Conecte-se Conosco

Política

Exclusivo: “ACM, meu amor” e “Lula lá”, estes jingles serão regravados? Veja na Coluna Questão de Ordem também os bastidores da política baiana

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Coluna Questão de Ordem: A imparcialidade e isenção são os maiores patrimônios do jornalismo. A coluna seguirá a mesma linha editorial do site Bahia Repórter com respeito aos citados, sigilo total das fontes – quando solicitadas, informações exclusivas, imparcialidade, apuração jornalística e histórica. Ou seja, o jornalismo como deve ser feito: com ética. Toda terça-feira , às 21 horas, impreterivelmente, uma coluna recheada de informações. Não durma antes de lê-la. A informação na política é uma preciosidade .

(Por Fernanda Dourado

Jingles – a alma de uma campanha 

A segunda edição da Coluna Questão de Ordem, do site Bahia Repórter, será iniciada com melodia, mas, claro melodia política.Como já dizia Frederico Nietz: “A vida sem a música seria um erro”.  A coluna além de noticiar informações de bastidores, também, valoriza  e resgata a história da política nacional e estadual, e, claro, resolveu compartilhar com seus leitores dois jingles que fizeram sucesso nas campanhas eleitorais da direita e da esquerda. Os candidatos – que disputavam cargos distintos , mas tinham dois pontos em comum: a inegável liderança e o carisma. Mas, claro, cada um ao seu estilo! 

“ACM, meu amor” 


ACM foi governador, senador e ministro das
Comunicações. Morreu em 2007 aos 79 anos

Nas eleições de 1990, o jingle de “ACM, meu amor” emocionou a Bahia. Até quem é mais jovem se recorda desta canção por conta dos pais ou avós – que apoiavam o político. “Você se lembra de mim”… “Eu nunca vi você tão só”, emendava o jingle que embalou a vitória de ACM naquela eleição, quando venceu Roberto Santos e Lídice da Mata nas urnas ‘analógicas’. Assista ao vídeo (?)



ACM Neto irá regravar?

A “ACM, meu amor” – a melodia – que tem 31 anos é muito atual – e, inclusive, casa muito bem com o cenário político – que ACM Neto – tem colocado em seus discurso. É só imaginar o trecho da canção “Você se lembra de mim!?” sendo coberto com imagens de ACM Neto – ainda pequeno ao lado de seu avô. Claro que com uma edição – muito bem feita e com recursos de imagens da atualidade – traria na memória dos mais velhos e dos que seguem seus familiares – a nostalgia. Inclusive, no YouTube onde há algumas versões do jingle postadas – muitas pessoas pedem a regravação. A Coluna Questão de Ordem entrou em contato com a assessoria de ACM Neto, mas não informaram se o jingle será regravado ou não. 

Faca de dois gumes?

ACM Neto e seu avô, o ex-governador da Bahia
e ex-senador, ACM – que faleceu em 2007

Houve um burburinho que o PT quer associar ACM Neto ao seu avô para tentar enfraquecê-lo. Mas eis a questão: é inevitável não associar ACM Neto ao seu avô – já que são homônimos e, claro, Neto é um herdeiro político. Mas seria bom ou ruim enfatizar isso na campanha? ACM era odiado por uns, mas amado por muitos. Portanto, o tiro pode sair pela culatra até por que muitas eleitores, principalmente, do interior – que desconhecem os feitos de ACM Neto a frente da prefeitura de Salvador – o apoiam, por conta da herança política herdada pelo seu avô paterno. Inclusive, os mais conservadores – ainda têm admiração pelo ex-governador da Bahia e podem até achar ofensivo – já que ACM faleceu em 2007. 

“Lula lá”

Lula foi o primeiro ex-operário a se tornar presidente do Brasil, governou o país em dois mandatos (2003 até 2006, e de 2007 até 2011).

“Lula Lá” (também conhecida como “Sem medo de ser feliz”) é uma canção escrita pelo cantor e compositor brasileiro Hilton Acioli para o segundo turno da campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, em 1989 – ano em que a composição ficou popular, durante a primeira eleição direta no Brasil. (Assista ao vídeo ?)

Reencontro de Lula com o compositor 

Lula não saiu vitorioso nas ruas, mas ao lembrar  desta canção se emocionou ao reencontrar o compositor. “ Sem dúvida, canção é uma das mais emocionantes da história do país, além da melodia, da letra ainda temos o acordeom que deu um brilho a mais na canção.  (Assista ao vídeo ?)


“Lula lá, Wagner cá”

O ex-presidente Lula e senador e
ex-governador, Jaques Wagner

A expressão “Lula lá, Wagner cá” já é utilizada por alguns petistas no meio político. Por isso, a uma expectativa de uma regravação à campanha eleitoral . A melodia da canção e o som do acordeom podem emocionar até mesmo um democrata e quiçá um bolsonarista. Na época, a canção foi gravada pelo o trio: Gilberto Gil, Djavan e Caetano Veloso. Nos comentários do YouTube as pessoas também pedem um remake.

”Nem a candidatura ainda está definida”, diz assessoria de Lula à nossa Coluna 

Coluna Questão de Ordem entrou em contato com a assessoria direta de Lula para saber sobre uma possível regravação da melodia, e recebeu a seguinte resposta: “Não tem nenhuma discussão disso ainda”,  e acrescentou: “Nem a candidatura está definida”.

“Eu não gosto de político xingador”, diz Jaques Wagner (Veja video ?)

