Conecte-se Conosco

Política

Dez dos deputados que aprovaram PEC estavam autorizados a votar do exterior

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Pelo menos dez dos 21 deputados federais autorizados pela presidência da Câmara a votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios do exterior foram favoráveis ao projeto. Aprovado em primeiro turno na madrugada desta quinta-feira (3), o texto contou com a colaboração positiva de três parlamentares baianos que puderam estar fora do Brasil: Arthur Maia (DEM), Zé Rocha (PL) e Abílio Santana (PL).

As mais de duas dezenas de federais autorizados haviam sido liberados pelo Legislativo para viagens ao exterior – a lista inclui, sobretudo, os congressistas que marcaram presença na COP 26, em Glasgow, na Escócia. Os que estavam em compromissos oficiais em outros estados também puderam ter o registro biométrico dispensado, contrariando a resolução de retorno ao trabalho assinada por ele.

O expediente inédito foi considerado antirregimental e interpretado como uma manobra do presidente Arthur Lira (PP) para a garantia de um quantitativo mínimo de votos para a aprovação da proposta no primeiro turno. Com a manobra, 312 deputados registraram votos à favor da PEC, quatro a mais do que os mínimos 308 (saiba mais aqui).

Entre os favoráveis e que puderam usufruir desse benefício estão Zé Silva (Solidariedade-MG), Gaguim (DEM-TO), Paulo Bengtson (PTB-PA), David Soares (DEM-SP), Arthur Maia (DEM-BA), Carla Zambelli (PSL-SP), Aliel Machado (PSB-PR), Marco Feliciano (PSC-SP), Zé Rocha (PL-BA) e Abílio Santana (PL-BA).

Os votos contrários à distância foram de Paulo Ganime (Novo-RJ), Joenia Wapichana (Rede-RR), Alessandro Molon (PSB-RJ), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Carlos Veras (PT-PE), Alceu Moreira (MDB-RS), Tabata Amaral (PDT-SP) e Bacelar (Podemos-BA).

Zé Airton (PT-CE), Nilto Tatto (PT-SP) e Vivi Reis (PSOL-PA), apesar de poderem participar da votação através do expediente manobrado por Lira, não compareceram.

A PEC agora seguirá tramitação para votação em segundo turno. A PEC dos Precatórios é tida pelo governo Bolsonaro como um ponto importante para que aconteça um alívio financeiro e haja a viabilização do Auxílio Brasil no valor de R$ 400.

O texto é polêmico. Um dos trechos da medida versa sobre a possibilidade de que as dívidas do governo com sentença judicial definitiva – os chamados precatórios – possam ser postergadas. Assim, débitos tributários, salariais ou de qualquer outra ordem advindos de causas em que o poder público seja o derrotado poderão ser parcelados em até 240 vezes.

Parlamentares da oposição argumentam que a redação votada nesta madrugada representaria um calote aos cofres públicos. O baiano Jorge Solla (PT) denunciou um risco para a Educação. “O que vale é aumentar a fome, a miséria e o desemprego, passar o calote nos governos estaduais, prefeituras, nos professores e em todos aqueles que têm dívidas reconhecidas no judiciário”, discursou

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

INSS paga 13º da aposentadoria nesta quarta; veja quem recebe

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O INSS vai pagar a primeira parcela do 13º dos beneficiários da Previdência Social a partir desta quarta-feira (24),  conforme determinado pelo governo federal no mês passado. A antecipação beneficiará 33,6 milhões de aposentados e pensionistas, representando uma injeção de R$ 33,68 bilhões na economia do país. Os valores serão depositados junto com o benefício referente a abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

Continue lendo

Política

Gaeco cumpre mandados em escritórios de advocacia de Salvador por uso de documentos falsos e apropriação indébita

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Deflagrada na manhã desta quarta-feira (24) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Operação Data Venia investiga dois escritórios de advocacia e seus sócios acusados de atuar em Salvador por meio de um esquema conhecido como advocacia predatória, que consiste no ajuizamento em massa de ações com pedido semelhantes em face de uma pessoa ou de um grupo específico. 

Segundo o MP-BA, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na capital, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada, contra quatro advogados e seus respectivos escritórios, que atuavam de forma independente e autônoma. 

Continue lendo

Política

Mani Reggo comemora aniversário para pai de Davi após fim do namoro: “Família”

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O romance de Mani Reggo e Davi Brito pode ter chegado ao fim, mas o carinho da assistente social pela família do ex-BBB permanece, prova disso é que a ex-namorada do campeão da 24ª edição do programa fez uma festa para celebrar o aniversário de Demerval Brito, pai do ex-motorista por aplicativo.

Nas redes sociais, Mani compartilhou um registro do pai do ex-BBB junto a um bolo e logo em seguida uma foto de uma reunião em família desejando parabéns ao ex-sogro.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com