Conecte-se Conosco

Entretenimento

Projeto Primeira Orelha realiza “Amor de Primeira – Seja protagonista de boas histórias” em Salvador

Publicado

em

Eduardo Cesar
Compartilhe esta notícia!

Criado pelo escritor e publicitário Deko Lipe, o encontro acontece no dia 06 de abril entre 10h e 13h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA)

Para celebrar a data do projeto literário Primeira Orelha (@primeiraorelha), que completa 06 anos de existência e fala sobre a literatura infantil, infanto-juvenil e com representatividade LGBTQIAP+, Deko Lipe realiza o encontro “Amor de Primeira – Seja protagonista de boas histórias” que acontecerá no dia 06 de abril, das 10h às 13h, no Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC Bahia, na Graça.

Aberto ao público, o evento terá arrecadação de alimentos não perecíveis em prol da  Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), que atua em Salvador desde 1989,  atendendo pessoas com o HIV/AIDS, fornecendo-lhes assistência, bem como desenvolvendo ações de prevenção e sensibilização social.

De acordo com Deko Lipe, criador do PO (Primeira Orelha), é possível contribuir com ações sociais através da literatura.“É uma honra poder colaborar de alguma maneira para a IBCM, que tem um trabalho importantíssimo para nossa sociedade. Usar a literatura como esse motivador às pessoas fazerem o bem é só mais uma constatação que ela nos salva”, diz.

Dinâmica

A dinâmica da ação consiste em doar um quilo de alimento não-perecível e ganhar 01 livro a escolha dos exemplares disponíveis pelas diversas editoras parceiras. Cada pessoa pode trocar quantos títulos quiser. Além da doação pela troca de livro, o evento irá reunir os autores baianos Anderson Shon (@andersonshon), Carla Brito (@soucarlabrito), (@Ian Fraser (@ianfrasermeurei), João Mendes (@umjoaomendes), Lorena Ribeiro (@passosentrelinhas) e Roberta Gurriti (@thegurriti) para um bate-papo com tema “A importância da literatura no sonho de um jovem”, conversarão sobre no que a literatura mudou suas vidas e como os tocou para se tornarem escritores. A mediação será da consultora literária Catarina Neris (@catarina.nerisf).

“Estamos muito felizes com esse projeto maravilhoso e gratos por saber que ações como essa vai ajudar na alimentação das nossas crianças, que hoje somam mais de 80. Toda doação é sempre bem-vinda, principalmente quando é feita por amor e pessoas comprometidas com a solidariedade e empatia com o próximo” pontua Tia Conça fundadora da Instituição Beneficente Conceição Macêdo.

Apoio

O “Amor de Primeira” tem o apoio do site Dois Terços, Doris Pinheiro, Portal Umbu e do Museu de Arte Contemporânea da Bahia. Conta também com o apoio de diversas empresas do mercado literário como DarkSide, Dublinense, Todavia, Baião, Grupo Editorial Record, Grupo Companhia das Letras, Citadel, Ereginga Educação, Cria Criança, Tibi Livros, Girassol, Callis, Trama, Livros da Alice, Intrínseca, HarperCollins, Planeta, Pallas, Universo dos Livros, Trem Fantasma, P55 Edições, Plataforma 21, VR, Melhoramentos, Grupo Autêntica, Globo Livros, Conrad, Grupo Ciranda Cultural, Rocco, Solisluna, Valentina e Livraria LDM.

A marca do evento foi criada pela dupla de quadrinistas e ilustradores Daniel Cesart (@danielcesart) e Helô D’Angelo (@helodangeloarte) em parceria com o projeto Cuscuz Surpresa, uma série de tirinhas sobre situações vividas pelo casal, que os artistas publicam em suas redes sociais.

Serviço

O quê: Amor de Primeira – Seja protagonista de boas histórias!

Data: 06 de abril de 2023

Endereço: Museu de Arte Contemporânea da Bahia – MAC Bahia, Rua da Graça, 284, Graça

Horário: 10h às 13h

Entrada gratuita (doe um quilo de alimento não perecível e troque por um livro)

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entretenimento

Grupo de imortais insiste no nome de Caetano Veloso para ocupar vaga de Cacá Diegues na Academia Brasileira de Letras

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A corrida para tornar Caetano Veloso um dos próximos imortais da Academia Brasileira de Letras segue firme e forte. Em janeiro desde ano, a colina de Ancelmo Gois, do jornal ‘O Globo’, noticiou a movimentação para eleger o baiano em uma próxima vaga.

Na última semana, com a morte do cineasta Cacá Diegues, o espaço voltou a ser pensado como algo a ser preenchido por Caetano. De acordo com a coluna de Gois, um grupo de imortais estaria insistindo em colocar o artista na vaga do cineasta, mesmo Caetano recusando o convite.

As inscrições de eventuais candidatos a vaga disponível começam no dia 13 de março e a eleição só acontece no dia 30 de abril.

Segundo a publicação, tem gente que espera uma resposta definitiva de Caetano para decidir se entra na disputa ou não, como o caso do professor Cristovam Buarque, que foi ministro da Educação entre 2003 e 2004, no primeiro mandato de Lula, além de ter sido eleito senador em 2002 e governador do Distrito Federal de 1995 a 1998. 

Continue lendo

Entretenimento

Carlinhos Brown celebra 30 anos de história com Arrastão da quarta-feira de cinzas no Carnaval de Salvador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Arrastão da quarta-feira de cinzas, que completa 30 anos de existência em 2025, está confirmado para o Carnaval deste ano com a regência de Carlinhos Brown, criador da tradição.

A novidade foi confirmada pelo Governo da Bahia na noite da segunda-feira (17). Até o momento, Brown é o único artista confirmado no desfile, que encerra a folia baiana com uma festa para o folião que faz o trajeto Barra-Ondina.

Ao colocar o projeto na rua, Brown recebeu críticas da Igreja Católica por “desrespeitar” o período da Quaresma, que tem início após o fim do Carnaval e dura até a Semana Santa.

Na época que criou a festa, Brown afirmou que o intuito do arrastão era possibilitar que as pessoas que trabalhassem no carnaval pudessem curtir depois da festa.

Continue lendo

Entretenimento

Simone Mendes responde sobre possível volta com Simaria e comemora mais um prêmio em 2024

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Um fim de semana e tanto para Simone Mendes. Depois de cantar com a irmã Simaria em um show, a sertaneja foi a grande vencedora da categoria Música do Ano, com o hit “Dois Tristes” neste domingo (15). Na premiação, ela desbancou Ivete Sangalo, com “Macetando”; e Gloria Groove, com “Nosso Primeiro Beijo”. Simone ainda fez uma apresentação de tirar o fôlego, com direito a uma performance inesquecível no palco do Domingão com Huck. 

Nos bastidores da premiação, durante entrevista à repórter especial do gshow na cobertura do Melhores do Ano, Samanta Alves, Simone comentou sobre uma possível volta da dupla com a irmã Simaria. E Simone Mendes foi direta na resposta. Confira no vídeo abaixo!

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com