Conecte-se Conosco

Política

Lira quer consenso de última hora para salvar PEC dos Precatórios

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A Câmara dos Deputados pode votar hoje a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios, que adia o pagamento de dívidas da União. Na reta final das negociações, líderes ainda veem dificuldades para angariar o apoio necessário à aprovação do projeto, que precisa do aval de 308 deputados para passar. Um dos principais entusiastas da PEC, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), receberá aliados à tarde para coordenar as articulações e tentar fechar um acordo de última hora. 

Até a véspera da sessão, não havia consenso sobre a redação do texto apresentado. Entre os pontos de divergência estão o bloqueio de montante destinado à educação e a necessidade de reunir deputados de forma presencial em Brasília. Para tentar contornar os obstáculos, Lira e ministros montaram uma força-tarefa, mobilizada desde o início da semana, para convencer parlamentares a marcarem presença em plenário. 

A PEC adia o pagamento de precatórios, dívidas da União sobre as quais não cabem mais recursos na Justiça, e é considerada pela equipe econômica como o principal instrumento para financiar o Auxílio Brasil, que substituirá o Bolsa Família. O novo benefício será concedido aos mais vulneráveis e terá o valor mínimo de R$ 400. 

Internamente, o programa é tratado como um trunfo fundamental à reeleição do presidente Jair Bolsonaro. Se aprovado, contudo, elevará o limite do teto de gastos, regra que limita as despesas do governo, ao montante verificado em ano anterior, acrescido do reajuste da inflação. O governo, assim, teria um espaço a mais de até R$ 91,6 bilhões. 

Caso a proposta não avance no Congresso, o presidente Jair Bolsonaro já indicou que colocará em prática um “plano B” para garantir o benefício. A alternativa, porém, ainda não está clara. O Tribunal de Contas da União (TCU), inclusive, aguarda uma consulta formal do Executivo sobre a possibilidade de prorrogar a concessão de um outro benefício, o auxílio emergencial, que acabou em outubro, com a edição de Medida Provisória (MP). Essa MP abriria espaço no Orçamento via crédito extraordinário para arcar com despesas consideradas urgentes.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministro Mauro Vieira representará Lula durante cúpula do Brics na Rússia

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, neste domingo (20), que o novo chefe da delegação brasileira na cúpula do Brics, em Kazan, na Rússia. O chefe da pasta, o ministro Mauro Vieira representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o chefe do Executivo sofrer um acidente doméstico.

Lula sofreu um acidente doméstico em Brasília, no último sábado (19), e deu entrada no Hospital Sírio-Libanês com um corte na nuca. Segundo avaliação médica, o caso não é grave, mas o presidente recebeu orientações para não realizar viagens aéreas de longa distância.

Continue lendo

Política

‘Fiquei a prova inteira com Macetando na cabeça’: estudantes repercutem questão da Unicamp

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Estudantes que realizaram a primeira fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) neste domingo (20) usaram as redes sociais para comentar a questão que citava a música “Macetando”, de Ivete Sangalo e Ludmilla.
 

“Caiu ‘Macetando’ da Ivete Sangalo no vestibular da Unicamp, e meu medo é no final ter sido macetada junto”, brincou uma internauta no X (ex-Twitter). A questão de português abordava o duplo sentido do verbo “macetar”.
 

Fã-clubes da cantora baiana aproveitaram a citação para exaltá-la. “Pátria mãe Ivete educadora” e “é a nossa grande pensadora contemporânea Ivete Sangalo” são outros exemplos de postagens feitas na plataforma.
 

Teve até quem passou a prova toda com o refrão-chiclete da música na cabeça: “fiquei a prova inteira com ‘oh bebê é a veveta que tá no comando macetando macetando macetando macetando’ na cabeça. Unicamp, você me paga”, escreveu uma usuária do X que se identifica como Carolina.
 

A prova também foi elogiada pelas referências. “Unicamp é muito divertido de fazer, Chico Buarque, Cartola, Alice no País das Maravilhas, Macetando da Ivete Sangalo, […] Pessoal do banco de questão é muito bom”, disse Guilherme na rede social.

Continue lendo

Política

Motociclista morre em acidente na BR-116

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Um motociclista morreu após um acidente na manhã deste domingo (20), no trecho da BR-116 entre Poções e Vitória da Conquista, no Centro Sul baiano. A vítima foi identificada como Maurício Rocha.

Segundo o Blog do Anderson, parceiro do Bahia Notícias, o resgate da ViaBahia foi acionado junto ao Departamento de Polícia Técnica e a Polícia Rodoviária Federal.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com