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“Brasileiros pagam uma das mais altas cargas tributárias sobre alimentos industrializados”, diz ABIA

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Os alimentos industrializados no Brasil têm uma tributação ao redor de 24%. Em outras palavras, quase um quarto do valor que você gasta para adquirir uma infinidade de produtos – do pão de forma ao macarrão, passando pelo iogurte, requeijão, manteiga, presunto, entre outros – vai para o governo na forma de impostos. Para efeito de comparação, nos países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) esse percentual, em média, é de 7%.

“Em relação aos alimentos industrializados, os brasileiros pagam uma das mais altas cargas tributárias do planeta”, diz João Dornellas, que preside a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, a ABIA. Convém esclarecer que cerca de 90% dos produtos associados ao segmento são aqueles que todo mundo tem o hábito de consumir no dia a dia. É o caso do óleo de cozinha, que é tributado em aproximadamente 23%, da canjica, com mais de 35%, e até o suco de caixinha, que paga 37% de impostos, segundo dados do Impostômetro de SP.

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O desejo de empreender sempre esteve nas veias de Villon Souza. Matemático por formação, ele fez longa carreira no mercado de telecomunicações, de estagiário a especialista, passando por áreas como antifraude, garantia de receita, comercial, compras e logística. Mas uma hora cansou da burocracia das grandes empresas. 

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O plano da Gol para sair da recuperação judicial – e atrair um sócio

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A companhia aérea Gol anunciou nesta segunda-feira, 27, seu novo plano financeiro de cinco anos. Um dos passos para sair do processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, o plano começou a ser desenhado em abril, como antecipou o INSIGHT, e abre espaço para as negociações da companhia com interessados no negócio ficarem mais ativas – a concorrente Azul é uma das principais apontadas.

O processo de financiamento de saída do processo de recuperação judicial envolve o refinanciamento de cerca de US$ 2 bilhões em dívida garantida de longo prazo e uma emissão de novas ações no valor de US$ 1,5 bilhão. Parte dos recursos da emissão vai pagar o financiamento existente de devedor em posse (DIP) de US$  1 bilhão, firmado ao entrar no Chapter 11. Com o aumento de capital e melhorias de resultado, a companhia acredita ser possível chegar a uma alavancagem de 1,7x em 2029.

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