Conecte-se Conosco

Política

CORAÇÃO DE MÃE X CHEGADA E PARTIDA

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

“O nascimento de um filho envolve sentimentos de alegria e gera grande expectativa, pois a sua chegada mudará desde a rotina, a estrutura física da casa até as relações dos familiares e a função de cada membro.

O significado do nascimento de um filho é sempre único para cada pessoa, pois se a sua chegada gera mudanças profundas para os seus familiares, o que dizer do impacto que traz à Mãe, que além de viver essas mudanças, também viverá as consequências dos efeitos hormonais, dores físicas causadas pelo parto e amamentação, como também será afetada emocionalmente por esse momento de extrema felicidade, incertezas e preocupações?

Segundo a OMS 13% das mulheres que se tornam mães sofrem de algum transtorno mental, principalmente depressão. Além disso, 1 em cada 5 mulheres exibe algum tipo de transtorno perinatal de ansiedade.
Como exigir dessa pessoa a estabilidade psíquica nesse período tão cheio de mudanças?!

Quando nasce um filho, nasce uma nova mulher, acredito que mais realizada, que traz consigo a materialização da felicidade, mas também a sobrecarga de grandes responsabilidades pela sobrevivência, segurança e bem-estar do novo ser. Agora, ela ganha uma nova identidade: MÃE!

E ser Mãe é ser muito o tempo todo. E tem a casa, às vezes, outras crianças, o marido, o trabalho e a cobrança social em ser tudo isso, linda, plena, tranquila e atrativa para o companheiro.

Mas, quando a própria família e a sociedade se esquecem de olhar amorosamente para a Mãe, para esse processo de metamorfose que ela vive, para o seu psicológico e emocional e, com tanto desgaste e estresse causados pela falta de ajuda e reconhecimento, a tentativa de ser tudo o tempo inteiro, faz surgir um sentimento de culpa por ela achar que não está sendo boa o suficiente.

Associado a toda essa cobrança externa e interna, acontece uma descarga hormonal gigante e os riscos de ter o aspecto mental, emocional e psicológico afetado é bastante considerável.
Assim, a saúde da mamãe precisa da mesma atenção quanto a do bebê, tanto durante a gravidez e o parto, quanto depois do nascimento da criança.

A maternidade necessita de cuidados, ao longo do tempo, e dedicação adicional à manutenção do equilíbrio emocional da mulher, pois os altos e baixos vivenciados pelas Mães não param na infância. Novos desafios e preocupações lhes aguardam na puberdade, adolescência até na vida adulta dos filhos, pois assim como a chegada deles não é uma tarefa fácil de lidar, pelo alto nível de incerteza e preocupações, a saída dos filhos de casa, afeta as Mães, sobremaneira, que geralmente são acometidas de um sofrimento excessivo associado a perda de função na vida dos filhos, a chamada Síndrome do Ninho Vazio.

Mas, fiquem tranquilas, esse sentimento é natural e pontual. Ele, geralmente, passa assim que se estabelece uma nova ordem familiar. Se não passar, procure um especialista.

A vida é um eterno aprendizado, por isso, às Mães que estão vivenciando o medo e a alegria da chegada, recomendo que vivam um dia de cada vez, reservem um tempinho para si mesmas e, mesmo que não seja fácil, busquem, treinem e ensinem seus rebentos a voarem.

E, às Mães que já vivem o gratificante momento de ver seus filhos alçarem voos, para melhor adaptação dessa essa fase, oriento que façam algo novo, como um curso, uma viagem, um trabalho voluntário, enfim, veja o lado positivo: vocês terão mais tempo para vocês, cuidem-se!

A esses anjos que Deus nos deu com o nome de Mãe, obrigada pelo amor incondicional na preparação e aconchego do ninho na chegada e pelo incentivo do voo na partida!”

——————————————-

Juliana Régis da Costa é médica psiquiatra.
Texto de responsabilidade exclusiva da profissional.


Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Bahia chega a 21 mortes por dengue em 2024

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A Bahia chegou a 21 mortes por dengue em 2024. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Saúde do estado da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (26). O óbito foi registrado na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O município é o que possui a maior quantidade de casos prováveis, junto com Salvador e Feira de Santana. 

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, informou que 272 municípios estão em estado de epidemia e outras 34 cidades estão em risco e sete em estado de alerta.

Continue lendo

Política

Dias D’Avila: PT cede legenda para ex-prefeita e retira do páreo pré-candidata escolhida pela ala em março; Decisão causa rebuliço na legenda e município

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O PT de Dias D’avila não está unido internamente. A expectativa, de militantes, era que a ala cumprisse o que foi acordado no dia 12 de março, onde o presidente do partido, Éden Valares, escolheu como pré-candidata,  Rose Requião.

Mas a petista, segundo informações de bastidores, foi surpreendida com a nova decisão do partido que a preteriu para apoiar, a ex-prefeita, Jussara Márcia do Nascimento, para disputar o cargo de prefeita. 

A decisão do PT, obviamente, não agradou a Rose Requião – que ainda segundo os burburinhos, trabalhou de forma árdua na campanha do governador Jerônimo. 

Nos bastidores, ainda dizem que o discurso do PT  de renovar o quadro político não está valendo no município – já que mesmo com às declarações de renovações petistas, a legenda preferiu trazer uma pré-candidata afastada do partido. 

Um petista, em reserva confidenciou, que o clima dentro do partido é de indignação e revolta – já que eles esperavam que a escolha do dia 12 não seria cancelada. 

“E governador, Jerônimo,  sempre disse que ele daria prioridade para quem comeu poeira com ele”, lamentou uma fonte petista. 

Continue lendo

Política

Lula: “Tenho um compromisso de fazer este país voltar a crescer economicamente”

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, destacou o compromisso do Governo Federal com a expansão da economia brasileira, focando na reindustrialização e na sustentabilidade, nesta terça-feira, 27 de fevereiro, em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, no programa “É Notícia”, da RedeTV!.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com