Conecte-se Conosco

Política

Contestação de resultado das urnas na Justiça é rara e tem barreiras

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A ameaça do presidente Jair Bolsonaro (PL) de não aceitar o resultado da eleição e sua desconfiança das urnas eletrônicas devem encontrar uma série de barreiras se levadas à Justiça Eleitoral.
 

São quase inexistentes os casos em que houve questionamento formal às urnas eletrônicas –e em nenhum deles foi encontrada fraude.
 

Por meio de uma profusão de mentiras, Bolsonaro vem fomentando a descrença nas urnas. No entanto, ao invés de ser barrado por aqueles ao seu redor, o mandatário tem contado com o respaldo de militares, membros do alto escalão do governo e seu próprio partido em sua cruzada contra a Justiça Eleitoral.
 

As Forças Armadas têm repetido o discurso de Bolsonaro. Em ofício recente, solicitaram ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) todos os arquivos das eleições de 2014 e 2018, justamente os anos que fazem parte da retórica de fraude do presidente.
 

Em mais um ataque direto a ministros, na última sexta (15), Bolsonaro errou ao dizer que o atual presidente do TSE, ministro Edson Fachin, foi quem tirou Lula (PT) da prisão.
 

Diante do discurso de cunho golpista, quem atua no direito vê risco de que, assim como fez Donald Trump nos Estados Unidos, também Bolsonaro tente converter sua retórica de fraude em medidas judiciais. O ex-presidente americano pediu recontagem de votos em diversos estados e perdeu uma série de ações.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Líder da oposição na Câmara dos Deputados pede lista de presentes recebidos por Lula e Janja

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Líder da oposição na Câmara, o deputado Filipe Barros (PL-PR) protocolou requerimento solicitando a lista de todos os presentes recebidos pelo presidente Lula, a primeira-dama Janja e os ministros de Estado em viagens oficiais.

O pedido foi apresentado pelo parlamentar bolsonarista nesta quarta-feira (17). Ele solicita a lista completa de presentes recebidos no período de 1º de janeiro de 2023, primeiro dia de mandato de Lula, até 16 de abril deste ano, conforme publicação do Metrópoles.

Além da lista de presentes, o líder da oposição na Câmara pede a data de recebimento, o valor, a finalidade e a tramitação interna dos presentes dentro da Presidência da República.

Em sua justificativa, Barros alega que, até junho de 2023, Lula teria recebido 231 presentes oficiais. Segundo o deputado, a maior parte dos presentes teria sido dada por autoridades da China.

Continue lendo

Política

PF deflagra operação contra fraude em contratação de empresa por prefeitura do Sul baiano

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Uma operação da Polícia Federal (PF) foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (18) em Ilhéus e Itabuna, no Sul; e Salvador. Intitulada de “Teatro Mambembe”, a operação investiga supostas fraudes e desvios pela prefeitura de Ilhéus, informou o Políticos do Sul da Bahia, parceiro do Bahia Notícias. O caso envolve a contratação de uma empresa para fazer manutenção e conservação de prédios públicos. Ao todo, 13 mandados de busca e apreensão são cumpridos.

Segundo o G1, as investigações começaram em 2022 e apontam a suspeita de um esquema de direcionamento da licitação para a empresa vencedora; fraude documental e superfaturamento dos serviços contratados, o que teria acarretado em prejuízos para a população.

Ainda segundo informações, diversas obras não foram executadas pela empresa vencedora da licitação, mas por pessoas vinculadas a agentes públicos da prefeitura e da Câmara de Vereadores.

A PF informou que a empresa investigada atua desde 2019 e teria sido beneficiada em contratos que somam mais de R$ 50 milhões. 

Continue lendo

Política

Declaração política de Luciano Huck dividiu as redes sociais; Veja a análise da articulista política da Tribuna da Bahia Fernanda Dourado

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

“Quando a gente se fecha numa caixinha de direita ou de esquerda, a gente se fecha para muita ideia boa, que vem de um lado ou de outro”. Esta foi uma das declarações do apresentador, Luciano Huck, em um vídeo divulgado em suas redes sociais – onde ele se intitula como ambidestro, ou seja, não é de direita, nem de esquerda.

A declaração de Luciano Huck causou um grande alvoroço nas plataformas e, claro, muitos ataques. Tanto esquerdistas, quanto direitistas criticaram o posicionamento do comunicador. Durante dois dias consecutivos, o apresentador ficou nos principais tópicos dos assuntos mais comentados do X, o antigo Twitter.

Mas por que uma pessoa precisa se declarar de esquerda ou de direita? Como deixou registrado o filósofo e escritor Friedrich Nietzsche, “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas”.

Esta divisão entre dois polos prejudica imensamente a democracia – já que quando se fala da política contemporânea é cotidiano ouvirmos falar também de polarização.

A menos de seis meses da eleição, o clima de polarização política já volta às ruas, e, também às redes sociais e nos grupos de WhatsApp.

O fato é que, sem dúvida alguma, não há como dividir a política em dois grandes blocos. Vale enfatizar que este tema é muito mais complexo e melindroso do que se imagina.

É realmente necessário escolhermos um lado ou outro? Será que a divisão direita e esquerda ainda se enquadra na atualidade?

Defender uma posição esquerdista não define uma pessoa ter ideologia de esquerda. Da mesma forma, a direita.
Vale ressaltar que quando as pessoas estão divididas em extremos opostos, o diálogo,  muitas vezes,  é doloroso e até agressivo.

Políticos, lideranças, partidos e grupos mais extremistas, claro, se nutrem do descontentamento e da intolerância política para ganhar mais apoio a suas ideias.

Quem procura ficar fora destes dois grupos, explanando outros objetivos, projetos, visões não é visto com bons olhos por direitista e esquerdistas.  Admitir que a direita e a esquerda tem virtudes e falhas, é na grande maioria das vezes intitulado como “isentão”.

*Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da TV ALBA  – Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. A especialista, também, é consultora política. Escreve neste espaço às quartas-feiras; Instagram e TikTok: @fernandadouradoreporter

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com