Conecte-se Conosco

Política

Exclusivo: “Voltar, devo voltar. O mandato é até 31 de dezembro de 2024. No momento, não há essa possibilidade”, afirmou Carballal; Veja também os bastidores políticos da Câmara e da prefeitura de Salvador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


(Por Fernanda Dourado) 

Mesmo licenciado da Câmara de Vereadores o vereador Carballal, do PT, volta e meia ocupa o holofote da política baiana. O petista – que agora é ferrenho opositor ao governo do prefeito Bruno Reis e ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, ja foi líder do governo de ACM Neto. Atualmente, o vereador que está em seu quarto mandato é o coordenador de campanha do presidente da Câmara, Geraldo Júnior, postulante a vice-governador na chapa do candidato ao Palácio de Ondina do PT, Jerônimo Rodrigues. Carballal tem se destacado neste processo eleitoral como um articulador político, segundo bastidores.

Oposição e situação: Clima tenso na Câmara de Vereadores

Neste momento, a especulação é que o vereador licenciado retornaria ao Parlamento para liderar a oposição na Câmara Municipal do Salvador. De acordo com informações de bastidores, o clima no legislativo municipal anda muito tenso e o nome do petista teria sido mencionado, diversas vezes, por aliados e colegas do Parlamento pelo poder de liderança. A tensão não é apenas na oposição, mas, também, na situação.

Retorno pode ser até final de 2024

Bahia Repórter procurou o vereador licenciado para averiguar os burburinhos  sobre seu possível retorno  à Câmara com objetivo de assumir a liderança da oposição. O petista respondeu:

“Voltar, devo voltar. O mandato é até 31 de dezembro de 2024. No momento, não há essa possibilidade”, Carballal.

A articulação de Bruno Reis está fragilizada 

Segundo informações de bastidores, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB) tem feito uma ofensiva para manter a base e, também, recuperar a articulação política na Câmara de Vereadores que era feita pelo vereador Geraldo Júnior, mas que deixou a base de Bruno para candidato a vice-governador na chapa petista.

Blindagem excessiva ao prefeito 

Nos bastidores, há comentários no meio político que assessores ligados ao prefeito fazem uma espécie de blindagem descomedida ao gestor municipal e, segundo informações, tem prejudico de forma demasiada o Chefe do Executivo Municipal. Como já foi dito aqui, de acordo com legisladores municipais, há assessores que “têm mais pompa que o próprio Bruno Reis”. 

“Quando se falava com Bruno era como se falasse com Neto”

Ainda segundo um político, Bruno Reis era um porta voz de Neto. “Falar com Bruno era um afago que falaríamos com Neto, em seguida, e resolveríamos nossas demandas”. Contudo, Bruno não tem na prefeitura municipal nenhum político que tenha o mesmo traquejo que ele (Bruno) tinha na gestão de Neto.

Política

Ex-amigos, ACM Neto e João Roma estarão no mesmo palanque em apoio à reeleição de Bruno Reis; Veja o comentário da articulista política da Tribuna da Bahia, Fernanda Dourado

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Não é novidade alguma que o PL daria, sim, apoio, à reeleição do prefeito, Bruno Reis, do União Brasil. Esta “costura” já vinha sendo feita há muito tempo pelo próprio prefeito da primeira capital do Brasil. E Bruno, claro, mais uma vez, se consolida como articulador político nato. Vale lembrar que há dois anos, o PL estava do lado oposto e até lançou o ex-deputado federal, João Roma, que estava em seu primeiro mandato, à disputa ao cargo majoritário pela primeira vez. Na época, segundo informações de bastidores, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que era candidato ao governo da Bahia, ainda tentou uma reaproximação com o ex-ministro da cidadania, mas sem sucesso.


Sem conseguir fazer uma aliança política, o PL foi para a disputa representado por João Roma
que, inclusive, atrapalhou e muito o sonho de ACM Neto virar governador da Bahia. Além de atrapalhar, o candidato de Bolsonaro na Bahia, tirou votos de ACM Neto (já que ambos são de direita) e, ainda, desferiu ofensas pessoais a ACM Neto, o ex-amigo de 20 anos. João Roma não era apenas amigo de Neto, ele , também, foi chefe de gabinete da prefeitura de Salvador, entre 2013 a 2018, durante maior parte da gestão de Neto. Mas como o próprio presidente do PL, João Roma, falou durante o seu discurso no anúncio do apoio do partido à reeleição de Bruno, “uma régua foi passada nesta história” – já que Roma e Neto têm o mesmo objetivo: reeleger Bruno Reis.

Antes melhores amigos, em seguida, inimigos e agora se tornaram “aliados” e estarão juntos no mesmo palanque defendendo a reeleição de Bruno Reis. Se voltarão a ser amigos, acho pouco provável, já que confidências pessoais foram reveladas, pelos dois, durante o debate televiso em 2022. Mas na política o importante não é manter amizade, mas, sim, ganhar a eleição. Bruno, claro, adquiriu mais tempo televiso – algo muito importante em uma campanha eleitoral.

Além de Roma, Bruno tem ao seu lado diversos integrantes da ala, dentre eles, o deputado federal João Bacelar – que sempre deu apoio irrestrito ao prefeito até quando o PL fazia parte da base do governo, e os legisladores federais: Roberta Roma e Capitão Alden; e, também, os estaduais Leandro de Jesus e Diego Castro.

O PL é presidido por Valdemar Costa Neto e tem como filiado o ex-presidente, Jair Bolsonaro. Durante o anúncio, Bruno fez questão de lembrar que a oposição tentará associar a imagem dele com a do ex-presidente, mas segundo ele, “não irá pegar”. Ele ainda lembrou que já tentaram esta estratégia, em 2020, mas “não deu certo”.Artigo publicado na íntegra na Tribuna da Bahia.

 *Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da TV ALBA – Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. A especialista, também, é consultora política. Escreve neste espaço às quartas-feiras; Instagram e TikTok: @fernandadouradoreporter

Continue lendo

Política

Pé-de-Meia paga 2ª parcela de R$ 200 a novo grupo nesta quinta-feira

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Os alunos inscritos no  Programa Pé-de-Meia seguem recebendo a segunda parcela de R$ 200 nesta quinta-feira (2). Desta vez, serão contemplados os estudantes nascidos em setembro e outubro. Os depósitos acontecerão até o dia 3 de maio, conforme a data de nascimento dos beneficiários. 

A primeira parcela, paga no final de março e início de abril, foi referente ao incentivo pela matrícula. Agora, a quantia será creditada nas contas dos estudantes que mantiveram a frequência média de 80% nos três meses letivos, de acordo com controle feito pelas redes de ensino.

Continue lendo

Política

Gato engasgado: veterinária explica o que fazer

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O engasgo para os animais de estimação pode ser bem preocupante. Ao encontrar o gato nessa condição, é importante que o tutor tenha calma e saiba como agir para evitar que complicações levem a consequências mais graves.

Por serem animais bem seletivos, os gatos não têm o hábito de comer qualquer coisa que encontram pelo caminho, porém, os engasgos podem acontecer com a própria alimentação, ao ingerir água, brinquedos, linhas ou bolas de pelo – é importante evitar brinquedos com peças soltas e/ou barbantes.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com