Conecte-se Conosco

Esportes

Resgates por afogamentos crescem 29% em Salvador e RMS

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Os dados do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia mostram que no ano de 2020 foram registrados 235 resgates de janeiro a dezembro, contra 304 ocorrências no ano passado, um aumento de 29.36 %.  

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Salvador, pessoas de idades entre 12 a 35 anos são as principais vítimas de afogamentos nas praias da capital baiana e da região metropolitana. O período entre setembro e fevereiro são os mais recorrentes e coincidem com as férias escolares e com as estações mais quentes. 

O recorte inclui situações de pessoas que entram em pânico e não conseguem sair da água e os mais graves, quando a vítima aspira o líquido e perde o contato com o solo. 

Para evitar acidentes e orientar os banhistas sobre os principais perigos e áreas arriscadas, o 13ª Grupamento de Bombeiros Militar (13ºGBM/Gmar) atua na faixa que vai de Amaralina até as praias da cidade baixa, com postos fixos e guarda-vidas capacitados para realizar primeiros socorros,  resgates em casos de afogamento, atendimento pré-hospitalar.

“O nosso trabalho não se limita em resgatar vítimas e observar anormalidades na água, mas também, na realização de ações preventivas na areia e no mar, por meio de rondas realizadas com a utilização de apitos”, esclarece o soldado e guarda-vidas do Gmar Danilo Villar Santana. 

De acordo com o profissional, em 2021, quase 20 mil ações, entre atividades preventivas e salvamentos foram realizadas, assim como 74 atendimentos pré-hospitalares. As equipes também promoveram a localização de nove crianças.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

A consequência da polarização política: Radicais e intolerantes

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Atualmente, discutir ou opinar sobre política se tornou um verdadeiro campo minado. Apesar de a maioria da população declarar aos “quatro cantos” que não gosta de política, todos opinam sobre ela, mesmo sem conhecê-la a fundo.
A falta de entendimento básico a respeito de política torna as conversas ainda mais desafiadoras e, muitas vezes, improdutivas, principalmente, quando há radicalismo e polarização no debate.
O extremismo na política, sem dúvida alguma, tem causado danos irreparáveis às relações humanas. Ele pode estar relacionado à falta de conhecimento político, mas também pode ser influenciado por diversos fatores, como ideologias extremas, polarização social, manipulação partidária e de líderes e até mesmo interesses pessoais ou de determinados grupos.
Os radicais estão em todos os campos políticos. Há radicais de direita e, também, de esquerda e de outras tendências.
O mais integrante dos extremistas: é que tanto direitistas, quanto esquerdistas, dificilmente, se reconhecem como radicais, mas agem como pessoas inflexíveis, intolerantes e impacientes na escuta de quem pensa o contrário – já que estão fechadas em suas bolhas e crenças ideológicas intocáveis.
Por diversas vezes, os radicais são impiedosos com as palavras e, inclusive, deixam de lado os valores humanos que são os princípios morais e éticos que deveriam, sim, ser respeitados em um debate político!  Mas o intolerante não respeita quem pensa diferente dele, mas, sim, muitas vezes, o assemelha até a  um inimigo a ser destruído.
O radicalismo é tamanho que os extremos radicais quando não conseguem debater no campo das ideias, tentam aniquilar a  reputação pessoal ou até mesmo tirar a vida de quem pensa contrário a ele – como aconteceu recentemente na Pensilvânia, nos Estados Unidos, com o ex-presidente e candidato republicano na corrida à Casa Branca neste ano Donald Trump – que sofreu um atentado e por um triz não morreu.
Os radicais têm seus dogmas e, inclusive, mantém posições extremamente firmes e inflexíveis em questões políticas, na maioria das vezes, rejeitam qualquer opinião. Tentar fazer um radical mudar de ideia é “mera ilusão”.
Conversar com radicais é sempre desafiador, independentemente de sua inclinação política, seja de esquerda, direita ou qualquer outra tendência.

Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da TV ALBA  – Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. A especialista, também, é consultora política. Escreve neste espaço às quartas-feiras; Instagram e TikTok: @fernandadouradoreporter

Continue lendo

Esportes

Confira valores e onde comprar ingressos para Vitória x Botafogo pela Série A

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A venda dos ingressos para a partida entre Vitória x Botafogo, nesta quinta-feira (11), às 21h30, no Barradão, pela 16ª rodada da Série A já estão disponíveis.

O torcedor rubro-negro pode adquirir a sua entrada nos pontos físicos espalhados em sete shoppings na cidade e na Região Metropolitana de Salvador. Nas bilheterias do Barradão, a venda será exclusivamente no dia do jogo, das 14h às 22h30. 

A venda de ingressos pela internet também já estão disponíveis. Torcedores sócios do Sou Mais Vitória devem fazer o check-in pelo site ou pelo aplicativo Vitória App. Crianças de até 11 anos possuem direito a gratuidade desde que acompanhado por um responsável e com documento para comprovar a idade.

Continue lendo

Esportes

Psiquiatra Thiago Campos lança livro nesta sexta-feira, 03/05

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O psiquiatra Thiago Campos, membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e cofundador do Centro Integrado de Assistência Cognitiva (CIAC), lança a segunda edição do seu livro “Amarelo & Azul”, nesta sexta-feira, 03/05, às 18h, na Livraria LDM, do Shopping Paseo Itaigara. Por meio de vivências, impressões e divagações sobre o fantástico universo paralelo da mente humana, a obra traz contos e crônicas dos alter-egos das diferentes personas que o médico viveu, vive e, quem sabe, viverá ao longo da vida.

Músico e escritor, Thiago Campos tem como marca a incansável curiosidade sobre tudo que permeia o conhecimento e a criatividade humana. Alegria, tristeza, frustração, loucura, sanidade, sabedoria, angústia e principalmente a redenção são as tônicas dos sentimentos difusos na prosa “Amarelo & Azul”. A mensagem e a sensação final é a de que “as coisas se resolvem” e tudo “vai pra onde deveria estar”. O lançamento do livro, da editora Zarte, contará com bate-papo, sessão de autógrafo e música.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com