Conecte-se Conosco

Política

Senado aprova taxa para compras internacionais de até US$ 50; emenda foi proposta pelo governo e partidos da base

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (5/6), a cobrança de uma alíquota de 20% sobre compras internacionais até US$ 50. Como prometido pelo líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), o destaque foi adicionado ao Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), aprovado mais cedo, mesmo a contragosto do relator, Rodrigo Cunha (Podemos-AL). 

A votação foi simbólica, isto é, sem o registro formal de votos. A deliberação da chamada “taxa das blusinhas” foi separada do texto-base do Mover, aprovado sem dificuldades com todos os votos da Casa, 67 senadores, por meio de um requerimento das lideranças do governo, PT, MDB e PSD.

Os senadores que se posicionaram contrários foram: Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Alessandro Vieira (MDB-SE), Jaime Bagattoli (PL-RO), Cleitinho (Republicanos-MG), Marcos Rogério (PL-RO), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Eduardo Girão (Novo-CE), Rodrigo Cunha, Carlos Portinho (PL-RJ), Rogério Marinho (PL-RN), Irajá (PSD-TO) e Romário (PL-RJ).

“É preciso saber dos colegas se queremos transformar o Brasil num território livre, sem nenhuma regra, que vai ser invadido por plataformas de fora ou se nós queremos defender a indústria nacional e o comércio local”, sustentou Jaques antes da votação.

O relator, por sua vez, voltou a defender que a taxação saísse no texto. “Quando apresentamos o relatório aqui esta foi a nossa linha: esse assunto das blusinhas não deveria estar aqui. Este assunto das blusinhas é uma artimanha legislativa, para entrar um jabuti em um projeto extremamente importante para esse país e para as próximas gerações, que é o Mover”, pontuou

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ministro Mauro Vieira representará Lula durante cúpula do Brics na Rússia

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou, neste domingo (20), que o novo chefe da delegação brasileira na cúpula do Brics, em Kazan, na Rússia. O chefe da pasta, o ministro Mauro Vieira representará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o chefe do Executivo sofrer um acidente doméstico.

Lula sofreu um acidente doméstico em Brasília, no último sábado (19), e deu entrada no Hospital Sírio-Libanês com um corte na nuca. Segundo avaliação médica, o caso não é grave, mas o presidente recebeu orientações para não realizar viagens aéreas de longa distância.

Continue lendo

Política

‘Fiquei a prova inteira com Macetando na cabeça’: estudantes repercutem questão da Unicamp

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Estudantes que realizaram a primeira fase do vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) neste domingo (20) usaram as redes sociais para comentar a questão que citava a música “Macetando”, de Ivete Sangalo e Ludmilla.
 

“Caiu ‘Macetando’ da Ivete Sangalo no vestibular da Unicamp, e meu medo é no final ter sido macetada junto”, brincou uma internauta no X (ex-Twitter). A questão de português abordava o duplo sentido do verbo “macetar”.
 

Fã-clubes da cantora baiana aproveitaram a citação para exaltá-la. “Pátria mãe Ivete educadora” e “é a nossa grande pensadora contemporânea Ivete Sangalo” são outros exemplos de postagens feitas na plataforma.
 

Teve até quem passou a prova toda com o refrão-chiclete da música na cabeça: “fiquei a prova inteira com ‘oh bebê é a veveta que tá no comando macetando macetando macetando macetando’ na cabeça. Unicamp, você me paga”, escreveu uma usuária do X que se identifica como Carolina.
 

A prova também foi elogiada pelas referências. “Unicamp é muito divertido de fazer, Chico Buarque, Cartola, Alice no País das Maravilhas, Macetando da Ivete Sangalo, […] Pessoal do banco de questão é muito bom”, disse Guilherme na rede social.

Continue lendo

Política

Motociclista morre em acidente na BR-116

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Um motociclista morreu após um acidente na manhã deste domingo (20), no trecho da BR-116 entre Poções e Vitória da Conquista, no Centro Sul baiano. A vítima foi identificada como Maurício Rocha.

Segundo o Blog do Anderson, parceiro do Bahia Notícias, o resgate da ViaBahia foi acionado junto ao Departamento de Polícia Técnica e a Polícia Rodoviária Federal.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Vitória da Conquista.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com