Conecte-se Conosco

Política

O amor, a paixão e a política: das promessas aos sabores e dissabores; Veja o comentário da articulista política da Tribuna da Bahia Fernanda Dourado

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

(Por Fernanda Dourado)

Já que hoje é Dia dos Namorados, eu não poderia deixar passar em branco a relação entre o amor, a paixão e a política!

Não há política sem paixão e nem, sequer, sem amor.

E, inclusive, a política, com certeza, é um dos meios em que se pode demonstrar o amor ao proporcionar o bem-estar do outro.

Mas, claro, que há também, muitos percalços e  decepções. Assim como nas relações amorosas, na política não é diferente. Os sentimentos dos que se decepcionam se assemelham aos dos apaixonados quando são traídos.
Na política e no amor, há muito encantamento, encontros  e desencontros. Há fervor, há inquietação, há verdade, mas, também, algumas vezes, deslealdade.

A política, sem dúvida, é profundamente influenciada pela paixão, uma força irracional e emocional. As pessoas têm, cada vez mais, interesse pelos assuntos políticos e se envolvem de forma emocional por variados fatores, dentre eles: dever cívico, sentimento de mudança, ideologia e, também, identidade.

O amor e a política, tal como na canção de Ivan Lins, “Iluminados”,  operam milagres e paradoxos. “ O amor tem feito coisas…Que até mesmo Deus duvida.. Já curou desenganados.. Já fechou tanta ferida. O amor junta os pedaços…”.

Assim, cada ato e decisão, seja em nome do amor ou da política, é construído, sempre, uma história rica de encontros, desencontros, sabores e dissabores, onde o improvável muitas vezes se torna o possível, e o ordinário, extraordinário.

Os papéis que nós desempenhamos nesses cenários, sem dúvida alguma, são fluidos: protagonistas e coadjuvantes alternam-se, sempre, enquanto, muitas vezes, figurantes inesperados podem roubar a cena e tornar-se centrais na trama.

Uma coisa é certa: o amor e a política nos impulsionam e nos fazem transbordar com  emoções, muitas vezes, inexplicáveis.

Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da TV ALBA  – Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. A especialista, também, é consultora política. Escreve neste espaço às quartas-feiras; Instagram e TikTok: @fernandadouradoreporter

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Concurso dos Correios: entenda como vai funcionar a distribuição das 3,5 mil vagas

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O  Concurso dos Correios vai abrir 3.511 vagas imediatas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com salários iniciais de até R$ 6,8 mil. Durante a inscrição , o participante precisa escolher somente uma localidade onde deseja trabalhar e também a cidade de realização do exame.

Continue lendo

Política

Contran aprova novas regras para pedágio eletrônico em rodovias do país

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou nesta segunda-feira (14) novas regras para a implementação de pedágios eletrônicos nas rodovias do país. 

O texto reformula normas, atualmente em vigor, que foram aprovadas para esse tipo de cobrança em 2022. 

A nova resolução começará a valer assim que for publicada no “Diário Oficial da União”. O texto vai orientar e uniformizar as regras para o funcionamento desse sistema de cobrança no Brasil.

Continue lendo

Política

Ana Hickmann ‘dá bronca’ em Edu Guedes: ‘Presta atenção’

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Rio – Ana Hickmann, de 43 anos, reclamou de um comportamento do noivo, Edu Guedes, de 50, em um vídeo publicado no Instagram Stories, neste domingo (13). A apresentadora do “Hoje em Dia”, da Record, comentou que o amado demora a aceitar os pedidos de colaboração nas postagens que faz na rede social. 

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com