Conecte-se Conosco

Política

Coluna: A debandada de prefeitos em 2014 por conta da pesquisa

Publicado

em

Coluna Questão de Ordem: A imparcialidade e isenção são os maiores patrimônios do jornalismo. A coluna seguirá a mesma linha editorial do site Bahia Repórter com respeito aos citados, sigilo total das fontes – quando solicitadas, informações exclusivas, imparcialidade, apuração jornalística e histórica. Ou seja, o jornalismo como deve ser feito: com ética. Toda terça-feira , às 21 horas, impreterivelmente, uma coluna recheada de informações. Não durma antes de lê-la. A informação na política é uma preciosidade .


(Por Fernanda Dourado) 

O ex-prefeito de Salvador e secretário geral do União Brasil, ACM Neto, tem dado pista de como será o tom de sua campanha eleitoral para o Palácio de Ondina: agressiva em números, mas emotiva em discursos. Neto – que tenta evitar a polarização, (PT x Bolsonaro ) a todo custo – não tem poupado ataques ao governo petista – sempre munido de estatísticas e utilizando dos mecanismos comparativos, ou seja, fazendo um paralelo entre a Bahia e outros estados nordestinos – que, segundo ele, estão a frente do estado baiano por incompetência da gestão petista. Ele também utiliza da emoção em seu discurso. E assim fez, mais uma vez, no evento Mulher Democrata – onde a “Coluna Questão de Ordem” do site Bahia Repórter esteve presente e, também, estará presente em eventos dos outros candidatos. A coluna Questão de Ordem que se iniciou nesta terça-feira (19) será pautada com a mesma linha editorial do site Bahia Repórter com isenção – o maior patrimônio do jornalismo. Toda terça-feira , às 21 horas, impreterivelmente, uma coluna recheada de informações.


Intonação: sem alterar o timbre de voz 

Acm Neto no encontro das mulheres do DEM

Em uma sala lotada  de mulheres – o ainda demista ACM Neto – atacou o governo petista em todo o seu discurso ( do início ao fim), mas sem sequer alterar o timbre de voz. Mesmo sem o discurso raivoso, ele conseguiu arrancar – a todo instante – aplausos das mulheres presentes.

Estatísticas impactantes 

Assim como no jornalismo, a estatística também tem um peso gigantesco em campanhas políticas – já que é o conteúdo da matemática que mais aparece em revistas e reportagens de jornais e em qualquer área do conhecimento de maneira significativa. Neto tem usado bastante. O demista usou números impactantes para prender ainda mais a atenção das mulheres da legenda juntamente com metáfora – figura de linguagem em que se encontra uma comparação implícita. Os artifícios utilizados pelo demista deixou o discurso informátivo, leve, natural, não raivoso e didático – mesmo sem utilizar power point. Em tempo: o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gaban, utilizava muito de dados na época da que era líder da oposição na Casa. Dessa forma, ele era muito requisitado pela imprensa.

Emoção 

Boas histórias provocam emoções no seu público. Neto também utilizou deste recurso durante sua explanação ao falar de sua caminhada pela Bahia e trouxe histórias de baianos, que segundo ele, foram escutadas durante sua caminhada pela Bahia. Inclusive, a frase “caminhada pela Bahia” foi utilizada diversas vezes durante sua apresentação. 

Educação 

Ao falar da educação, o pré-candidato ao governo do estado – citou  a desigualdade social e lembrou que o meio para extingui-la é o investimento na educação. Em seguida,  lembrou que a Bahia, segundo ele, ocupa a pior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – ao enfatizar que Ceará e Pernambuco cresceu a nível educacional.

Segurança pública ( clique no vídeo)

trim.D83A2C75-AF44-4174-A993-25DDBACA49F7

A segurança pública parece que será o “calcanhar de aquiles” do PT se depender de ACM Neto. Em seu Instagram, o demista já fez diversos vídeos – utilizando áudios e imagens de impacto em preto e branco – para criticar a segurança no estado baiano.

Segundo ACM Neto, a Bahia ocupa o primeiro lugar em número de homicídio no Brasil. Como foi noticiado aqui no Bahia Repórter Jaques Wagner já disse que no momento certo falará da segurança pública e até citou que quando entrou no governo, segundo o petista, nem gasolina havia nos carros dos polícias. A briga será de dados, imagens e discursos na internet e no horário eleitoral.

Geração de empregos 

geração de trabalho e renda (GTR) comprende a criação de novas e pequenas unidades produtivas ou a expansão das já existentes. E Neto reafirmou que a geração de emprego não será apenas na capital e na região metropolitana, mas, sim, de acordo com ele, nos 417 municípios baianos.

Saúde 

O ex-prefeito de Salvador não atacou a saúde. Durante a pandemia, prefeitura e governo estiveram lado a lado no combate ao coronavírus. 

Mulheres na política 

De acordo com o secretário-geral da legenda União Brasil, o investimento para atrair as mulheres no Brasil continuará. “Somos um dos partidos que mais gastou com candidatura de mulheres”, afiançou ao convocar as mulheres para apoiá-los.


15 anos do governo PT 

ACM Neto aposta em um possível desgaste  de uma gestão que já dura uma década e meia. Em seu discurso ACM Neto criticou a atuação do PT durante  estes 15 anos de gestão.  

Jaques Wagner e Paulo Souto se enfrentaram em 2006

2006: Fim da hegemonia do PFL 

Em 2006o ex-ministro Jaques Wagner (PT) saiu na frente e, contrariando as pesquisas, venceu a disputa ao governo da Bahia no primeiro turno. Com 53,12% dos votos válidos em 96% das urnas apuradas, ele bateu o candidato Paulo Souto (PFL), que disputava a reeleição e somava 42,71%.

