Conecte-se Conosco

Política

“ACM Neto é um político inteligente, mas a fusão DEM-PSL não foi inteligente”, diz Fabrício ao afirmar que na Bahia a disputa será entre os candidatos do PT e de Bolsonaro

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


(Por Fernanda Dourado) 

A fusão do DEM com o PSL é um dos assuntos mais comentados no meio político. Em entrevista exclusiva ao Bahia Repórter, o deputado estadual do PCdoB, Fabrício Falcão, afirmou que obviamente admite que o ainda  presidente nacional do DEM e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, é um político inteligente, mas fez algumas críticas pontuais em relação a decisão do democrata de unir o DEM e o PSL – antigo partido do presidente da república Jair Bolsonaro. “ACM Neto é um político  inteligente, mas a fusão DEM-PSL não foi inteligente. O DEM sempre foi grande na Bahia e nacionalmente. Em 2014, o PSL conseguiu eleger apenas um deputado federal”, afiançou Fabrício ao lembrar que o partido era nanico antes de Bolsonaro. 

PSL antes de Bolsonaro 

O Bahia Repórter fez um levantamento sobre a  história do PSL.  Antes de Bolsonaro o PSL havia disputado com somente um nome em eleições para o cargo máximo de um estado. Em 2018, com a onda bolsonarista, lançou 13 candidatos a governador e 10 candidatos a vice-governador. De 680 candidatos a qualquer cargo nas eleições de 2014, a legenda lançou 1.454 nomes. Em 2018, Bolsonaro venceu as eleições presidenciais no segundo turno. Impulsionado por sua popularidade, o PSL elegeu três governadores e conseguiu 52 deputados federais e quatro senadores. 

Após Bolsonaro: PSL saiu de nanico a expressivo  

Ao Bahia Repórter, o deputado ainda lembrou que o avanço repentino do minúsculo PSL na época foi ocasionado pela onda bolsonarista. “O PSL se tornou uma máquina partidária, imensa, gigante – quando Bolsonaro entrou e se elegeu presidente da república. O voto em Bolsonaro elegeu uma bancada gigantesca de deputados estaduais e federais. Quando Bolsonaro sai do PSL, ele vai levar todos os deputados federais e estaduais do PSL e Bolsonaristas. Vão para onde o rei for. Os bolsonaristas vão debandar. Você (Fernanda Dourado) publicou no Bahia Repórter uma entrevista de um deputado federal, do PSL, Coronel Tadeu, e ele afirmou que deixará a legenda. Eles não vão ficar neste partido novo. Achar que vai manter deputados é acreditar em papai Noel! O PSL não acrescenta nada ao DEM”, afirmou Fabrício em uma análise política. 

2022: Polarização na Bahia 

O Bahia Repórter questionou ao parlamentar – que está em seu terceiro mandato consecutivo – qual  análise política que ele faz sobre a disputa ao governo da Bahia em 2022. Segundo o legislador, a polarização não será apenas nacional, mas, sim, estadual. O parlamentar diz não acreditar na polarização entre o ex-governador da Bahia e senador da república, Jaques Wagner, e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. A polarização, segundo ele, será entre os candidatos do PT e de Bolsonaro. 

2022: Candidato do PT contra o de Bolsonaro 

“Na Bahia, não será a polarização entre Wagner e Neto. Algumas pessoas podem achar que estou falando besteira. Mas aqui na Bahia será a polarização nacional. O PT de Lula contra o partido de Bolsonaro. Ou seja, o candidato ao governo de Lula (Wagner) contra quem Bolsonaro apoiar”, afirmou o legislador. Fabrício ainda acrescentou que tem amigos Bolsonaristas e eles dizem que “vão apoiar o candidato que tiver no santinho com Bolsonaro. Se for ACM Neto aí será Wagner contra Neto. A Bahia será um Ba x Vi”, conclui Fabrício Falcão, deputado estadual pelo PCdoB. 

Política

Bahia chega a 21 mortes por dengue em 2024

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A Bahia chegou a 21 mortes por dengue em 2024. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Saúde do estado da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (26). O óbito foi registrado na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O município é o que possui a maior quantidade de casos prováveis, junto com Salvador e Feira de Santana. 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, informou que 272 municípios estão em estado de epidemia e outras 34 cidades estão em risco e sete em estado de alerta.

Continue lendo

Política

Dias D’Avila: PT cede legenda para ex-prefeita e retira do páreo pré-candidata escolhida pela ala em março; Decisão causa rebuliço na legenda e município

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O PT de Dias D’avila não está unido internamente. A expectativa, de militantes, era que a ala cumprisse o que foi acordado no dia 12 de março, onde o presidente do partido, Éden Valares, escolheu como pré-candidata,  Rose Requião.

Mas a petista, segundo informações de bastidores, foi surpreendida com a nova decisão do partido que a preteriu para apoiar, a ex-prefeita, Jussara Márcia do Nascimento, para disputar o cargo de prefeita. 

A decisão do PT, obviamente, não agradou a Rose Requião – que ainda segundo os burburinhos, trabalhou de forma árdua na campanha do governador Jerônimo. 

Nos bastidores, ainda dizem que o discurso do PT  de renovar o quadro político não está valendo no município – já que mesmo com às declarações de renovações petistas, a legenda preferiu trazer uma pré-candidata afastada do partido. 

Um petista, em reserva confidenciou, que o clima dentro do partido é de indignação e revolta – já que eles esperavam que a escolha do dia 12 não seria cancelada. 

“E governador, Jerônimo,  sempre disse que ele daria prioridade para quem comeu poeira com ele”, lamentou uma fonte petista. 

Continue lendo

Política

Lula: “Tenho um compromisso de fazer este país voltar a crescer economicamente”

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o compromisso do Governo Federal com a expansão da economia brasileira, focando na reindustrialização e na sustentabilidade, nesta terça-feira, 27 de fevereiro, em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, no programa “É Notícia”, da RedeTV!.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com