Conecte-se Conosco

Política

Coluna Questão de Ordem: “ACM Neto desistiu nas eleições passadas quando Lula nem sequer era candidato”, afirmou Moema Gramacho; Relembre a desistência de ACM Neto, alvoroço causado na política baiana e os bastidores da política

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Coluna Questão de Ordem: A imparcialidade e isenção são os maiores patrimônios do jornalismo. A coluna seguirá a mesma linha editorial do site Bahia Repórter com respeito aos citados, sigilo total das fontes – quando solicitadas, informações exclusivas, imparcialidade, apuração jornalística e histórica. Ou seja, o jornalismo como deve ser feito: com ética. Toda terça-feira , às 21 horas, impreterivelmente, uma coluna recheada de informações. Não durma antes de lê-la. A informação na política é uma preciosidade .

(por Fernanda Dourado)

A prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT) foi entrevistada pelo Bahia Repórter à coluna Questão de Ordem e comentou a política nacional e estadual. 

Candidatura a estadual ou a federal? 

 A petista Moema Gramacho que administra a prefeitura de Lauro de Freitas pela quarta vez também já foi deputada estadual e federal. A petista – que se destacava na Assembleia Legislativa da Bahia pela oposição ferrenha ao governo do estado ( quem não se lembra da briga pela senha para acompanhar as contas do governo) – afirmou à coluna que não saíra candidata em 2022 “nem a estadual, nem a federal”, afiançou. 

Chapa majoritária? 

Moema Gramacho e Otto Alencar

O nome da petista Moema Gramacho já foi lembrado algumas vezes à chapa majoritária. Contudo, a chefe do executivo municipal não mencionou nada a respeito. Mas segundo, informações dos bastidores, o nome da petista poderá, sim, ser contemplado na chapa majoritária, claro, na hipótese do senador Otto Alencar (PSD), ser candidato ao palácio de Ondina, Moema seria a vice. Há também a hipótese da petista ser suplente na vaga do senado.

Polarização nacional x estadual

A petista – que afirmou  acreditar em uma polarização nacional – ainda disse que caso João Roma seja candidato mesmo, a situação de ACM Neto, ainda DEM e secretário-geral da União Brasil – se complica ainda mais.

Desistência de ACM Neto em 2018 

A desistência do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, de se candidatar ao governo da Bahia em 2018 – também foi lembrada pela petista. “ACM Neto desistiu nas eleições passadas quando Lula nem sequer era candidato”, ironizou a petista.

Decisão de Neto causou revolta nos apoiadores

A decisão da desistência de ACM Neto foi anunciada em uma inauguração no subúrbio ferroviário.  Na época, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores se revoltaram com a desistência de Neto. Quem não se lembra daquela áudio de um senhor indignado com a desistência de Neto? ninguém sabe ao certo que era apoiador raivoso ou opositor zombando. Relembre o anúncio da desistência de ACM Neto de concorrer governo em 2018. Assista abaixo!



Zé Ronaldo foi o candidato

Uma semana depois, ACM Neto, lançou um vídeo nas redes sociais gravado por ele – em apoio a pré-candidatura do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), ao governo do estado. O – demista que abriu mão de seu quarto mandato de prefeito ficou em segundo lugar e obteve 1.502.266 (22,26%) dos votos. E o governador petista, Rui Costa, alcançou 5.096.062 ( 75,50% ) dos votos sendo reeleito. Confira um trecho do vídeo.

PP em Lauro de Freitas 

Prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e o presidente do PP do município, André Miranda

Mesmo antes de Bolsonaro anunciar que iria para o PL, Moema Gramacho afiançou que a possível ida de Bolsonaro não iria afetar a relação dela com o PP de Lauro. Agora, o PP não só de Lauro respira aliviado, mas, também, o PP baiano – segundo informações de bastidores.

Michele Gramacho – indicação técnica do PT 

A filha da prefeita de Lauro de Freitas, Michele Gramacho – que foi uma indicação técnica do PT – à diretoria da Fundação Paulo Jacson, responsável por gerir a Rede Alba – causou também algumas especulações políticas. A filha de Moema – que tem se destacado à frente da Rede Alba tem conquistado mais espaço na área política. Legisladores da situação e até da oposição tem acompanhado o trabalho da gestora.

Michele ingressará na política? 

Após a jornalista Michele Gramacho assumir a direção da Fundação Paulo Jacson, da Rede Alba, algumas hipóteses políticas começaram a ser feitas sobre o possível ingresso da comunicadora ao meio político. A Coluna Questão de Ordem entrou em contato com a prefeita de Lauro de Freitas para saber da real possibilidade – que se comenta nos bastidores. A petista afirmou ao BR que neste momento percebe mais a ligação da filha com a comunicação do que com a política. “Ela tem se dedicado a profissão com muito afinco” , afirmou.

Mal-estar na base

O mal-estar causado pelo governador na Bahia, Rui Costa, (PT), na própria base, segundo aliados, já foi solucionado. Rui intitulou de ‘traíras’ deputados que votaram a favor da PEC dos Precatórios. A respostas dos aliados foram imediatas. O senador Otto Alencar (PSD) e Cacá Leão (PP) citaram uma palavra em comum: fidelidade.


Política

Vladimir Putin vence eleição presidencial na Rússia e garante mais seis anos no poder

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Vladimir Putin garantiu mais seis anos como presidente da Rússia após a eleição presidencial deste domingo, com cerca de 87,4% dos votos em leitura preliminar. As informações foram divulgadas pela Comissão Eleitoral Central do país na televisão estatal. 

O resultado excede em muito o recorde anterior do presidente em exercício de 77% nas eleições de 2018.

A participação preliminar foi estimada em 74,22%. Este é o valor mais elevado desde que Boris Yeltsin se tornou presidente em 1991, após o colapso da União Soviética, e bem acima da participação de 67,5% registada em 2018. Pelo menos seis regiões russas afirmaram que a participação foi superior a 90%. 

Continue lendo

Política

Bolsa Família é pago a novo grupo nesta segunda; veja quem recebe

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O governo federal paga, nesta segunda-feira (18), a parcela de março do Bolsa Família para os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminado em 2. Os pagamentos foram organizados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, em colaboração com a Caixa Econômica Federal. O benefício permanece em R$ 600.

Continue lendo

Política

Alerta com novelas faz a Globo pensar em erros e reestruturação

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A TV Globo acendeu o gatilho vermelho dentro da emissora e estuda uma reestruturação no setor da dramaturgia. O canal observou uma queda de audiência considerável em todas as faixas de horário e começa a discutir os próximos passos para tentar reverter a queda, principalmente após a transição de duas novelas, como aconteceu recentemente com a entrada de Renascer e também com a obra Família é Tudo. 

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com