Conecte-se Conosco

Política

Caixa recebeu primeira denúncia contra Guimarães após 6 meses dele no cargo

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A Caixa Econômica Federal recebeu sete denúncias internas contra Pedro Guimarães antes de ele pedir demissão do banco. A primeira foi registrada em julho de 2019, apenas seis meses após ele tomar posse do cargo.
 

Guimarães deixou o comando da Caixa há um mês, em meio a uma série de acusações de assédio sexual. Na ocasião, a instituição informou que uma investigação havia sido instaurada em maio de 2022.
 

Antes disso, os canais internos do banco já haviam recebido outras seis denúncias contra ele. Não é possível determinar se elas são relacionadas a casos de assédio sexual ou moral ou se foram feitas por outras razões.
 

Duas foram apresentadas em 2019 (em julho e setembro), outra em 2020 (em novembro) e mais três em 2021 (uma em setembro e duas em dezembro).
 

Outras sete denúncias só foram formalizadas quando Guimarães deixou a instituição. A partir daí, o número de queixas passou para 14.
 

Duas delas foram registradas no dia em que o executivo anunciou em uma carta aberta que estava deixando a presidência. Depois disso, a Caixa recebeu denúncias em 5 de julho (quando foram feitos dois relatos), e nos dias 8 de julho, 11 de julho e 15 de julho.
 

As informações constam em um documento da investigação do MPT (Ministério Público do Trabalho) que apura as denúncias de assédio sexual e moral envolvendo Guimarães e Celso Leonardo Barbosa, ex-vice-presidente de Negócios de Atacado da instituição.
 

O número de denúncias e as datas foram enviados ao MPT pela Caixa. Apesar de o primeiro registro ter sido feito em julho de 2019, a empresa não detalha quais providências foram tomadas internamente.
 

Na segunda-feira (25), o procurador do trabalho Paulo Neto pediu ao banco a cópia integral dos 14 procedimentos administrativos abertos contra o ex-presidente.
 

O procurador transformou a notícia de fato em inquérito civil para aprofundar as investigações preliminares. Na quarta-feira (27), ele determinou que parte da documentação fosse colocada sob sigilo.
 

A defesa de Guimarães afirmou que “jamais tomou conhecimento dessas acusações, o que demonstra a independência e seriedade dos canais de denúncia e dos mecanismos de investigações internas da Caixa, pois casos desse tipo devem ser sempre tratados com sigilo”.
 

“Pedro Guimarães nega taxativamente ter praticado ou estimulado qualquer ato de abuso, irregularidade ou ilegalidade. Por isso, está convicto de que apurações de qualquer natureza, sejam internas ou externas, vão concluir pela correção de seu comportamento”, afirmou o advogado dele, José Luis Oliveira Lima, em nota.
 

“A gestão da equipe de Pedro Guimarães levou a Caixa a um patamar de excelência jamais visto na sua história, como comprovam todos os prêmios recebidos pela instituição nos últimos três anos e meio”, complementou.
 

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

INSS paga 13º da aposentadoria nesta quarta; veja quem recebe

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O INSS vai pagar a primeira parcela do 13º dos beneficiários da Previdência Social a partir desta quarta-feira (24),  conforme determinado pelo governo federal no mês passado. A antecipação beneficiará 33,6 milhões de aposentados e pensionistas, representando uma injeção de R$ 33,68 bilhões na economia do país. Os valores serão depositados junto com o benefício referente a abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

Continue lendo

Política

Gaeco cumpre mandados em escritórios de advocacia de Salvador por uso de documentos falsos e apropriação indébita

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Deflagrada na manhã desta quarta-feira (24) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Operação Data Venia investiga dois escritórios de advocacia e seus sócios acusados de atuar em Salvador por meio de um esquema conhecido como advocacia predatória, que consiste no ajuizamento em massa de ações com pedido semelhantes em face de uma pessoa ou de um grupo específico. 

Segundo o MP-BA, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na capital, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada, contra quatro advogados e seus respectivos escritórios, que atuavam de forma independente e autônoma. 

Continue lendo

Política

Mani Reggo comemora aniversário para pai de Davi após fim do namoro: “Família”

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O romance de Mani Reggo e Davi Brito pode ter chegado ao fim, mas o carinho da assistente social pela família do ex-BBB permanece, prova disso é que a ex-namorada do campeão da 24ª edição do programa fez uma festa para celebrar o aniversário de Demerval Brito, pai do ex-motorista por aplicativo.

Nas redes sociais, Mani compartilhou um registro do pai do ex-BBB junto a um bolo e logo em seguida uma foto de uma reunião em família desejando parabéns ao ex-sogro.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com