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Após saída de João Roma, Ronaldo Bento assume Ministério da Cidadania

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Após João Roma (PL) ter a exoneração publicada no Diário Oficial da União (DOU), o Ministério da Cidadania já tem novo comandante. Conforme já havia sido divulgado, o baiano Ronaldo Vieira Bento assumiu a pasta nesta quinta-feira (31), em Brasília. Ele estava à frente da secretária de Assuntos Estratégicos do Ministério da Cidadania.

A chegada de Bento foi divulgada no último domingo (27), pelo próprio João Roma. “O nome do meu substituto será o Ronaldo Vieira Bento”, disse Roma à época. Questionado se a escolha tinha sido validado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), disse: “Óbvio, os ministérios são definidos pelo presidente da República” .

De acordo com Roma, Bolsonaro insistiu em um caráter bem técnico nessas sucessões. “Tanto que todos os ministros em saída serão substituídos por pessoas que já estavam na estrutura. Importante dar sequência a um trabalho importante e que triplicou os recursos de transferência de renda do Brasil”, continuou.

Pré-candidato ao governo da Bahia, a despedida de Roma da Esplanada dos Ministérios acontece alguns dias após a saída dele da legenda que integrou durante os úlimos anos, o Republicanos. O político enfrentava resistência da executiva do partido no estado.

O CURRÍCULO DO MINISTRO
Ronaldo Vieira Bento é mestre em Direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, com especialização em Estudo de Política e Estratégia pela Universidade do Estado da Bahia, em Direito Público pela Estácio de Sá e em Ouvidoria Pública pela OEI-CGU. Também é bacharel em Administração pela Universidade Católica de Salvador (Ucsal).

Desde 2005 é servidor público de carreira do Executivo Federal, atuando como Membro titular do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção – CTPCC do Governo Federal; Auditor ISPS-Code; ex-presidente do Fórum Nacional de Ouvidores de Segurança Pública do Brasil – FNOSP; Presidente da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos e Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação junto ao MJSP dentre outras funções.

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Turismo na Bahia registra crescimento acima da média nacional em 2024, aponta IBGE

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Dados da Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que a Bahia teve um aumento de 8,4% no volume de atividade turística em 2024, em comparação com o ano anterior. O crescimento superou a média nacional, que foi de 3,5%, e posicionou o estado como o terceiro melhor desempenho no país e o primeiro na região Nordeste.

O Banco do Nordeste (BNB) também registrou um aumento significativo nos investimentos direcionados ao turismo baiano. Em 2024, foram aplicados R$ 890 milhões no setor, mais que o dobro do valor investido em 2023. Segundo o superintendente estadual do BNB na Bahia, Pedro Lima Neto, os recursos são voltados para a geração de empregos, ampliação de serviços relacionados ao turismo e aumento da capacidade de hospedagem. “O turismo movimenta toda a economia do nosso estado, não somente com os empregos que são gerados diretamente por hotéis e restaurantes, mas por toda a economia circular envolvida. Nossa expectativa é manter essa crescente de investimentos no setor”, afirma.

A Bahia também se destacou como principal destino internacional do Nordeste, segundo dados da Embratur, Polícia Federal e Ministério do Turismo. Em 2024, o estado recebeu mais de 140,7 mil turistas estrangeiros, um aumento de 52,8% em relação ao ano anterior.

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Ele cansou de trabalhar em telecom. Agora, faz mais de R$ 1 mi com franquia de serviços automotivos

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O desejo de empreender sempre esteve nas veias de Villon Souza. Matemático por formação, ele fez longa carreira no mercado de telecomunicações, de estagiário a especialista, passando por áreas como antifraude, garantia de receita, comercial, compras e logística. Mas uma hora cansou da burocracia das grandes empresas. 

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O Brasil pode exportar peças para veículos? Essa é a aposta da Bosch após vender R$ 9,8 bilhões aqui

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A indústria automobilística tem motivos para comemorar no Brasil. Após anos desacreditada em função do alto custo de produção, e da preferência das montadoras pela Argentina e México como bases para a América Latina, o Brasil viu uma onda de investimentos.

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