Revanche 

Na época, a vitória de Jaques Wagner foi uma dupla revanche, já que o petista venceu o mesmo candidato que o derrotou em 2002 e, ainda, encerrou a hegemonia do PFL na Bahia. Desde 1991, os quatro governadores do Estado eram filiados ao partido: Antonio Carlos Magalhães, César Borges e o próprio Paulo Souto (duas vezes). A vitória de Souto daria 20 anos de controle ao PFL.

Jaques Wagner e Lula

Wagner em 2006 e 2021

Em 2006, Wagner sempre associou  sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ganhar espaço. Em 2021, o senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, qua agora é um político conhecido também estará lado a lado com o presidenciável e ex-presidente, Lula. 

Debandada de prefeitos do governo em 2014

Um deputado governista lembrou ao Bahia Repórter que em 2014 houve uma debandada de prefeitos que apoiavam o governo à oposição. Contudo, a Bahia assistiu a novela parecida com a vista em 2006: o candidato democrata Paulo Souto, que vinha liderando as pesquisas de intenção de voto no Estado, perdeu para seu rival petista, Rui Costa, que registrou 54% da preferência do eleitorado. Em 2006, Souto também encabeçava a liderança nas pesquisas, mas acabou perdendo para o petista Jaques Wagner, que comanda o estado há oito anos.

———————————————————

*Fernanda Dourado é editora-chefe do site Bahia Repórter. A jornalista – que é formada desde 2005  – é especialista em política e já trabalhou nos principais veículos de comunicação da Bahia sempre na área política. Fernanda Dourado faz cobertura política na Bahia e nacional.

Instagram: @fernandadouradojornalista

Política

Com distância de poucos quilômetros, Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet cumprem agenda no mesmo dia em Salvador

Publicado

em

Pela primeira vez nesta corrida eleitoral, os quatro principais pré-candidatos a presidente visitarão a mesma cidade no mesmo dia: o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) cumprirão agenda neste sábado em Salvador, mas em locais e horários distintos.

O aceno ao eleitorado baiano — o quarto maior do país, com 11 milhões de eleitores — ocorre no dia 2 de julho, um feriado estadual. A data é conhecida como Independência da Bahia porque foi quando os portugueses foram expulsos do estado, dez meses após a independência formal do Brasil. 

Os quatros presidenciáveis estarão em um raio de poucos quilômetros, mas não estarão juntos, com exceção de Ciro e Tebet. Os dois irão participar do tradicional cortejo cívico, que ocorre todos os anos. A previsão é que o desfile comece às 7h30, no Largo da Lapinha.

A cerca de oito quilômetros, no Farol da Barra, apoiadores de Bolsonaro começarão a se concentrar às 8h para uma motociata, que contará com a presença do presidente e do seu pré-candidato ao governo, o ex-ministro e deputado federal João Roma (PL).

Mais tarde, às 10h30, está marcado um ato com Lula na Arena Fonte Nova, a seis quilômetros de distância do Farol da Barra. Está prevista a participação do governador Rui Costa, do senador Jaques Wagner, ambos do PT, e do pré-candidato do partido ao governo estadual, o ex-secretário Jerônimo Rodrigues. 

Inicialmente, a concentração da motociata de Bolsonaro estava marcada para ocorrer nos arredores da Fonte Nova, mas o local foi alterado para evitar conflito com os apoiadores de Lula. 

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que mil policiais vão participar da segurança do cortejo, mas não divulgou se haverá um esquema específico para os locais de concentração de Bolsonaro e Lula. 

Com exceção de Lula, os outros três pré-candidatos já tiveram agendas públicas na Bahia na sexta-feira. Bolsonaro visitou obras em Feira de Santana e Maragogipe.

Globo

Continue lendo

Política

Filho de Bolsonaro diz sofrer terror psicológico do pai e apanhar da mãe

Publicado

em

Jair Renan, quarto filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), revelou que sofre “terror psicológico” do pai e que ainda apanha da mãe, Ana Cristina Valle. A declaração foi feita na edição mais recente do próprio podcast do “04”, em que ele recebeu o cantor Negão da BL como convidado.

“Minha mãe me bate e ele [meu pai] faz terror psicológico. Eu prefiro que me bata do que faça minha cabeça, falar no meu ouvido. Aquilo que eu fico duas semanas pensando no que ele falou”, contou Jair Renan.

Segundo Jair Renan, depois que os pais se separaram, ele morou por seis anos com Bolsonaro, enquanto a mãe morava no exterior. Ele ainda relatou que, nesse período, o pai o segurava dentro de casa, não deixando que saísse. Hoje, o “04” mora com a mãe, em Brasília.

“Aqui em Brasília é até engraçado. É diferente de qualquer lugar do Brasil, aqui tem baba ovo, puxa-saco, um dando pernada em outro. Os influenciadores se matam, ninguém quer ver o outro crescer. Ainda mais por ser capital do país, cidade política, o negócio aqui é intenso”, criticou.

Continue lendo

Política

Oito pessoas são baleadas na Estação Pirajá

Publicado

em

Oito pessoas foram baleadas na Estação Pirajá, em Salvador, no fim da tarde desta sexta-feira (1º). Por meio de nota à imprensa, a CCR Metrô confirmou o episódio e disse que está apurando a ocorrência de disparo de arma de fogo. 

Ainda segundo o órgão, as primeiras informações indicam que o autor do disparo acessou o terminal de ônibus através da área externa.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Salvador, seis pessoas foram encaminhadas por meios próprios para a UPA Pirajá/Santo Inácio; uma outra vítima foi levada para a UPA de São Caetano; uma vítima veio à óbito no local. 

Continue lendo
Propaganda
Propaganda

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
error: Conteúdo protegido