Conecte-se Conosco

Entretenimento

De Carona com Patrícia Narriman: HONDA CITY 2023

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


Irmão do meio do FIT e CIVIC, sedã compacto da Honda, ganhou tamanho e mais responsabilidade: vai substituir, de uma só vez, os dois modelos aqui no Brasil

POR Patrícia Narriman

Não é nenhuma novidade que os modelos da Honda sempre fizeram sucesso aqui no Brasil. Seja pelo design, conforto ou mecânica ter um veículo Honda na garagem, sempre foi sinônimo de status e o desejo de 10 entre 10 apaixonados por carros. Em 2006, com a primeira grande mudança de cara do Civic, que perdeu o visual “tiozão” e ganhou uma pegada mais jovem e esportiva – a montadora parece ter acertado no gosto dos brasileiros e de lá para cá, o FIT e o CITY também ocuparam posições bastante interessantes no portólio da marca. Em 2022, em meio a uma gama de veiculos de várias marcas, a japonesa decidiu apostar todas as fichas no Novo Honda City – que chegou com a difícil missão de substituir, de uma sé vez, seus irmãos: o FIT que saiu de linha e o CIVIC que deixou de ser fabricado por aqui. Será que uma missão impossível?

QUASE UM CIVIC
O City desembarcou aqui no Brasil em 2009. Nesses 13 anos de vida, sofreu uma grande mudança em 2015 e uma reestilização três anos depois – mas, agora na puberdade, vem adquirindo também mais responsabilidade que é substituir o irmão mais velho – o Civic ( mais conhecido como o carro do Batman!). Para isso, o modelo ganhou mais altura, largura, segurança, conforto, conectividade, e novo design, claro! De cara, o Novo City mudou bastante – a dianteira, realmemte se assemelha a do Civic, os faróis estão mais alongados e na versão Touring, ganharam luz de LED (à noite os faróis são um espetáculo!). As lanternas estão com tom escurecido – o que deixou mais à mostra a esportividade do veículo. O que o carro ganhou no tamanho – reduziu no porta-malas que agora traz 519 litros em vez dos 536 – da versão anterior – mas cabe muita coisa, viu?
Por dentro – para se aproximar do Civic – a Honda caprichou no conforto para todos os ocupantes – com porta trecos espalhados pelo veículo, descanso para braços, bancos maiores e em couro, além de saidas de ar-condicionado e porta USB – para quem sentar atrás. O som também conta com 8 saídas e o isolamento acústico é bom.

SEGURANÇA & TECNOLOGIA
As marcas têm investido muito no quesito segurança com uma diversos sistemas que são acionados em momentos precisos – quando um carro sai da faixa ou quando se aproxima muito rápido do veículo da frente. No Honda City, assistente de permanência na faixa, frenagem autônoma com alerta de colisão, piloto automático adaptativo, seis airbags e câmera lateral( Lane Watch) faszem parte do pacote na versão Touring, a topo de linha. O City também traz antena estilo barbatana ( para dar mais impacto no visual esporrtivo), rebatimento elétrico dos retrovisores (Touring), chave presencial – que ao se afastar do veículo, ele trava automaticamente mas o freio de mão ainda é mecânico ( pasmem!).

SEM MOTOR TURBO
Na contramão da moda dos motores turbo, a Honda decidiu apostar num novo motor: um 1.5 aspirado, com injeção direta, flex, de 126 cavalos, e 4 cilindros. Em baixas rotações, o motor prioriza um menor consumo. Com suspensão eletrica levissima – o City responde bem em curvas, ultrapassagens e mesmo sem motor turbo, surpreende! O modelo que estava abastecido com gasolina – chegou a fazer uma média de 11,5 km/ litro mas em alguns momentos – alcançou a façanha de 20Km/l – o que, segundo a montadora, não é dificil de ser realizado pelo City. O City conta com as versões hatch (novidade) e sedã e parte dos R$ 93 mil chegando aos R$123 mil

Patrícia Narriman é jornalista e radialista e há 16 anos apresenta o programa automotivo Metrópole Autos na Rádio Metrópole Fm, em Salvador

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

‘Chorar é como chover’ novo livro infantil de Emília Nuñez

Publicado

em

Instagram @maequele
Compartilhe esta notícia!

Lançado no último sábado (20), ‘Chorar é Como Chover’ conta a história de uma menininha que vive, descobre e compreende diversas emoções, como a alegria da conquista, a ansiedade da espera ou até mesmo a tristeza de um choro de arrependimento ou de despedida. Com ilustrações poéticas e texto emocionante, o novo livro da escritora baiana é uma história para refletir sobre as emoções da infância e destacar a importância de abraçar o que se sente.

Conheça esse e os outros livros de Emília Nuñez em Editora TIBI.

Continue lendo

Entretenimento

Projeto Primeira Orelha realiza “Amor de Primeira – Seja protagonista de boas histórias” em Salvador

Publicado

em

Eduardo Cesar
Compartilhe esta notícia!

Criado pelo escritor e publicitário Deko Lipe, o encontro acontece no dia 06 de abril entre 10h e 13h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA)

Para celebrar a data do projeto literário Primeira Orelha (@primeiraorelha), que completa 06 anos de existência e fala sobre a literatura infantil, infanto-juvenil e com representatividade LGBTQIAP+, Deko Lipe realiza o encontro “Amor de Primeira – Seja protagonista de boas histórias” que acontecerá no dia 06 de abril, das 10h às 13h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC Bahia, na Graça.

Aberto ao público, o evento terá arrecadação de alimentos não perecíveis em prol da  Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que atua em Salvador desde 1989,  atendendo pessoas com o HIV/AIDS, fornecendo-lhes assistência, bem como desenvolvendo ações de prevenção e sensibilização social.

