Conecte-se Conosco

Política

PF silencia e defesa de Lula evita polêmica sobre alegado grampo em sofá de petista

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Tanto a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto a Polícia Federal, que estavam em campos opostos durante o auge da Operação Lava Jato, evitam se posicionar a respeito do relato de que houve a instalação de uma escuta ilegal na casa do petista em 2016.

A afirmação sobre a escuta está na nova biografia de Lula, escrita pelo jornalista Fernando Morais, mas nunca foi questionada às autoridades pelos advogados do ex-presidente —o que é incomum diante de diversas e reiteradas manifestações feitas à Justiça pela defesa nos últimos anos.

Segundo Morais, em março de 2016, ao realizar buscas no apartamento de Lula em São Bernardo do Campo, a Polícia Federal instalou embaixo do sofá da sala, grudado com velcro, um discreto microfone para escutas clandestinas.

O dispositivo, diz o biógrafo do ex-presidente, foi encontrado numa varredura realizada poucas horas após a saída dos agentes e desativado antes mesmo de começar a operar. A assessoria de imprensa do ex-presidente Lula confirma o que está no livro.

A defesa de Lula, no entanto, prefere não comentar o relato do texto. Fernando Morais tem dito que os advogados nunca questionaram as autoridades sobre o grampo porque não tinham provas para vinculá-lo à ação policial, o que os advogados não confirmam.

“Na condição de advogados do ex-presidente Lula, traçamos uma estratégia jurídica que contemplou o apontamento de inúmeras ilegalidades e que se mostrou correta e vitoriosa, razão pela qual não faremos neste momento qualquer comentário fragmentado de desvios ou abusos praticados ao longo da autointitulada operação ‘lava jato’”, disse, em nota, o advogado Cristiano Zanin Martins.

À época das buscas, quando houve também a condução coercitiva do ex-presidente, a defesa divulgou nota destacando outros pontos.

Dizia que “houve, inegavelmente, grave atentado à liberdade de locomoção” de Lula, e a tentativa de vinculá-lo ao esquema de corrupção na Petrobras “apenas atende anseio pessoal das autoridades envolvidas na operação, além de configurar infração de dever funcional”.

O PT, partido do ex-presidente, também não repercutiu o assunto no período. De acordo com a assessoria de Lula, o partido não sabia da escuta à época dos fatos.

A Polícia Federal, também procurada pela reportagem, não quis se manifestar sobre o conteúdo do livro.

Além disso, a entidade não quis falar de outro assunto publicado na biografia: o suposto uso de câmeras secretas para monitorar o que acontecia dentro do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em 2018, antes de Lula se entregar.

Morais diz que a polícia havia infiltrado no sindicato “não um nem dois, mas vários agentes” e que eles captaram com pequenas câmeras tudo o que ocorria no local, acompanhadas em tempo real pela superintendência da corporação em São Paulo.

Também diz que um resumo dessas transmissões era repassado ao então juiz Sergio Moro, em Curitiba.

O livro, lançado pela Companhia das Letras, reconstitui em detalhes o período de 580 dias que o líder petista passou em Curitiba e revê sua trajetória da infância pobre às greves dos metalúrgicos em São Bernardo do Campo e à fundação do PT.

Deixa, porém, em segundo plano as acusações feitas pela Operação Lava Jato contra ele.

Lula foi condenado pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em três instâncias do Judiciário por causa do apartamento em Guarujá (SP), que a empreiteira OAS afirmou ter reformado para ele.

A condenação o impediu de disputar as eleições de 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro foi eleito.

No início deste ano, o Supremo Tribunal Federal anulou essa ação e outras três movidas contra o petista, após concluir que o ex-juiz Sergio Moro foi parcial na condução dos processos. Desde então, Lula se livrou de mais de uma dezena de ações, sem que se discutisse o mérito das acusações.

