Coluna Questão de Ordem: A imparcialidade e isenção são os maiores patrimônios do jornalismo. A coluna seguirá a mesma linha editorial do site Bahia Repórter com respeito aos citados, sigilo total das fontes – quando solicitadas, informações exclusivas, imparcialidade, apuração jornalística e histórica. Ou seja, o jornalismo como deve ser feito: com ética. Toda terça-feira , às 21 horas, impreterivelmente, uma coluna recheada de informações. Não durma antes de lê-la. A informação na política é uma preciosidade .
Leão nega ter problemas de saúde
O vice-governador da Bahia negou em coletiva de imprensa que tenha problemas de saúde ao afirma que pode até apresentar o relatório médico. “Estou zero km”, mas que o ritmo acelerado de Neto o fez desistir – já que o piseiro e a visita a cinco municípios no dia o deixou muito cansado. Ele ainda alfinetou o governador quando disse que “aguentar a ligeireza” é fácil, mas acompanhar o “Bonitão”, ACM Neto é difícil. Veja aqui!
O piseiro de 3 km
Veja abaixo a performance de Leão acompanhado ACM Neto no piseiro!
O carisma de Leão
O carisma é mais fácil de reconhecer do que definir. Não há dúvida alguma que o vice-governador da Bahia, João Leão, tem um carisma nato. O progressista – que tem 76 anos de idade – consegue atrair os holofotes políticos e deixar a política mais leve, menos enfadonha e mais criativa neste momento de polarização.
O Neto de Leão
Apesar de não ser marqueteiro, o vice-governador da Bahia tem umas tiradas políticas de causar inveja a qualquer profissional da área de marketing. Quando Leão foi anunciado na chapa majoritária de ACM Neto, o progressista utilizou o sobrenome “Neto” de ACM para dizer que ganhou um Neto, e, claro viralizou.
“Dois Leões lutando pelo povo”
Agora que o deputado federal, Cacá Leão, irá disputar a vaga do senado no lugar do pai, Leão lançou: “Dois Leões lutando pelo povo”. Veja aqui!
Puxador de votos
A expectativa de legisladores federais é que Leão seja um puxador de votos com objetivo de fortalecer a bancada. Na última eleição que foi candidato ao Parlamento Federal, Leão obteve 204 mil votos.
Receio nas bases
Apesar do anseio por ser puxador de votos, alguns legisladores federais temem também que prefeitos acabem optando por Leão na hora do apoio. Contudo, João Leão ao responder o questionamento do Bahia Repórter, afirmou que “sempre respeitará a base política dos aliados e que, inclusive, pode até pedir votos para os colegas de partido.
Pesquisa qualitativa e troca de Leões
ACM Neto afirmou que a última pesquisa qualitativa feita pelo grupo foi quase no mesmo período desistência do senador Jaques Wagner ao governo. “De lá pra cá ainda não fizemos qualitativa”, ao afirmar que a mudança na candidatura ao senado não tem nada a ver com pesquisa e que, inclusive, ele não pediu que fizesse esta troca de Leões. Neto disse que a chapa dos sonhos era ele e Cacá Leão. O ex-prefeito ainda afirmou que “acreditava na vitória de João Leão e que acredita na vitória de Cacá Leão”.
Ciumeira no seio Netista
O fato é que o ciúmes na política é evidenciado em todos os lados. Mas na coletiva de imprensa ACM Neto fez questão de lembrar que nenhum deputado estadual foi convidado a participar apesar de serem bem-vindos, mas enfatizou, segundo ele, para não desprestigiar os outros. Dizem que a ciumenta no seio Netista é gigantesca, principalmente, após as novas adesões.
ACM Neto diz não perder um milímetro de seu tempo se não for questões relacionadas a Bahia
O ex-prefeito, ACM Neto, afirmou que não perde um milímetro de seu tempo se não for questões relacionadas à Bahia, inclusive, afirmou que resolve as questões de nacionais por telefone. “Se fosse antes em uma terça-feira, eu estaria em Brasília”, afiançou ao lembrar que está totalmente dedicado à campanha.
Cacá Leão
João Leão lembrou a trajetória política do filho e disse ter orgulho. Cacá Leão aproveitou para enfatizar em seu discurso – que desde quando assumiu o mandato de deputado federal legislou nos três governos: Dilma, Temer e Bolsonaro. O parlamentar usou o mesmo discurso de Neto ao afirmar que ajudará a governo com qualquer que seja o presidente da república. Cacá Leão foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos e era muito bem-quisto no Parlamento estadual: pela oposição e situação! Usava a diplomacia na Assembleia Legislativa da Bahia.
Cajado e a insatisfação
A insatisfação de Cajado, deputado federal e presidente nacional interino do PP, com a decisão de substituir Cacá por João Leão na disputa pelo senado também foi lembrada na coletiva. Contudo, Cacá não deu muita ênfase e desconversou ao falar que ficará tudo bem e que Cajado é um amigo.
*Fernanda Dourado é editora-chefe do site Bahia Repórter. A jornalista – que é formada desde 2005 – é especialista em política e já trabalhou nos principais veículos de comunicação da Bahia sempre na área política. Fernanda Dourado faz cobertura política na Bahia e nacional.
O presidente dos Estados Unidos,Donald Trump, afirmou que não aceitará qualquer acordo de trégua temporária com o Irã e voltou pressionar o país pelo “fim definitivo” de seu programa nuclear.A declaração foi dada durante o voo de retorno a Washington, após sua saída antecipada da cúpula do G7, no Canadá.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (16) o regime de urgência para o Projeto de Lei 2692/25, de autoria do deputado José Guimarães (PT-CE), que altera a tabela mensal do Imposto de Renda (IR) para garantir a manutenção da isenção em 2025 para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos, atualmente fixados em R$ 3.036.
Esquema envolvia espionagem ilegal de pessoas consideradas pelo governo anterior como adversárias. Para investigadores, Ramagem montou o esquema, Carlos Bolsonaro era o chefe do gabinete do ódio – que usava as informações para atacar publicamente os alvos – e Bolsonaro era o beneficiário. Atual cúpula da Abin foi implicada por obstruir as investigações.