Conecte-se Conosco

Política

Exclusivo: Bruno Reis, um “hábil articulador político”; PL pode ir à base

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


(Por Fernanda Dourado) 

O PL ainda não bateu o martelo, mas tudo  indica que caminhará, sim, ao lado do prefeito de Salvador e pré-candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil). Apesar de ser o favorito na disputa, o prefeito da primeira capital do Brasil, não tem deixado solta a articulação politica, muito menos, cochilado no ponto. Ele tem mexido o tabuleiro de xadrez de forma cautelosa e certeira  para trazer mais aliados e partidos à base.

O PL é uma peça importante para a reeleição de Bruno. Ainda desconhecemos, ao certo, quem será o adversário de Bruno Reis, mas sabemos que o PT tem sede pela prefeitura de Salvador até por que desde a redemocratização do país – o partido lançou candidatos, exceto duas vezes, mas jamais  conseguiu eleger um prefeito sequer na primeira capital do Brasil. 

Salvador é o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil. E, obviamente, os olhos da política nacional, também, passam por aqui. Por isso, segundo informações de bastidores, Bruno Reis – que sabe da importância e pretende ser reeleito – se viu obrigado a entrar de corpo e alma na articulação política.

Discreto, centrado e ao menos tempo brincalhão, o gestor Bruno tem feito o papel de articulador político ao tomar as rédeas das amarrações políticas – função que exercia, também, quando era vice de ACM Neto, ex-prefeito de Salvador.

Em abril de 2022, o prefeito levou um baque quando o atual vice-governador, Geraldo Junior, na época, presidente da Câmara Municipal, debandou para o campo adversário. A fragilidade da articulação política – que era comentada nos bastidores desde o iniciou de sua gestão, ficou pública. Nos corredores do Poder, uma frase entoava: “o gestor Bruno precisa arrumar um articulador Bruno” .

Desde então, Bruno Reis, se dividiu entre gestão e articulação levando, claro,  a diplomacia que tinha com parlamentares da oposição e situação no Parlamento baiano – quando era legislador – para o Parlamento municipal. 

Deu certo. Recentemente, após muitos especulações, Bruno conseguiu o apoio do presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS),  Carlos Muniz (PSDB) e do partido – que já se movimenta pela reeleição do prefeito.

A articulação de Bruno Reis com o ex-ministro da cidadania e presidente do PL, João Roma, mostra que o gestor, tem habilidade política inquestionável. O papel do articulador político é costurar acordos, mas estes só são consumados se o prefeito concordar e cumprir com o combinado. Como o próprio prefeito Bruno Reis é o articulador e tem fama de manter a palavra e cumprir acordos, as conquistas políticas têm sido constantes. 


Com o perfil conciliador está a um passo de atrair o PL à base – considerado um grande feito – já que ACM Neto não conseguiu em 2022 – quando o ex-prefeito era candidato ao governo, e teve o PL como adversário.

Sem dúvida, uma possível candidatura de João Roma a prefeitura de Salvador iria bagunçar a campanha de Bruno Reis – já que a direita se dividiria. Em 2022, Roma, obteve, quando foi candidato ao governo 125.701 votos (8,47%). Apesar da votação, Roma sabe que apenas atrapalharia Bruno e, jamais, não deixaria a posição de terceira via, ou seja, não conseguiria disputar um possível segundo turno ou vencer as eleições. Dessa forma, é mais válido costurar logo no início – já que aliado de primeira ordem é, sem dúvida, mais contemplado nas escolhas e divisões do espaço político.

Em 2022, a candidatura do ex-ministro da Cidadania, João Roma,  de certa forma, tumultuou  a candidatura de Neto. Roma – ex-amigo de 20 anos de Neto, levou até questões pessoais para o debate – desestabilizando ACM Neto – que é conhecido como um exímio orador.

Mesmo tendo uma excelente relação com Roma, de acordo com bastidores, o prefeito – que não relaxa com o favoritismo , prefere garantir uma eleição mais tranquila. Descrito por aliados como uma “águia na articulação” e “”um grande formador de consensos”, entrou de cabeça no circuito das negociações.

A possível ida do PL à base é um xeque-mate a – já que dará além de um expressivo tempo de TV ao gestor, também, menos dor de cabeça durante a campanha eleitoral. A oposição tentará por conta de Roma – colar a imagem de Bolsonaro a de Bruno, mas, certamente, não terá grande impacto – já que Bolsonaro é ex-presidente e não está mais no Poder. 

Como sempre digo, política não é ciência exata! Não é matemática! Só saberemos o resultado do jogo de xadrez nas urnas. 

Fernanda Dourado é jornalista política há 15 anos e preza pela imparcialidade, respeito as fontes e responsabilidade com as informações. Aqui não há notícias plantadas, mas, sim, apuradas.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 1.000 foragidos localizados em Salvador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ultrapassou a marca de 1.000 foragidos da justiça alcançados em Salvador. Em 2024, a tecnologia auxiliou na captura de 189 pessoas com mandados de prisão na capital baiana.

A prisão de número 1.000 foi contra um procurado por corrupção de menor. Após alerta, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionou equipes da PM. O procurado foi conduzido para a Polinter, onde o mandado foi confirmado. 

Continue lendo

Política

Dezenas de porções de K9 são apreendidas em Tancredo Neves

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Trinta e três porções de K9, dois pinos de cocaína, maconha, uma pedra média de crack, R$ 204, um veículo, um celular e dezenas de embalagens para acondicionar entorpecentes foram apreendidos nesta sexta-feira (17), em Tancredo Neves, por investigadores da 11ª Delegacia Territorial do bairro. Um homem foi preso em flagrante.

As diligências fazem parte de uma operação realizada na Rua Betel, para intensificar o combate ao tráfico de drogas naquela região. Os entorpecentes apreendidos estavam dentro de um veículo conduzido pelo suspeito. Ele também é investigado por furto de fios.

O flagranteado foi submetido aos exames de lesões de praxe, ficando à disposição da Justiça. As ações terão desdobramentos, com o objetivo de identificar e localizar outros envolvidos com o tráfico de drogas em Tancredo Neves. 

Continue lendo

Política

Governo planeja demolir ponte ameaçada de colapso no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Renan Filho , ministro dos Transportes, anunciou nesta sexta-feira (17) que a ponte na BR-116 sobre o rio Caí, no Rio Grande do Sul , será demolida em breve e reconstruída em um prazo de um mês. As informações da CNN.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com