Conecte-se Conosco

Política

Escavações de possível 1º cemitério público de Salvador iniciam nesta terça e tratam de um “apagamento histórico”

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Os arqueólogos Jeanne Almeida Dias e Railson Cotias da Silva iniciam, nesta terça-feira (13), escavações para investigar o primeiro cemitério de Salvador, localizado no Campo da Pólvora. Jeanne, uma das líderes da escavação, destaca a importância da investigação por se tratar de um sepulcro de escravizados que passaram por um “apagamento histórico”. A data coincide com publicação da Lei Áurea, legislação que extinguiu formalmente a escravidão no Brasil.

“Houve um apagamento histórico dentro do processo de produção de narrativas, principalmente dessas populações. Não temos informações sobre seus ascendentes mais distantes, principalmente algum que tenha alguma relação com os grupos que vieram de África, relação direta com esses grupos. Então, quando você traz essa discussão, quando você traz materialidade, essa materialidade, você está diretamente contribuindo a uma escrita das populações, uma escrita que foi apagada, inclusive, dessas populações”, afirmou a arqueóloga.


Política

Trump nega trégua e pressiona Irã pelo fim de programa nuclear

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O presidente dos Estados Unidos,Donald Trump,  afirmou que não aceitará qualquer acordo de trégua temporária com o Irã  e voltou pressionar o país pelo “fim definitivo” de seu  programa nuclear.A declaração foi dada durante o voo de retorno a Washington, após sua saída antecipada da cúpula do G7, no Canadá.

Continue lendo

Política

Câmara aprova urgência para isentar IR até dois salários mínimos

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (16) o regime de urgência para o Projeto de Lei 2692/25, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), que altera a tabela mensal do Imposto de Renda (IR) para garantir a manutenção da isenção em 2025 para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, atualmente fixados em R$ 3.036.

Continue lendo

Política

PF conclui inquérito da Abin paralela e indicia Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, Ramagem e diretor da agência

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Esquema envolvia espionagem ilegal de pessoas consideradas pelo governo anterior como adversárias. Para investigadores, Ramagem montou o esquema, Carlos Bolsonaro era o chefe do gabinete do ódio – que usava as informações para atacar publicamente os alvos – e Bolsonaro era o beneficiário. Atual cúpula da Abin foi implicada por obstruir as investigações.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com