De acordo com Deko Lipe, criador do PO (Primeira Orelha), é possível contribuir com ações sociais através da literatura.“É uma honra poder colaborar de alguma maneira para a IBCM, que tem um trabalho importantíssimo para nossa sociedade. Usar a literatura como esse motivador às pessoas fazerem o bem é só mais uma constatação que ela nos salva”, diz.

Dinâmica

A dinâmica da ação consiste em doar um quilo de alimento não-perecível e ganhar 01 livro a escolha dos exemplares disponíveis pelas diversas editoras parceiras. Cada pessoa pode trocar quantos títulos quiser. Além da doação pela troca de livro, o evento irá reunir os autores baianos Anderson Shon (@andersonshon), Carla Brito (@soucarlabrito), (@Ian Fraser (@ianfrasermeurei), João Mendes (@umjoaomendes), Lorena Ribeiro (@passosentrelinhas) e Roberta Gurriti (@thegurriti) para um bate-papo com tema “A importância da literatura no sonho de um jovem”, conversarão sobre no que a literatura mudou suas vidas e como os tocou para se tornarem escritores. A mediação será da consultora literária Catarina Neris (@catarina.nerisf).

“Estamos muito felizes com esse projeto maravilhoso e gratos por saber que ações como essa vai ajudar na alimentação das nossas crianças, que hoje somam mais de 80. Toda doação é sempre bem-vinda, principalmente quando é feita por amor e pessoas comprometidas com a solidariedade e empatia com o próximo” pontua Tia Conça fundadora da Instituição Beneficente Conceição Macêdo.

Apoio

O “Amor de Primeira” tem o apoio do site Dois Terços, Doris Pinheiro, Portal Umbu e do Museu de Arte Contemporânea da Bahia. Conta também com o apoio de diversas empresas do mercado literário como DarkSide, Dublinense, Todavia, Baião, Grupo Editorial Record, Grupo Companhia das Letras, Citadel, Ereginga Educação, Cria Criança, Tibi Livros, Girassol, Callis, Trama, Livros da Alice, Intrínseca, HarperCollins, Planeta, Pallas, Universo dos Livros, Trem Fantasma, P55 Edições, Plataforma 21, VR, Melhoramentos, Grupo Autêntica, Globo Livros, Conrad, Grupo Ciranda Cultural, Rocco, Solisluna, Valentina e Livraria LDM.

A marca do evento foi criada pela dupla de quadrinistas e ilustradores Daniel Cesart (@danielcesart) e Helô D’Angelo (@helodangeloarte) em parceria com o projeto Cuscuz Surpresa, uma série de tirinhas sobre situações vividas pelo casal, que os artistas publicam em suas redes sociais.

Serviço

O quê: Amor de Primeira – Seja protagonista de boas histórias!

Data: 06 de abril de 2023

Endereço: Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC Bahia, Rua da Graça, 284, Graça

Horário: 10h às 13h

Entrada gratuita (doe um quilo de alimento não perecível e troque por um livro)

Continue lendo

Entretenimento

Marcia Castro faz gravação ao vivo da Roda de Samba Reggae

Publicado

em

Pedrita Junckes
Compartilhe esta notícia!

A Roda de Samba Reggae, projeto autoral da cantora Marcia Castro que marcou esse verão, amplifica o chamado com seu repertório repleto de músicas temperadas no dendê da Bahia, em uma gravação ao vivo e gratuita que acontece no dia 22 de março (sexta), a partir das 17h na Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, reunindo convidados especiais e muitas surpresas que resultará no mais novo álbum desta artista baiana diversa e icônica. O show é parte das comemorações dos 475 anos de Salvador, e conta com participações como Cortejo Afro, Pierre Onassis, Anderson do Samba e muito mais.  

“A Roda de Samba Reggae tem esse espírito coletivo de memória, de esperançar a vida, e sobretudo distribuir alegria, essa alegria tão importante que possa nos fortalecer no dia a dia. O repertório foi construído a partir de uma pesquisa muito extensa da nossa música matricial afro baiana, que é fundamental na minha trajetória de vida e artística. Tudo isso é uma homenagem a quem veio antes e também uma busca por reforçar esse legado às gerações futuras, pois esse Axé é nossa base, e ele que me conduz em tudo que me proponho a fazer e entregar ao mundo desde sempre”, conta Marcia Castro. 

Com um repertório recheado de obras musicais que marcaram sobretudo os anos 1980, com canções do Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza do Reggae, Banda Mel e Banda Reflexu’s como protagonistas, a Roda de Samba Reggae encantou o verão soteropolitano com apresentações periódicas que aconteceram no bairro da Saúde, onde a artista nasceu e cresceu. O show do dia 22 contará com um set list ainda mais redondo, fruto de muitas pesquisas. Na gravação do novo álbum, na Praça da Cruz Caída, Marcia Castro segue apresentando figurinos exclusivos assinados pelo artista plástico Alberto Pitta, com styling de Zedu Carvalho, e produção da Isé – Música Criativa. 

O Samba Reggae, ritmo criado pelo Mestre Neguinho do Samba, compõe um dos pilares fundamentais da cultura musical da Bahia. “Bebo dessa fonte desde criança, quando escutava as canções no rádio, até me tornar foliã, na adolescência, e formatar minha base artística a partir desse repertório. Será um momento muito especial. Tô muito feliz de compartilhar com vocês esse momento ao vivo”, completa a artista que iniciou sua carreira musical aos 16 anos e segue inquieta, divertida e mutante.      

Serviço 

Gravação ao Vivo da Roda de Samba Reggae 

Com Marcia Castro e convidados 

Onde: Praça da Cruz Caída – Pelourinho 

Quando: 22 de março 

Horário: A partir das 17h 

Evento Gratuito 

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com