O mercado ambulante de Salvador enfrenta grandes desafios, incluindo a informalidade e a falta de oportunidades de crescimento. Este foi o foco da entrevista com Mário Lopes, presidente da Associação Integrada de Vendedores Ambulantes e Feirantes da Cidade de Salvador (Assidivam), no novo episódio do podcast “É da nossa conta” apresentado pela jornalista Fernanda Dourado e o presidente da Associação Comercial da Bahia, Paulo Cavalcanti.
De acordo com Lopes, estima-se que atualmente existam cerca de 80 mil ambulantes nas ruas da capital baiana, dos quais apenas aproximadamente oito mil são formalmente registrados. “A quem interessa estas pessoas continuarem desta forma na informalidade?”, questionou Lopes.
Durante o bate-papo, o presidente da ACB, Paulo Cavalcanti, aproveitou para apresentar o programa “Projeto Marsúpio”, que visa transformar ambulantes informais em empreendedores formalizados. Em suas declarações, Cavalcanti enfatizou a importância do projeto para a dignidade humana e a autoestima dos cidadãos. “Transformar o informal em formal é fundamental para levar dignidade humana”, afirmou Cavalcanti.
Ele ainda ressaltou a importância de uma visão estratégica para promover o crescimento desta categoria, possibilitando que ambulantes se tornem empresários bem-sucedidos.
Cavalcanti ressaltou que o programa não apenas melhora a condição econômica dos ambulantes, mas também fortalece a relação entre os cidadãos e o estado, promovendo um sentimento de inclusão e pertencimento. “É um pilar da autoestima cidadã”, afirmou Cavalcanti.
A jornalista Fernanda Dourado enfatizou a importância em ter melhorias nas condições de trabalho dos ambulantes. “Quando passo ali na Avenida Sete, me solidarizo com os ambulantes – que apesar de ter melhorias nas condições de trabalho, ainda exercem a função de forma precária. Faça chuva ou sol escaldante, eles estão ali trabalhando sem nenhuma valorização social”, afirmou a jornalista Fernanda Dourado ao parabenizar Paulo Cavalcanti por levar, pela primeira vez, um ambulante para discutir cidadania na ACB. “Um momento histórico” acrescentou a comunicadora.
A entrevista completa pode ser conferida no episódio do podcast “É da nossa conta!”, disponível, no canal “E aí?” no YouTube.
O segundo turno das eleições de 2024acontece neste domingo (27). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 33,9 milhões de eleitores voltarão às urnas para escolher seus prefeitos em 51 municípios brasileiros. Para evitar tumultos, alguns estados proíbem o comércio e consumo de bebidas no fim de semana do pleito.
O segundo turno das Eleições Municipais de 2024 está marcado para este domingo (27). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 33,9 milhões de eleitores voltarão às urnas para escolher seus prefeitos em 51 municípios brasileiros, sendo 15 capitais.
Um cirurgião plástico com consultório na Quinta Avenida, um dos mais icônicos endereços de Nova York (EUA), está sendo acusado de transformar uma modelo em “escrava sexual”, submetendo-a a abusos repugnantes e violência física. De acordo com a acusação, Ammar Mahmoud, de 40, chegou a tentar cobrir um olho roxo da vítima injetando preenchimento sem anestesia.