Conecte-se Conosco

Política

Senado aprova PEC que cria segurança jurídica para piso salarial da enfermagem

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (2) a PEC 11/22 que cria uma segurança jurídica ao piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras. Aprovada em dois turnos, agora a proposta segue para a apreciação da Câmara dos Deputados.

O piso salarial dos categorias foi aprovado em novembro pelo Senado, e em maio pela Câmara na forma de um projeto de lei (PL 2.564/2020), de autoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES), com relatoria da senadora Zenaide Maia (Pros-RN).

De acordo com a autora da PEC, senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), a proposta é uma forma de evitar ações judiciais que poderiam suspender o piso.”Esta seria uma grande frustração, principalmente para os servidores públicos da saúde. Por isso, propomos replicar o arranjo constitucional feito para o piso salarial profissional nacional do magistério: previsto expressamente na Constituição e regulado por lei ordinária”, explicou a senadora.

Apesar de a discussão sobre a fonte de recursos no Orçamento ainda estar em andamento, o relator da proposta no Plenário, senador Davi Alcolumbre (União-AP), garantiu que essa nova despesa não recairá sobre os ombros dos estados, dos hospitais filantrópicos e dos municípios brasileiros.

Entre as opções de fontes futuras, Alcolumbre citou os impostos arrecadados com a eventual legalização dos cassinos no Brasil (PL 2.648/2019). Quem se mostrou a favor foi o senador Angelo Coronel (PSD-BA) subiu à tribuna para apoiar a ideia. “É um dinheiro novo para os cofres públicos, ou seja, para o estados, municípios e para a própria União”, declarou o senador.

Assim com a senadora Eliziane Gama, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), parabenizou o trabalho realizado pela categoria durante a pandemia da Covid-19. “Determinadas profissões são destacadas em razão de momentos especiais da humanidade, e no enfrentamento da pandemia da covid-19 tivemos destacada uma profissão que precisa de uma elevação de status, que é a dos enfermeiros”, destacou Pacheco.

O PL aprovado prevê piso mínimo inicial para enfermeiros no valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente por serviços de saúde públicos e privados. Em relação à remuneração mínima dos demais profissionais, o texto fixa 70% do piso nacional dos enfermeiros para os técnicos de enfermagem e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

INSS paga 13º da aposentadoria nesta quarta; veja quem recebe

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O INSS vai pagar a primeira parcela do 13º dos beneficiários da Previdência Social a partir desta quarta-feira (24),  conforme determinado pelo governo federal no mês passado. A antecipação beneficiará 33,6 milhões de aposentados e pensionistas, representando uma injeção de R$ 33,68 bilhões na economia do país. Os valores serão depositados junto com o benefício referente a abril, entre os dias 24 de abril e 8 de maio.

Continue lendo

Política

Gaeco cumpre mandados em escritórios de advocacia de Salvador por uso de documentos falsos e apropriação indébita

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Deflagrada na manhã desta quarta-feira (24) pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Operação Data Venia investiga dois escritórios de advocacia e seus sócios acusados de atuar em Salvador por meio de um esquema conhecido como advocacia predatória, que consiste no ajuizamento em massa de ações com pedido semelhantes em face de uma pessoa ou de um grupo específico. 

Segundo o MP-BA, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na capital, expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada, contra quatro advogados e seus respectivos escritórios, que atuavam de forma independente e autônoma. 

Continue lendo

Política

Mani Reggo comemora aniversário para pai de Davi após fim do namoro: “Família”

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O romance de Mani Reggo e Davi Brito pode ter chegado ao fim, mas o carinho da assistente social pela família do ex-BBB permanece, prova disso é que a ex-namorada do campeão da 24ª edição do programa fez uma festa para celebrar o aniversário de Demerval Brito, pai do ex-motorista por aplicativo.

Nas redes sociais, Mani compartilhou um registro do pai do ex-BBB junto a um bolo e logo em seguida uma foto de uma reunião em família desejando parabéns ao ex-sogro.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com