Conecte-se Conosco

Política

ACM Neto, líder da oposição na Bahia volta ao holofote após derrota em 2022; Veja o comentário da articulista política da Tribuna da Bahia, Fernanda Dourado

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

(por Fernanda Dourado)

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto, do União Brasil, é, sem dúvida alguma, o maior líder da oposição no estado. Claro, que, também, não há dúvida que o ex-gestor voltou a assumir seu papel oposicionista, recentemente.

O vice-presidente nacional do União Brasil, que estava há quase dois anos recluso, agora, resolveu partir para o ataque ao seu maior opositor, Jerônimo Rodrigues, o governador do estado, que o derrotou em 2022. Neto tem feito críticas até ao presidente Lula. Mas, durante a eleição, evitou o embate com o PT – já que sabia, principalmente, por pesquisas, que poderia ser prejudicado politicamente, caso partisse para o ataque.  Mas mesmo sem o confronto severo, perdeu a eleição. 

O “baque” que ACM Neto sofreu em ser derrotado pelo PT o deixou muito abatido, segundo informações de bastidores, já que estava disparado nas pesquisas e foi vencido por um político que não havia disputado nenhum cargo público. De acordo com os bastidores, o ex-prefeito da primeira capital do Brasil, após a derrota não acolheu como deveria seus aliados.  Ainda segundo seus defensores, a principal justificativa é que Neto não conseguiu assimilar, imediatamente, a derrota.

Após a derrota, ACM Neto diminuiu, visivelmente, suas aparições públicas e, também, as críticas ao governo. Mas, evidentemente, se viu obrigado a sair da reclusão em 2024 – ano que acontece as eleições municipais. ACM Neto é jovem e, claro, não abrirá mão de seu sonho e projeto político em tentar conseguir ingressar no Palácio de Ondina – o qual o seu avô, o ex-senador ACM, ocupou por três vezes. 

O maior representante político do União Brasil na Bahia sabe que lideranças políticas têm impacto determinante no resultado do seu grupo, ou seja, não pode deixar solto. 

Em 2018, Neto deixou o grupo solto e, claro, teve consequências e até revoltas de legisladores, prefeitos e lideranças políticas. Muito me confessaram, na época, que estavam decepcionadas com o recuo de ACM Neto em não disputar o governo do estado.  O ex-gestor ocupava seu segundo mandato na prefeitura de Salvador e justificou a desistência: “Meu nome passou a ser cogitado para disputar o governo. Como todo baiano que ama a sua terra, teria o orgulho de ser governador. Eu refleti muito, ouvi muita gente, e mais ao final só sobrou ouvir meu coração. Meu coração me impede de deixar a prefeitura”. 

Ouvi muito comentários de políticos durante este período. Eles alegavam que ACM Neto deveria ter saído para manter o grupo unido e, também, não deixar legisladores estaduais e federais na mão. O papel do líder é incontestável na política – já que ele tem o poder de conduzir ao sucesso ou ao fracasso. E ACM Neto sabe disso. Ele precisa, mesmo ressabiado, se reerguer politicamente para conseguir impulsionar e a manter a competitividade da oposição no estado. Se ele disputará ou não a eleição para o governo em 2026… Não se sabe. A única certeza é que o grupo oposicionista não irá perdoá-lo, mais uma vez, caso ele repita o que fez em 2018, ou seja, desistir de competir o governo do estado em 2026.

*Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da TV ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. A especialista, também, é consultora política. Escreve neste espaço às quartas-feiras; Instagram e TikTok: @fernandadouradoreporter

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Candidato a vereador Palhinha fala sobre seu trabalho no Loteamento Aquarius

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Nesta entrevista exclusiva para o Bahia Repórter, conversamos com Palhinha, candidato a vereador que atuou por mais de 20 anos na Câmara Municipal de Salvador. Neste bate-papo, Palhinha compartilha suas experiências e realizações, com um foco especial em suas contribuições para o desenvolvimento do Loteamento Aquarius. Conheça mais sobre seu compromisso e trabalho dedicado em prol desta comunidade.

Bahia Repórter:  Palhinha, o que motivou a criação do projeto de lei para tornar o Loteamento Aquarius um bairro independente da Pituba?

Palhinha:A sensação de pertencimento dos moradores e o seu grupo de serviços e negócios, como escolas, restaurantes e hospital.

Bahia Repórter:Quais são os principais benefícios que os moradores do Aquarius podem esperar ao se tornar um bairro oficial de Salvador?

Palhinha:Todas as benfeitorias reconhecidas pelo poder público passaram a ter mais legitimidade nos encaminhamentos.

Bahia Repórter: A associação AmeAquarius tem desempenhado um papel fundamental nesse processo. Qual a importância dessa parceria entre a associação de condôminos e o setor público para o desenvolvimento local?

