Conecte-se Conosco

Política

“70% das escolas públicas de Salvador são bancadas pelo governo do estado. A prefeitura de Salvador não cumpre com as obrigações”, alfineta Bira Corôa

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

(Por Fernanda Dourado) 

Em entrevista ao Bahia Repórter, o deputado estadual do PT, Bira Corôa, rebateu as críticas que tem sido feitos ao governo do estado pelo ex-prefeito de Salvador e futuro secretário-geral do União Brasil, ACM Neto e, também, pela oposição. O democrata – candidato ao governo da Bahia – tem apontado, em estatísticas, problemas na gestão do estado em relação a segurança pública – que, segundo ele, ocupa o primeiro lugar em homicídios no Brasil – e na educação pública – que, de acordo com o ainda democrata,tem a pior nota do IDEB – Índice de Desenvolvimento de Educação Básica. 

Segurança pública 

O legislador petista rebate os dados.  Segundo Bira,  o governo da Bahia não faz maquiagem nas informações da segurança pública. “A gente não faz como na época do avô dele( ACM). Não usamos maquiagem. Antes uma chacina era contada como um fato. Morriam 10 pessoas, mas contava como uma.Não se colocava nas estatísticas também quem foi ferido e morreu depois. Mas hoje esta nas estatísticas”, afirmou Bira ao acrescentar que é Bahia é o estado que mais investe em segurança pública. 

Educação municipal 

Sobre ascríticas a educação estadual, Bira diz que ACM Neto não cumpriu o dever de casa – quando era prefeito da primeira capital do Brasil. “Ele não tem coragem de assumir que não cumpriu com as obrigações. 70% das escolas públicas de Salvador não são bancadas pelo município, mas, sim, pelo estado. E isso tem que ser corrigido”, afirmou ao BR Bira Côroa.

Justificava 

O petista justificou que o estado não quis desassistir Salvador. “O município não assume e o estado vai segurando. Várias escolas estaduais que deveriam ser escolas de ensino fundamental ou segundo grau – estão com ensino fundamental( fundamental 1 ou fundamental 2) – que é a formação inicial e ginasial antigo. É muito cômodo: falar da casa do outro – quando sou hóspede desta casa ou me utilizo diariamente benefícios desta casa”, alfinetou ainda enfatizar que ACM Neto tem tido posições irresponsáveis e inconsequentes ao fazer oposição. “Eu já foi oposição, mas fiz de forma responsável”, afirmou.

Política

Governo coloca em sigilo números de fugas em presídios brasileiros

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Ministério da Justiça e Segurança Pública colocou sob sigilo os números de fugas registradas nos presídios brasileiros no ano passado. A pasta, embora tenha os dados à disposição, alega que se trata de uma informação de caráter “reservado” e que, portanto, ficará em sigilo pelo prazo de cinco anos.


Metrópoles ,parceiro do Bahia Notícias,  requisitou os dados via Lei de Acesso à Informação (LAI), mas teve acesso negado. A negativa ao acesso ocorreu em todas as instâncias da pasta, tendo sido referendada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Continue lendo

Política

Disputa pelo mercado livre de energia gera até queixa de abuso de poder

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A disputa por novos clientes no mercado livre de energia, desde 1º de janeiro, elevou a temperatura acima do previsto entre as comercializadoras, empresas que disputam esse segmento de negócio. Comercializadoras independentes acusam congêneres ligadas a grupos com distribuidoras de atuarem indevidamente para manter clientes.
 

A queixa mais comum trata do uso da informação. Para fazer a migração rumo ao mercado livre, o consumidor precisa avisar com antecedência a sua saída para a distribuidora.

Continue lendo

Política

Sobe para 66 o número de mortos por causa da chuva no Rio Grande do Sul Domingo, 05

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Subiu para 66 o número de mortos por conta das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, conforme informado pelo boletim emitido às 9h deste domingo (5) pela Defesa Civil do Estado. Ainda conforme o órgão, outros seis óbitos estão sob investigação. No sábado (4), o número de mortes era de 55. 


Ao todo, 332 dos 497 municípios do estado foram afetados pela chuva. Até o momento, 155 pessoas estão feridas e outras 101 estão desaparecidas.


As chuvas também  provocam danos e alterações no tráfego nas rodovias estaduais gaúchas. Neste domingo, são 113 trechos em 61 rodovias com bloqueios totais e parciais, entre estradas e pontes.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com