Conecte-se Conosco

Política

Coluna saúde mental, “Violência urbana e saúde mental: desafio e superação”

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

“Atualmente, temos vivido constantes experiências de violência, o que têm impactado a saúde física e mental da população.

A natureza humana por si só é pecaminosa e o nosso instinto é combativo e reativo, controlados por normas culturais e valores espirituais.
Desde os primórdios temos relatos sobre guerras, torturas, intolerância e todo tipo de violência.
Analisando nossa sociedade, vejo que temos progredido não só em tecnologia, mas muito no que se refere à agressividade e iniquidade. O mal está tomando grande proporção e o nível da maldade tem crescido. A cada dia que passa, as notícias ficam piores, as perversidades e o requinte de crueldade crescem.

A sociedade está doente.
E o que esses eventos têm a ver com nossa saúde?
Estas experiências negativas produzem traumas, afetam, sobretudo, a saúde mental e reduzem a confiança das pessoas nas instituições, o que contribui para o constante sentimento de medo que se revela através de episódios depressivos e de ansiedade.

A saúde psíquica consiste na capacidade de equilibrar o universo interno, nossas convicções, sentimentos, impulsos e emoções com os estímulos externos. Evidente que depressão, ansiedade e outros transtornos mentais têm alguma base bioquímica e genética, mas não podemos deixar de lado os fatores sociais que interferem. O desgaste gerado nesse processo produz um perfil epidemiológico marcado pelas altas taxas de transtornos mentais.

Todos esses crimes que assistimos diariamente têm prejudicado nossa relação de empatia e credibilidade no ser humano e, isso, nos causa inquietude, desconforto, embrutecimento, descrença no outro e sintomas de adoecimento psíquico e como já citei, tem aumentado o medo, ansiedade exacerbada, angústia, preocupação.

Para amenizar os efeitos da exposição a tanta negatividade que nos acomete diretamente, devemos ter momentos de conexão espiritual, nos abastecer de fé, esperança, conforto, resgatar valores, exercitar a tolerância, o amor, respeito, manter relações saudáveis através da criação de uma rede de apoio formados por familiares, amigos e vizinhos e, em caso mais intenso, procurar um especialista. Com certeza, essas são as melhores formas de mantermos a nossa sanidade diante de tantos traumas .”

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Empresas responsáveis pelas obras do VLT de Salvador serão divulgadas nesta terça; saiba valores

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Após idas e vindas desde o rompimento do contrato entre o Governo da Bahia e o consórcio Skyrail Bahia em outubro do ano passado, o martelo acerca de quais empresas ficarão responsáveis pelas obras dos três lotes que compreendem o VLT de Salvador será finalmente batido pela Companhia de Transportes da Bahia (CTB) nesta terça-feira (23). A informação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) publicado na última sexta-feira (19).

Continue lendo

Política

Oficial de registro de imóveis no oeste da Bahia é demitido novamente devido a fraudes; servidor está desligado há 22 anos

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu aplicar nova pena de demissão a um servidor que atuava como oficial de registro de imóveis no oeste do estado. Francisco das Chagas Vaz Eufrásio era titular do cartório na comarca de Riachão das Neves e foi condenado por fraudar registros de matrículas de duas fazendas. 

Apesar da demissão, publicada no Diário de Justiça Eletrônico desta segunda-feira (22), o oficial já foi demitido dos quadros do poder judiciário desde o ano de 2002, segundo relatório da Corregedoria das Comarcas do Interior (CCI). A nova decisão cumpre acórdão proferido pelo Conselho da Magistratura em junho de 2023. 

Continue lendo

Política

OR/Odebrecht oferece 31 unidades ao estado da Bahia em processo que discute área de condomínio em Patamares; entenda

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A OR Empreendimento, novo nome Odebrecht, vem encarando um grande “cabo de guerra” com o Governo da Bahia, por conta de um empreendimento. O Parque Tropical, localizado em Pituaçu, entregue em 2015, tem sido alvo de uma ação proposta pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), através da procuradora Bárbara Camardelli. 

O processo de 2022 busca o reconhecimento da propriedade e a “restituição definitiva da área edificada, com incorporação das acessões nele construídas, determinando a desocupação do imóvel detido injustamente, bem como o pagamento de todos os prejuízos causados ao Estado da Bahia, pela ocupação irregular do imóvel durante esses anos”. 

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com