Conecte-se Conosco

Entretenimento

Caixa Cultural Salvador abre a exposição ‘Barroco Sertanejo’, de Stênio Burgos, na Galeria do Pátio

Publicado

em

Ensaio sobre a cegueira, 2020

A Caixa Cultural Salvador promove, até 19 de junho, a exposição Barroco Sertanejo, mostra individual do artista cearense Stênio Burgos, com curadoria de Denise Mattar. A mostra abriu a programação da Caixa Cultural São Paulo, em janeiro, e segue em itinerância na Caixa Cultural Salvador e, a seguir, nas unidades da Caixa Cultural de Recife e Fortaleza.

O título da exposição Barroco Sertanejo surgiu de uma conversa entre o artista e a curadora, e é uma síntese precisa da dualidade de Burgos, criado entre o calor da baianidade de sua mãe e a severidade do sertão cearense de seu pai. Nas palavras de Mattar: “Seu trabalho reúne o risco duro e a exuberância cromática, a economia do traço e a profusão da tinta, a contenção e o excesso.”

Embora apresente majoritariamente obras realizadas entre 2020 e 2021, a exposição se reveste de um caráter retrospectivo, pois alinha em conjuntos, as principais pesquisas do artista. Assim, podem ser vistas suas paisagens de 2003 a 2021, elaboradas através de uma pintura-desenho delineada em traços rápidos e vigorosos, construídos com espessa materialidade. São riscos e rabiscos saídos do tubo de tinta, que se projetam sobre o fundo criando uma espécie de baixo-relevo, dando à paisagem dinamismo e leveza.

Outra vertente de sua produção é a pesquisa sobre a linguagem da cor, que resulta em intrigantes escalas cromáticas, quase instalações, constituídas por conjuntos de pequenas pinturas, ou grandes painéis de tecido, formando graduações colorísticas precisas, ou acasos que se transformam em constelações.

A forte influência da Holanda, país no qual Stênio morou por longos períodos entre 2004 e 2019, também se faz presente na mostra, através do desafio que o artista fez para si mesmo de pintar buquês de flores da estação, um a cada semana, mês a mês. A pesquisa se transformou numa constante de sua produção e, aos buquês, acrescenta com frequência os símbolos de fé da nossa gente: imagens devocionais e santos protetores, Jesus e Maria, São Jorge e Iemanjá, deuses ibéricos e africanos. Uma mistura improvável do sincretismo brasileiro e o colorido floral europeu, com traços de nostalgia e lirismo.

A exposição se encerra com as Cartas do Confinamento, produzidas em 2020, quando Stênio se isolou na sua casa, na praia de Amontada. Um forte momento de reflexão sobre a solidão e a finitude humanas, que podem ser vistas nas séries: A Invenção da Solidão e Ensaio sobre a Cegueira, e também no painel Odisseia, uma grande pintura in progress, que se renova continuamente.

Entrada Franca :: Terça a domingo, das 9 às 18h :: (71) 3421-4200

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Ivete Sangalo diz que não desistiu de ser atriz: ‘Não abro mão’

Publicado

em

Ivete Sangalo é um fenômeno em tudo que se propõe a fazer. No ar na TV Globo com o “Pipoca da Ivete”, que estreou no último domingo (24), a apresentadora mostra que, além do talento como cantora, tem o dom para ser atriz nas telinhas.

No “Vale a pena rir de novo”, uma das dinâmicas do programa, Ivete e os convidados são desafiados a reinterpretarem cenas clássicas da teledramaturgia da emissora. Neste domingo (31), Jeniffer Nascimento e Thais Fersoza serão Catarina, de “O Cravo e a Rosa”, enquanto contracenam com Ivete caracterizada de Petruchio. Apaixonada por atuar, a baiana acredita que essa é a atividade que mais exige esforço dela.

Continue lendo

Entretenimento

Homem é preso no Centro de Salvador após ser localizado por sistema de reconhecimento facial

Publicado

em

As Câmeras de Identificação Facial ajudaram a localizar mais um foragido da Polícia na Bahia. Desta vez, aconteceu nesta sexta-feira (22), no Elevador Lacerda, no Centro de Salvador. Um homem foi reconhecido e detido por uma equipe do Grupo de Apoio ao Turista da Guarda Civil Municipal (GAT/GCM), que atua no serviço de patrulhamento a pé no espaço.

No momento da prisão, os agentes notaram que o suspeito parecia estar sob efeito de alguma substância psicoativa.

O acusado foi encaminhando para o Serviço de Investigação, Busca e Captura da Coordenação de Policia Interestadual (Polinter) e está à disposição da Justiça.

Continue lendo

Entretenimento

Comissão de Arbitragem da CBF fará reunião com clubes das séries A e B

Publicado

em

A Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fará uma reunião, na próxima terça-feira (26), com os presidentes dos 40 clubes das séries A e B do Campeonato Brasileiro. O encontro está marcado para às 11h, na sede da entidade. 

De acordo com o que divulgou a CBF nesta sexta (22), os temas a serem discutidos serão o VAR, o desempenho da arbitragem nas últimas rodadas – criticado por diversas equipes -, e melhorias necessárias. 

Comandada por Wilson Seneme, a Comissão de Arbitragem anunciou sua nova equipe no dia 22 de junho. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, espera que os erros diminuam com as mudanças. 

Entre os dias 12 e 14 de julho, a Comissão se reuniu com as 27 federações estaduais para discutir novas ideias. 

Continue lendo
Propaganda [smartslider3 slider="2"]
Propaganda [smartslider3 slider="2"]

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Conteúdo protegido