Conecte-se Conosco

Política

Gilmar, do STF, suspende trecho da lei de improbidade, e só ato grave vai gerar perda de direitos políticos

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes suspendeu neste sábado (2) trecho da Lei de Improbidade Administrativa. Isso significa que apenas atos graves podem provocar a perda dos direitos políticos de condenados. O ministro atendeu a pedido feito pelo PSB.

Ações movidas por atos de improbidade administrativa têm caráter civil e ocorrem em casos, por exemplo, de enriquecimento ilícito e fatos que atentem contra a administração pública. Elas não levam à prisão em caso de condenação. Mas, como pena, podem levar uma pessoa a ter de devolver recursos públicos, bens indisponíveis e ficar com os direitos políticos suspensos.

A ação direta de inconstitucionalidade foi movida pelo PSB, que argumentou que “apenas atos de improbidade revestidos de grave reprovabilidade, como condutas dolosas que implicassem dano ao erário ou enriquecimento ilícito, comportariam a aplicação da penalidade de suspensão de direitos políticos”.

Mendes concordou com o argumento do partido e disse que sua decisão está em linha com o projeto que altera a lei de improbidade e que fora aprovado no Senado.

Nesta semana, o projeto —que, na prática, dificulta a condenação de agentes públicos— passou por ajustes com o relatório do senador Weverton Rocha (PDT-MA) para poder avançar, mas, ainda assim, gerou polêmica entre parlamentares no plenário.

Assim como na Câmara dos Deputados, em junho, o projeto teve o apoio do centrão. Entre os senadores que votaram a favor está Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. A proposta agora volta para a Câmara, onde passará por uma votação final em relação às mudanças feitas pelo Senado.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Preta Gil exibe treino com bolsa de quimioterapia: ‘Ajuda muito paciente na fadiga’

Preta Gil segue em tratamento contra o câncer e, na última quarta-feira (09), a cantora compartilhou um momento de treinos com uma bolsa de quimioterapia. “Vai cansada mesmo, o importante é fazer! Vamos nos exercitar!”, escreveu ela na legenda do vídeo.

No registro, a filha de Gilberto Gil aparece fazendo esteira com o auxílio da bolsa de quimioterapia. Além disso, ela também mostrou um aquecimento que realizou para a rotina de exercícios físicos.

Continue lendo

Política

CNU: prazo para enviar títulos ao Enem dos Concursos termina hoje; veja como fazer

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

As notas do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) , conhecido como Enem dos concursos, foram divulgadas na última terça-feira (8), agora, os candidatos têm até esta quinta-feira (10) para enviar a documentação dos títulos acadêmicos.

Essa etapa é apenas para alguns cargos, nos quais a pontuação extra pode fazer diferença na nota final. O envio dos títulos deve ser feito no  site da Fundação Cesgranrio.

Continue lendo

Política

Furacão Milton destrói teto de estádio de time de beisebol na Flórida; veja o vídeo

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O teto do Tropicana Field, estádio do Tampa Bay Rays, foi parcialmente arrancado pelo  furacão Milton, que atingiu a Flórida entre a noite de quarta-feira (9) e a madrugada desta quinta-feira. 

Localizado em St. Petersburg, o estádio com capacidade para 42 mil pessoas estava sendo utilizado como um acampamento para militares socorristas atenderem desabrigados, uma das medidas que o estado havia preparado já de olho no furacão que atingiria a região.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com