Conecte-se Conosco

Política

Coluna: A debandada de prefeitos em 2014 por conta da pesquisa

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Coluna Questão de Ordem: A imparcialidade e isenção são os maiores patrimônios do jornalismo. A coluna seguirá a mesma linha editorial do site Bahia Repórter com respeito aos citados, sigilo total das fontes – quando solicitadas, informações exclusivas, imparcialidade, apuração jornalística e histórica. Ou seja, o jornalismo como deve ser feito: com ética. Toda terça-feira , às 21 horas, impreterivelmente, uma coluna recheada de informações. Não durma antes de lê-la. A informação na política é uma preciosidade .


(Por Fernanda Dourado) 

O ex-prefeito de Salvador e secretário geral do União Brasil, ACM Neto, tem dado pista de como será o tom de sua campanha eleitoral para o Palácio de Ondina: agressiva em números, mas emotiva em discursos. Neto – que tenta evitar a polarização, (PT x Bolsonaro ) a todo custo – não tem poupado ataques ao governo petista – sempre munido de estatísticas e utilizando dos mecanismos comparativos, ou seja, fazendo um paralelo entre a Bahia e outros estados nordestinos – que, segundo ele, estão a frente do estado baiano por incompetência da gestão petista. Ele também utiliza da emoção em seu discurso. E assim fez, mais uma vez, no evento Mulher Democrata – onde a “Coluna Questão de Ordem” do site Bahia Repórter esteve presente e, também, estará presente em eventos dos outros candidatos. A coluna Questão de Ordem que se iniciou nesta terça-feira (19) será pautada com a mesma linha editorial do site Bahia Repórter com isenção – o maior patrimônio do jornalismo. Toda terça-feira , às 21 horas, impreterivelmente, uma coluna recheada de informações.


Intonação: sem alterar o timbre de voz 

Acm Neto no encontro das mulheres do DEM

Em uma sala lotada  de mulheres – o ainda demista ACM Neto – atacou o governo petista em todo o seu discurso ( do início ao fim), mas sem sequer alterar o timbre de voz. Mesmo sem o discurso raivoso, ele conseguiu arrancar – a todo instante – aplausos das mulheres presentes.

Estatísticas impactantes 

Assim como no jornalismo, a estatística também tem um peso gigantesco em campanhas políticas – já que é o conteúdo da matemática que mais aparece em revistas e reportagens de jornais e em qualquer área do conhecimento de maneira significativa. Neto tem usado bastante. O demista usou números impactantes para prender ainda mais a atenção das mulheres da legenda juntamente com metáfora – figura de linguagem em que se encontra uma comparação implícita. Os artifícios utilizados pelo demista deixou o discurso informátivo, leve, natural, não raivoso e didático – mesmo sem utilizar power point. Em tempo: o ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gaban, utilizava muito de dados na época da que era líder da oposição na Casa. Dessa forma, ele era muito requisitado pela imprensa.

Emoção 

Boas histórias provocam emoções no seu público. Neto também utilizou deste recurso durante sua explanação ao falar de sua caminhada pela Bahia e trouxe histórias de baianos, que segundo ele, foram escutadas durante sua caminhada pela Bahia. Inclusive, a frase “caminhada pela Bahia” foi utilizada diversas vezes durante sua apresentação. 

Educação 

Ao falar da educação, o pré-candidato ao governo do estado – citou  a desigualdade social e lembrou que o meio para extingui-la é o investimento na educação. Em seguida,  lembrou que a Bahia, segundo ele, ocupa a pior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – ao enfatizar que Ceará e Pernambuco cresceu a nível educacional.

Segurança pública ( clique no vídeo)

trim.D83A2C75-AF44-4174-A993-25DDBACA49F7

A segurança pública parece que será o “calcanhar de aquiles” do PT se depender de ACM Neto. Em seu Instagram, o demista já fez diversos vídeos – utilizando áudios e imagens de impacto em preto e branco – para criticar a segurança no estado baiano.

Segundo ACM Neto, a Bahia ocupa o primeiro lugar em número de homicídio no Brasil. Como foi noticiado aqui no Bahia Repórter Jaques Wagner já disse que no momento certo falará da segurança pública e até citou que quando entrou no governo, segundo o petista, nem gasolina havia nos carros dos polícias. A briga será de dados, imagens e discursos na internet e no horário eleitoral.