Palhinha:A AmeAquarius tem grande relevância na detecção e encaminhamento dos pleitos e conta com meu total apoio. Poucos bairros em Salvador contam com uma associação tão comprometida.

Bahia Repórter:Como a independência administrativa do Aquarius pode impactar o planejamento urbano e os serviços públicos na região?

Palhinha:Sendo bairro, terá mais acesso e um olhar diferenciado dos serviços públicos.

Bahia Repórter: Acredita que o modelo de colaboração entre associações de moradores e o poder público, como vemos no Aquarius, pode ser replicado em outros bairros de Salvador? Quais seriam os principais desafios e vantagens?

Palhinha: Será de suma importância com o fortalecimento da associação que representa o bairro e o comprometimento dos seus diretores. Os desafios serão a luta diária e a perseverança em busca de melhorias.

Bahia Repórter: Quais foram as principais ações e projetos da AmeAquarius que contribuíram para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida no Loteamento Aquarius?

Palhinha:A revitalização da Rua Manoel Filomeno de Miranda, a construção da Praça Sostenes Tavares Macedo, a manutenção da praça no entorno do bairro Aquarius, que recebe diariamente centenas de pessoas, e a construção de quatro quiosques para atender os moradores.

Bahia Repórter: Como o senhor avalia o papel das associações de moradores na promoção da cidadania e na reivindicação de melhorias para os bairros?

Palhinha:É de vital importância para o bairro continuar crescendo de forma organizada, com o meu apoio.

Bahia Repórter:Qual a importância da presença ativa de um vereador em um bairro? Como a sua atuação tem influenciado diretamente o Loteamento Aquarius?

Palhinha:É de suma importância para acompanhar e levantar as necessidades de melhorias. Minha atuação faz com que as coisas aconteçam mais rapidamente, visto que acompanho diariamente com os poderes públicos e a associação de moradores.

Bahia Repórter:Além do projeto de lei para tornar o Aquarius um bairro oficial, quais outras iniciativas o senhor tem planejado para melhorar a vida dos moradores da região?

Palhinha: Buscando ideias e indicações para chegar ao poder público, levando qualidade de vida aos moradores e visitantes.

Bahia Repórter:  Quando foi o processo de oficialização do bairro Aquarius?

Palhinha: O projeto foi votado na em uma  sessão da câmara dos vereadores em dezembro de 2023, com muita luta minha, sancionado pelo Prefeito Bruno Reis em janeiro de 2024, e hoje já é um bairro conforme decreto 3877611.07.24, conforme o Diário Oficial do Município.

Continue lendo

Política

Trump tem 48% das intenções de voto, e Kamala, 46%, aponta pesquisa

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Nova pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quinta-feira (25) aponta Donald Trump numericamente à frente de Kamala Harris na corrida presidencial dos Estados Unidos. Ambos, porém, aparecem tecnicamente empatados —o republicano registrou 48% da preferência dos eleitores, enquanto a democrata, 46%

A pesquisa foi feita pelo New York Times em parceria com a Universidade Siena. O levantamento ouviu 1.142 pessoas de 22 a 24 de julho, e a margem de erro é de 3,3 pontos percentuais.

Na pesquisa anterior, feita no início de julho após o debate de Trump com Joe Biden, a diferença entre o atual presidente dos EUA e o republicano era de seis pontos percentuais —distância, portanto, que teria sido reduzida com Kamala na disputa.

Continue lendo

Política

MP que beneficia irmãos Batista encarece conta de luz para Norte e Nordeste, baixa renda e indústria

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A medida provisória (MP) que beneficiou a Âmbar, empresa de energia do Grupo J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, vai encarecer a conta de luz de famílias de baixa renda no País, além de aumentar as tarifas para todos os consumidores das regiões Norte e Nordeste e também ter impacto sobre a indústria, que tende a repassá-lo para o preço dos produtos. Essa é a conclusão de um estudo da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia, e de entidades do setor elétrico.

Procurados pelo Estadão, o Ministério de Minas e Energia (MME) argumenta que se trata de um “rearranjo de pagadores”, com a inclusão de grandes indústrias e com um rateio diferente para os consumidores de diferentes regiões do País e que os valores são “irrisórios”, enquanto a Âmbar diz que os desequilíbrios financeiros da Amazonas Energia eram amplamente conhecidos pelo setor e que o governo já havia informado que havia estudos em busca de uma solução.

A autora do estudo, a TR Soluções, é uma empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia do País. Criada em 2011, presta serviços a empresas de toda a cadeia, como grandes consumidores, distribuidoras e comercializadoras. Sem vínculo com nenhum grupo econômico, possui uma plataforma de projeções que reproduz cálculos tarifários a partir das premissas e regras estabelecidas pelo órgão regulador do setor.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com