Atualmente, Lula se prepara para uma nova candidatura à Presidência da República em 2022, e o PT tenta reconstruir a imagem do partido. O partido lançou um livro e uma ofensiva de comunicação que visam rechaçar a associação de casos de corrupção à legenda e ao ex-presidente.José Marques, Folhapress

Política

Declaração política de Luciano Huck dividiu as redes sociais; Veja a análise da articulista política da Tribuna da Bahia Fernanda Dourado

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

“Quando a gente se fecha numa caixinha de direita ou de esquerda, a gente se fecha para muita ideia boa, que vem de um lado ou de outro”. Esta foi uma das declarações do apresentador, Luciano Huck, em um vídeo divulgado em suas redes sociais – onde ele se intitula como ambidestro, ou seja, não é de direita, nem de esquerda.

A declaração de Luciano Huck causou um grande alvoroço nas plataformas e, claro, muitos ataques. Tanto esquerdistas, quanto direitistas criticaram o posicionamento do comunicador. Durante dois dias consecutivos, o apresentador ficou nos principais tópicos dos assuntos mais comentados do X, o antigo Twitter.

Mas por que uma pessoa precisa se declarar de esquerda ou de direita? Como deixou registrado o filósofo e escritor Friedrich Nietzsche, “Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas”.

Esta divisão entre dois polos prejudica imensamente a democracia – já que quando se fala da política contemporânea é cotidiano ouvirmos falar também de polarização.

A menos de seis meses da eleição, o clima de polarização política já volta às ruas, e, também às redes sociais e nos grupos de WhatsApp.

O fato é que, sem dúvida alguma, não há como dividir a política em dois grandes blocos. Vale enfatizar que este tema é muito mais complexo e melindroso do que se imagina.

É realmente necessário escolhermos um lado ou outro? Será que a divisão direita e esquerda ainda se enquadra na atualidade?

Defender uma posição esquerdista não define uma pessoa ter ideologia de esquerda. Da mesma forma, a direita.
Vale ressaltar que quando as pessoas estão divididas em extremos opostos, o diálogo,  muitas vezes,  é doloroso e até agressivo.

Políticos, lideranças, partidos e grupos mais extremistas, claro, se nutrem do descontentamento e da intolerância política para ganhar mais apoio a suas ideias.

Quem procura ficar fora destes dois grupos, explanando outros objetivos, projetos, visões não é visto com bons olhos por direitista e esquerdistas.  Admitir que a direita e a esquerda tem virtudes e falhas, é na grande maioria das vezes intitulado como “isentão”.

*Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da TV ALBA  – Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. A especialista, também, é consultora política. Escreve neste espaço às quartas-feiras; Instagram e TikTok: @fernandadouradoreporter

Continue lendo

Política

São Tomé de Paripe e Brotas registram maiores acumulados de chuva durante a madrugada desta quarta em Salvador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Os bairros de São Tomé de Paripe e Pituba, em Salvador, registraram os maiores acumulado de chuva durante a madrugada desta quarta-feira (17). Nas últimas 6h, foi registrado um acumulado pluviométrico de 16,2mm e 14,2mm respectivamente.

As informações constam em boletim divulgado pela Defesa Civil de Salvador na manhã desta quarta. Ainda de acordo com a Codesal, aparecem na lista os bairros da Pituba, na região do Parque da Cidade, com 8,0mm de chuva, e Ondina com 7,8mm.

Ao longo da madrugada o órgão também registrou uma ocorrência de deslizamento de terra na região de Pau da Lima. Não há mais informações sobre o incidente.

Continue lendo

Política

Queda de árvore interdita pista em trecho da Estrada do Derba, em Salvador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

As chuvas que atingem Salvador desde a última semana seguem causando prejuízos para a população na cidade. Nesta quarta-feira (17), a queda de uma árvore na BA-528, a Estrada do Derba, bloqueou um sentido da via.

Segundo informações de leitores do Bahia Notícias, o incidente foi registrado na altura do posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e o trânsito na região está complicado.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com