Conecte-se Conosco

Política

Exclusivo: Disputa em Salvador causa alvoroço na base governista

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


(Por Fernanda Dourado) 

A decisão de quem será o candidato do governo  ao Palácio Thomé de Souza já foi postergada, algumas vezes, e, provavelmente, será anunciada ainda este mês, caso não seja protelada novamente. O motivo do adiamento? A falta de unidade. De um lado a federação formada pelo PT, PCdoB e PV – que tenta manter a candidatura do deputado estadual, Robson de Almeida, do PT, e indicar a vice ou indicar outro nome da federação como o da deputada estadual, Olívia Santana, do PCDoB. 

Do outro lado, o MDB – que já deixou o nome do vice-governador, Geraldo Júnior, a disposição além de ter externado, diversas vezes, insatisfação com a demora na escolha. O escolhido ou escolhida irá enfrentar o atual prefeito, Bruno Reis, que é  candidato à reeleição e tem favoritismo por ter um alto índice de aprovação e, também, claro,a máquina na mão. E no meio deste imbróglio o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que, obviamente, tem o poder de decisão, mas que sofre pressão de ambos os lados, e, posterga a decisão com receio de rachas antecipados e arestas políticas. 

A notícia vazada que o martelo tinha sido batido    em torno do nome de Geraldo Júnior em uma reunião envolvendo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o senador Jaques Wagner – causou alvoroço e pressão na base do governador petista e tem, sim, causado ruído – já que ainda não há consenso no Conselho Político. 

Recapitulando 

Em 2020, a  candidatura de Major Denice foi lançada oficialmente no dia 16 de setembro  à prefeitura de Salvador.  Já em outubro de 2023, não há definição alguma sobre quem será o candidato. As críticas feitas por políticos em 2020 e 2023 são as mesmas.  Contudo, o cenário político de 2020 é diferente de 2024. O primeiro ponto é que em 2020, o atual Ministro da Casa Civil, então governador no período, Rui Costa, também foi criticado pelo demora na escolha, mas conseguiu decidir mais cedo que o atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues – já que Rui deixou a base livre. 

O segundo ponto diferente entre Rui e Jerônimo é a defesa de uma única candidatura da base. Rui Costa defendia que, sim, a base deveria sair com mais opções de postulantes para que, segundo ele, o eleitor tivesse mais opções na escolha. Na época a base governistas se dividiu em quatro candidaturas com as seguintes votações: Major Denice, do PT, ( 228.942) Olívia Santana, do PCdoB, (54.496) Bacelar, do Podemos (11.140), e Sargento Isidório, do Avante( 64.728 ).

Fatiamento da base 

Com a base totalmente fatiada, logicamente, não houve ameaça para a hegemonia do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, na capital baiana que fez seu sucessor, sem ter sequer um pouquinho de dor de cabeça conseguiu alcançar a vitória  já no primeiro turno, ou seja, Bruno Reis  foi eleito com mais de 64,20% totalizando 779.408 votos.

Unidade no grupo 

Em relação a unidade do grupo, o governador Jerônimo Rodrigues pensa diferente do posicionamento Rui Costa em 2020. Jerônimo acredita que a base deve, sim, sair unida. Mas o impasse é grande – já que a federação tem batido o pé que a candidatura deva ser orgânica e sair da federação. Já o MDB quer amarrar a candidatura com todos da base e, principalmente, com um (a) vice do PT para manter mais comprometimento com candidatura medebista e buscar a força da militância do PT que, sem dúvida alguma, ajuda bastante.

Apesar de ter vazado a suposta reunião e decisão em torno do nome de Geraldinho, ainda não houve nenhum posicionamento oficial do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O Chefe do Executivo Estadual tem protelado o anúncio e com as reações imediatas da base, obviamente, protelará, mais uma vez, até acalmar os ânimos dos governistas. 


Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 1.000 foragidos localizados em Salvador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ultrapassou a marca de 1.000 foragidos da justiça alcançados em Salvador. Em 2024, a tecnologia auxiliou na captura de 189 pessoas com mandados de prisão na capital baiana.

A prisão de número 1.000 foi contra um procurado por corrupção de menor. Após alerta, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionou equipes da PM. O procurado foi conduzido para a Polinter, onde o mandado foi confirmado. 

Continue lendo

Política

Dezenas de porções de K9 são apreendidas em Tancredo Neves

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Trinta e três porções de K9, dois pinos de cocaína, maconha, uma pedra média de crack, R$ 204, um veículo, um celular e dezenas de embalagens para acondicionar entorpecentes foram apreendidos nesta sexta-feira (17), em Tancredo Neves, por investigadores da 11ª Delegacia Territorial do bairro. Um homem foi preso em flagrante.

As diligências fazem parte de uma operação realizada na Rua Betel, para intensificar o combate ao tráfico de drogas naquela região. Os entorpecentes apreendidos estavam dentro de um veículo conduzido pelo suspeito. Ele também é investigado por furto de fios.

O flagranteado foi submetido aos exames de lesões de praxe, ficando à disposição da Justiça. As ações terão desdobramentos, com o objetivo de identificar e localizar outros envolvidos com o tráfico de drogas em Tancredo Neves. 

Continue lendo

Política

Governo planeja demolir ponte ameaçada de colapso no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Renan Filho , ministro dos Transportes, anunciou nesta sexta-feira (17) que a ponte na BR-116 sobre o rio Caí, no Rio Grande do Sul , será demolida em breve e reconstruída em um prazo de um mês. As informações da CNN.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com