Conecte-se Conosco

Tecnologia

Conheça a cientista baiana que pesquisa moscas de fruta na ONU

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A bióloga e pesquisadora baiana Vanessa Dias, 36 anos, sempre soube que não poderia desperdiçar oportunidades. Foi assim quando decidiu trabalhar no McDonald’s, ainda no final do Ensino Médio, para conseguir pagar o cursinho pré-vestibular e quando se tornou bolsista de iniciação científica na Universidade Federal da Bahia (Ufba). 

Essa atitude não mudou em nenhum momento – nem quando encarou um estágio na Áustria, sem falar inglês, para tocar o mestrado, ou quando embarcou para quatro anos de doutorado na Universidade na Flórida, nos Estados Unidos. Por isso, não seria diferente quando se candidatou à vaga que a transformaria em uma das principais entomologistas – uma cientista que estuda insetos – da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês), da Organização das Nações Unidas (ONU), na Áustria, onde está hoje, com projetos com a mosca de fruta.

Em casa, ninguém tinha feito faculdade antes. A mãe, que concluiu a escola aos 50 anos, é aluna de Serviço Social na Ufba aos 66 anos. Um dos irmãos, policial militar, cursa Psicologia. “Não fazia parte da minha realidade saber o que era mestrado, doutorado, pesquisa, nada disso”, lembra. Na época, morava no Cabula, perto da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde o resto da família ainda vive. 

No Ensino Médio, ainda aluna do Colégio Estadual Thales de Azevedo, era o momento de decidir o que fazer. Para Vanessa, era cada vez mais certo que precisava estudar. No entanto, em 2003, sabia que seria difícil entrar em uma faculdade pública. Naquela época, ainda não existia o sistema de cotas, que só viria a ser implementado na Ufba no final do ano seguinte para estudantes que começassem a estudar em 2005.  Correio da Bahia.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

‘A pandemia mudou bastante o mercado de academias’, diz CEO da Technogym

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A marca italiana Technogym, que vende equipamentos inteligentes conectados para fitness, esporte, saúde e bem-estar, acaba de abrir, no Rio de Janeiro, a sua segunda loja-conceito do Brasil. O objetivo é impulsionar as vendas para pessoas físicas, ao oferecer testes nos aparelhos ultratecnológicos: desde uma esteira com uma grande tela que, ao encostar o celular, começa a transmitir a série que você estava assistindo na noite anterior, até um aparelho para malhar em casa com design todo espelhado.

Continue lendo

Tecnologia

Tesla: Musk queria usar câmeras para incriminar motoristas, diz livro

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Elon Musk tentou usar câmeras internas de carros da Tesla para espionar motoristas, afirma sua recém-publicada biografia , assinada pelo jornalista Walter Isaacson. Segundo o livro, Musk queria usar as imagens para defender a empresa em possíveis processos judiciais. 

O biógrafo afirma que Musk acreditava que os recorrentes acidentes causados por carros da Tesla eram culpa dos motoristas, e não do software de piloto automático desenvolvido pela empresa. Ele queria, portanto, usar as câmeras internas dos carros para conseguir ter provas contra os motoristas.

Continue lendo

Tecnologia

Instagram testa publicações em áudio na rede social; veja como será

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou nesta quinta-feira (17) que a rede social está desenvolvendo um recurso que vai permitir que usuários publiquem áudios nas notas.  

As  notas do Instagram , lançadas em dezembro do ano passado, são aquelas pequenas publicações de texto que ficam no topo da aba de conversas. Com a novidade, seria possível também gravar pequenos áudios para os seguidores, como é possível ver na imagem acima.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com