Geração de empregos 

geração de trabalho e renda (GTR) comprende a criação de novas e pequenas unidades produtivas ou a expansão das já existentes. E Neto reafirmou que a geração de emprego não será apenas na capital e na região metropolitana, mas, sim, de acordo com ele, nos 417 municípios baianos.

Saúde 

O ex-prefeito de Salvador não atacou a saúde. Durante a pandemia, prefeitura e governo estiveram lado a lado no combate ao coronavírus. 

Mulheres na política 

De acordo com o secretário-geral da legenda União Brasil, o investimento para atrair as mulheres no Brasil continuará. “Somos um dos partidos que mais gastou com candidatura de mulheres”, afiançou ao convocar as mulheres para apoiá-los.


15 anos do governo PT 

ACM Neto aposta em um possível desgaste  de uma gestão que já dura uma década e meia. Em seu discurso ACM Neto criticou a atuação do PT durante  estes 15 anos de gestão.  

Jaques Wagner e Paulo Souto se enfrentaram em 2006

2006: Fim da hegemonia do PFL 

Em 2006o ex-ministro Jaques Wagner (PT) saiu na frente e, contrariando as pesquisas, venceu a disputa ao governo da Bahia no primeiro turno. Com 53,12% dos votos válidos em 96% das urnas apuradas, ele bateu o candidato Paulo Souto (PFL), que disputava a reeleição e somava 42,71%.

Revanche 

Na época, a vitória de Jaques Wagner foi uma dupla revanche, já que o petista venceu o mesmo candidato que o derrotou em 2002 e, ainda, encerrou a hegemonia do PFL na Bahia. Desde 1991, os quatro governadores do Estado eram filiados ao partido: Antonio Carlos Magalhães, César Borges e o próprio Paulo Souto (duas vezes). A vitória de Souto daria 20 anos de controle ao PFL.

Jaques Wagner e Lula

Wagner em 2006 e 2021

Em 2006, Wagner sempre associou  sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ganhar espaço. Em 2021, o senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, qua agora é um político conhecido também estará lado a lado com o presidenciável e ex-presidente, Lula. 

Debandada de prefeitos do governo em 2014

Um deputado governista lembrou ao Bahia Repórter que em 2014 houve uma debandada de prefeitos que apoiavam o governo à oposição. Contudo, a Bahia assistiu a novela parecida com a vista em 2006: o candidato democrata Paulo Souto, que vinha liderando as pesquisas de intenção de voto no Estado, perdeu para seu rival petista, Rui Costa, que registrou 54% da preferência do eleitorado. Em 2006, Souto também encabeçava a liderança nas pesquisas, mas acabou perdendo para o petista Jaques Wagner, que comanda o estado há oito anos.

———————————————————

*Fernanda Dourado é editora-chefe do site Bahia Repórter. A jornalista – que é formada desde 2005  – é especialista em política e já trabalhou nos principais veículos de comunicação da Bahia sempre na área política. Fernanda Dourado faz cobertura política na Bahia e nacional.

Instagram: @fernandadouradojornalista

Política

Candidato a vereador Palhinha fala sobre seu trabalho no Loteamento Aquarius

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Nesta entrevista exclusiva para o Bahia Repórter, conversamos com Palhinha, candidato a vereador que atuou por mais de 20 anos na Câmara Municipal de Salvador. Neste bate-papo, Palhinha compartilha suas experiências e realizações, com um foco especial em suas contribuições para o desenvolvimento do Loteamento Aquarius. Conheça mais sobre seu compromisso e trabalho dedicado em prol desta comunidade.

Bahia Repórter:  Palhinha, o que motivou a criação do projeto de lei para tornar o Loteamento Aquarius um bairro independente da Pituba?

Palhinha:A sensação de pertencimento dos moradores e o seu grupo de serviços e negócios, como escolas, restaurantes e hospital.

Bahia Repórter:Quais são os principais benefícios que os moradores do Aquarius podem esperar ao se tornar um bairro oficial de Salvador?

Palhinha:Todas as benfeitorias reconhecidas pelo poder público passaram a ter mais legitimidade nos encaminhamentos.

Bahia Repórter: A associação AmeAquarius tem desempenhado um papel fundamental nesse processo. Qual a importância dessa parceria entre a associação de condôminos e o setor público para o desenvolvimento local?

Palhinha:A AmeAquarius tem grande relevância na detecção e encaminhamento dos pleitos e conta com meu total apoio. Poucos bairros em Salvador contam com uma associação tão comprometida.

Bahia Repórter:Como a independência administrativa do Aquarius pode impactar o planejamento urbano e os serviços públicos na região?