O senador da república e ex-governador da Bahia, afirmou durante seu discurso nesta segunda-feira (25) em Santo Estevão – que não gosta de político “xingador”. “Eu não gosto de político xingador. Eu digo aos meus – que me acompanham: não xinguem . Quem xinga é quem não tem argumentos para conhecer as pessoas. E lembre que você tem família e quer ter sua família respeitada. Seu adversário também tem família e merece ser respeitada”, ponderou Jaques Wagner. A democracia é bonita para debater ideias e não trocar ofensas”, acrescentou Wagner para os munícipes.

Gangorra de emoções no PP

João Leão é o vice-governador da
Bahia e presidente estadual do PP

Desde o primeiro dia que foi especulada a ida do presidente Jair Bolsonaro à ala, os progressistas não tiveram um dia sequer de paz.  Uma avalanche de sentimentos rodeiam os corações progressistas – e, claro, suficientes para desestabilizar até o filiado mais tranquilo. O presidente da legenda e vice-governador da Bahia, João Leão – que é sempre muito cortês e educado com a imprensa – tem evitado dar declarações sobre o imbróglio.

PP respirou mais aliviado nesta terça-feira

Jair Bolsonaro, presidente da república,
e Valdemar Costa Neto – presidente do PL

O Bahia Repórter noticiou com exclusividade, nesta terça-feira ( 26) a ligação de Bolsonaro para Valdemar Costa Neto, presidente do PL, com intuito de negar a filiação dele ao PP. A divulgação do vídeo de Valdemar convidando Bolsonaro, os filhos e seguidores para ingressar na legenda foi por conta da segurança que o chefe do executivo passou para Valdemar sobre sua filiação partidária ao PL.

Valdemar Costa Neto pretende aumentar a bancada 

O PL – que é bem menor que o PP na Bahia – já estava apreensivo com o veto do retorno das coligações partidárias – como externou Zé Rocha. Com a possível ida de Bolsonaro, Valdemar Costa Neto acredita que fará uma bancada com 60 deputados federais.

União Brasil : Legisladores ligam o sinal de alerta

A possível articulação política do deputado federal, Zé Rocha, PL, e de outros legisladores governistas – para a legenda União Brasil – partido em formação – acendeu um sinal de alerta aos aliados de ACM Neto. Alguns políticos já temem que a procura pela União Brasil seja muito grande por conta do fundo partidário de 1 bilhão e, segundo políticos, ACM Neto – pela ânsia de chegar ao poder – acolha, sem critérios, políticos que não tenham nada a ver com a direita e ainda tenham mais votos do que seus aliados. A questão é a seguinte – após o veto do retorno das coligações partidárias – os partidos que devem fazer mais parlamentares são União Brasil e PT. Contudo, o funil para se entrar no PT é, sem dúvida, bem mais apertado.

Robinho volta a atacar o governo

O deputado estadual Robinho (PP) – que não faz mais parte da bancada do governador Rui Costa (PP) – usou a tribuna da Casa nesta terça-feira a atacar, mais uma vez, o governo. Confira o discurso na íntegra do legislador. (Assista aqui ?)

—————————————————
*Fernanda Dourado é editora-chefe do site Bahia Repórter. A jornalista – que é formada desde 2005  – é especialista em política e já trabalhou nos principais veículos de comunicação da Bahia sempre na área política. Fernanda Dourado faz cobertura política na Bahia e nacional.

Política

Câmara aprova projeto que muda regras de licenciamento ambiental; confira como votaram os baianos

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Em uma sessão que se estendeu até as 3h40 da madrugada desta quinta-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 2159/21, que cria novos tipos de licença ambiental. O projeto foi aprovado por 267 votos a favor e 116 contra, e agora segue para sanção presidencial. 

A proposta já havia sido aprovada também no Senado Federal, e retornou para a Câmara. O projeto estabelece o modelo de licenciamento para os empreendimentos estratégicos e a de adesão por compromisso, com procedimentos simplificados e prazos menores para análise.

O relatório do deputado Zé Vitor (PL-MG) incorporou 29 emendas do Senado, e, entre diversas outras medidas, introduz novas categorias de licença ambiental. O relator destacou a contribuição das emendas dos senadores para ampliar a clareza e a objetividade das regras de licenciamento.

Continue lendo

Política

Lucas Lucco é indiciado por suspeita de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O cantor Lucas Lucco foi indiciado pela Polícia Civil de Goiânia por suspeita de fraude na venda de carros de luxo, estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa.

De acordo com o delegado Manoel Borges, responsável pelo caso, a situação começou a ser apurada há quatro meses após a denúncia de um empresário que relatou ter sido prejudicado em uma negociação.

Além de Lucco, estão sendo investigados o pai do artista e um falso advogado, que é ex-funcionário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, e teria tentado aplicar o golpe no empresário.

Continue lendo

Política

MPF instaura inquérito civil para apurar e supostas irregularidades cometida na execução do PNAE em Santo Amaro

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da 15ª Oficina de Trabalho Corporativo (15º OTC), publicou nesta quinta-feira (17) uma portaria, assinada pelo Procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho, que converte um Procedimento Preparatório em Inquérito Civil Público para investigar supostas irregularidades no fornecimento de merenda escolar no município de Santo Amaro, na Bahia. O caso, segundo o documento, tem como objetivo apurar denúncias sobre a má qualidade dos serviços prestados com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com a portaria, o inquérito civil foi instaurado após a Procuradoria da República receber informações sobre possíveis falhas na execução do PNAE pelo município baiano. O programa repassa verbas federais para a alimentação de estudantes da rede pública.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com