigido”, afirmou ao BR Bira Côroa.

Justificava 

O petista justificou que o estado não quis desassistir Salvador. “O município não assume e o estado vai segurando. Várias escolas estaduais que deveriam ser escolas de ensino fundamental ou segundo grau – estão com ensino fundamental( fundamental 1 ou fundamental 2) – que é a formação inicial e ginasial antigo. É muito cômodo: falar da casa do outro – quando sou hóspede desta casa ou me utilizo diariamente benefícios desta casa”, alfinetou ainda enfatizar que ACM Neto tem tido posições irresponsáveis e inconsequentes ao fazer oposição. “Eu já foi oposição, mas fiz de forma responsável”, afirmou.

Política

Empresas responsáveis pelas obras do VLT de Salvador serão divulgadas nesta terça; saiba valores

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Após idas e vindas desde o rompimento do contrato entre o Governo da Bahia e o consórcio Skyrail Bahia em outubro do ano passado, o martelo acerca de quais empresas ficarão responsáveis pelas obras dos três lotes que compreendem o VLT de Salvador será finalmente batido pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB) nesta terça-feira (23). A informação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) publicado na última sexta-feira (19).

Continue lendo

Política

Oficial de registro de imóveis no oeste da Bahia é demitido novamente devido a fraudes; servidor está desligado há 22 anos

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu aplicar nova pena de demissão a um servidor que atuava como oficial de registro de imóveis no oeste do estado. Francisco das Chagas Vaz Eufrásio era titular do cartório na comarca de Riachão das Neves e foi condenado por fraudar registros de matrículas de duas fazendas. 

Apesar da demissão, publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (22), o oficial já foi demitido dos quadros do poder judiciário desde o ano de 2002, segundo relatório da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI). A nova decisão cumpre acórdão proferido pelo Conselho da Magistratura em junho de 2023. 

Continue lendo

Política

OR/Odebrecht oferece 31 unidades ao estado da Bahia em processo que discute área de condomínio em Patamares; entenda

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A OR Empreendimento, novo nome Odebrecht, vem encarando um grande “cabo de guerra” com o Governo da Bahia, por conta de um empreendimento. O Parque Tropical, localizado em Pituaçu, entregue em 2015, tem sido alvo de uma ação proposta pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), através da procuradora Bárbara Camardelli. 

O processo de 2022 busca o reconhecimento da propriedade e a “restituição definitiva da área edificada, com incorporação das acessões nele construídas, determinando a desocupação do imóvel detido injustamente, bem como o pagamento de todos os prejuízos causados ao Estado da Bahia, pela ocupação irregular do imóvel durante esses anos”. 

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com