Palhinha:Sendo bairro, terá mais acesso e um olhar diferenciado dos serviços públicos.

Bahia Repórter: Acredita que o modelo de colaboração entre associações de moradores e o poder público, como vemos no Aquarius, pode ser replicado em outros bairros de Salvador? Quais seriam os principais desafios e vantagens?

Palhinha: Será de suma importância com o fortalecimento da associação que representa o bairro e o comprometimento dos seus diretores. Os desafios serão a luta diária e a perseverança em busca de melhorias.

Bahia Repórter: Quais foram as principais ações e projetos da AmeAquarius que contribuíram para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida no Loteamento Aquarius?

Palhinha:A revitalização da Rua Manoel Filomeno de Miranda, a construção da Praça Sostenes Tavares Macedo, a manutenção da praça no entorno do bairro Aquarius, que recebe diariamente centenas de pessoas, e a construção de quatro quiosques para atender os moradores.

Bahia Repórter: Como o senhor avalia o papel das associações de moradores na promoção da cidadania e na reivindicação de melhorias para os bairros?

Palhinha:É de vital importância para o bairro continuar crescendo de forma organizada, com o meu apoio.

Bahia Repórter:Qual a importância da presença ativa de um vereador em um bairro? Como a sua atuação tem influenciado diretamente o Loteamento Aquarius?

Palhinha:É de suma importância para acompanhar e levantar as necessidades de melhorias. Minha atuação faz com que as coisas aconteçam mais rapidamente, visto que acompanho diariamente com os poderes públicos e a associação de moradores.

Bahia Repórter:Além do projeto de lei para tornar o Aquarius um bairro oficial, quais outras iniciativas o senhor tem planejado para melhorar a vida dos moradores da região?

Palhinha: Buscando ideias e indicações para chegar ao poder público, levando qualidade de vida aos moradores e visitantes.

Bahia Repórter:  Quando foi o processo de oficialização do bairro Aquarius?

Palhinha: O projeto foi votado na em uma  sessão da câmara dos vereadores em dezembro de 2023, com muita luta minha, sancionado pelo Prefeito Bruno Reis em janeiro de 2024, e hoje já é um bairro conforme decreto 3877611.07.24, conforme o Diário Oficial do Município.

Continue lendo

Política

Trump tem 48% das intenções de voto, e Kamala, 46%, aponta pesquisa

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Nova pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quinta-feira (25) aponta Donald Trump numericamente à frente de Kamala Harris na corrida presidencial dos Estados Unidos. Ambos, porém, aparecem tecnicamente empatados —o republicano registrou 48% da preferência dos eleitores, enquanto a democrata, 46%

A pesquisa foi feita pelo New York Times em parceria com a Universidade Siena. O levantamento ouviu 1.142 pessoas de 22 a 24 de julho, e a margem de erro é de 3,3 pontos percentuais.

Na pesquisa anterior, feita no início de julho após o debate de Trump com Joe Biden, a diferença entre o atual presidente dos EUA e o republicano era de seis pontos percentuais —distância, portanto, que teria sido reduzida com Kamala na disputa.

Continue lendo

Política

MP que beneficia irmãos Batista encarece conta de luz para Norte e Nordeste, baixa renda e indústria

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A medida provisória (MP) que beneficiou a Âmbar, empresa de energia do Grupo J&F, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, vai encarecer a conta de luz de famílias de baixa renda no País, além de aumentar as tarifas para todos os consumidores das regiões Norte e Nordeste e também ter impacto sobre a indústria, que tende a repassá-lo para o preço dos produtos. Essa é a conclusão de um estudo da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia, e de entidades do setor elétrico.

Procurados pelo Estadão, o Ministério de Minas e Energia (MME) argumenta que se trata de um “rearranjo de pagadores”, com a inclusão de grandes indústrias e com um rateio diferente para os consumidores de diferentes regiões do País e que os valores são “irrisórios”, enquanto a Âmbar diz que os desequilíbrios financeiros da Amazonas Energia eram amplamente conhecidos pelo setor e que o governo já havia informado que havia estudos em busca de uma solução.

A autora do estudo, a TR Soluções, é uma empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia do País. Criada em 2011, presta serviços a empresas de toda a cadeia, como grandes consumidores, distribuidoras e comercializadoras. Sem vínculo com nenhum grupo econômico, possui uma plataforma de projeções que reproduz cálculos tarifários a partir das premissas e regras estabelecidas pelo órgão regulador do setor.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com