Conecte-se Conosco

Política

Exclusivo: Disputa em Salvador causa alvoroço na base governista

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


(Por Fernanda Dourado) 

A decisão de quem será o candidato do governo  ao Palácio Thomé de Souza já foi postergada, algumas vezes, e, provavelmente, será anunciada ainda este mês, caso não seja protelada novamente. O motivo do adiamento? A falta de unidade. De um lado a federação formada pelo PT, PCdoB e PV – que tenta manter a candidatura do deputado estadual, Robson de Almeida, do PT, e indicar a vice ou indicar outro nome da federação como o da deputada estadual, Olívia Santana, do PCDoB. 

Do outro lado, o MDB – que já deixou o nome do vice-governador, Geraldo Júnior, a disposição além de ter externado, diversas vezes, insatisfação com a demora na escolha. O escolhido ou escolhida irá enfrentar o atual prefeito, Bruno Reis, que é  candidato à reeleição e tem favoritismo por ter um alto índice de aprovação e, também, claro,a máquina na mão. E no meio deste imbróglio o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, que, obviamente, tem o poder de decisão, mas que sofre pressão de ambos os lados, e, posterga a decisão com receio de rachas antecipados e arestas políticas. 

A notícia vazada que o martelo tinha sido batido    em torno do nome de Geraldo Júnior em uma reunião envolvendo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e o senador Jaques Wagner – causou alvoroço e pressão na base do governador petista e tem, sim, causado ruído – já que ainda não há consenso no Conselho Político. 

Recapitulando 

Em 2020, a  candidatura de Major Denice foi lançada oficialmente no dia 16 de setembro  à prefeitura de Salvador.  Já em outubro de 2023, não há definição alguma sobre quem será o candidato. As críticas feitas por políticos em 2020 e 2023 são as mesmas.  Contudo, o cenário político de 2020 é diferente de 2024. O primeiro ponto é que em 2020, o atual Ministro da Casa Civil, então governador no período, Rui Costa, também foi criticado pelo demora na escolha, mas conseguiu decidir mais cedo que o atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues – já que Rui deixou a base livre. 

O segundo ponto diferente entre Rui e Jerônimo é a defesa de uma única candidatura da base. Rui Costa defendia que, sim, a base deveria sair com mais opções de postulantes para que, segundo ele, o eleitor tivesse mais opções na escolha. Na época a base governistas se dividiu em quatro candidaturas com as seguintes votações: Major Denice, do PT, ( 228.942) Olívia Santana, do PCdoB, (54.496) Bacelar, do Podemos (11.140), e Sargento Isidório, do Avante( 64.728 ).

Fatiamento da base 

Com a base totalmente fatiada, logicamente, não houve ameaça para a hegemonia do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, na capital baiana que fez seu sucessor, sem ter sequer um pouquinho de dor de cabeça conseguiu alcançar a vitória  já no primeiro turno, ou seja, Bruno Reis  foi eleito com mais de 64,20% totalizando 779.408 votos.

Unidade no grupo 

Em relação a unidade do grupo, o governador Jerônimo Rodrigues pensa diferente do posicionamento Rui Costa em 2020. Jerônimo acredita que a base deve, sim, sair unida. Mas o impasse é grande – já que a federação tem batido o pé que a candidatura deva ser orgânica e sair da federação. Já o MDB quer amarrar a candidatura com todos da base e, principalmente, com um (a) vice do PT para manter mais comprometimento com candidatura medebista e buscar a força da militância do PT que, sem dúvida alguma, ajuda bastante.

Apesar de ter vazado a suposta reunião e decisão em torno do nome de Geraldinho, ainda não houve nenhum posicionamento oficial do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. O Chefe do Executivo Estadual tem protelado o anúncio e com as reações imediatas da base, obviamente, protelará, mais uma vez, até acalmar os ânimos dos governistas. 


Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Apple lança iPad Pro com design ultrafino, tela OLED e inédito chip M4

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A Apple acaba de apresentar a nova geração do iPad Pro. A dupla de tablets mais poderosos da Maçã estreia com visual ultrafino totalmente renovado, inédito painel Tandem OLED em opções de 11 e 13 polegadas, além de ser o primeiro dispositivo da marca equipado pelo poderoso chip M4.

Continue lendo

Política

Como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo de forma simples

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Uma das grandes preocupações de quem adota ou compra um novo cachorrinho de estimação é a educação do filhote, seja para não morder os móveis, ou, principalmente, ensinar a fazer as necessidades em um local adequado, seja em algum local no quintal, na sacada ou em um tapete higiênico.

A verdade é que essa tarefa não precisa ser tão complicada, basta que os tutores sigam os passos corretos na hora de educar o filhote. Por isso, a veterinária comportamental e adestradora Marcela Barbieri revela três passos importantes que podem ajudar a resolver o problema. Confira!

Continue lendo

Política

Ex-CNN, Daniel Adjuto é recontratado pelo SBT para comandar telejornal

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Nesta terça-feira (7), o SBT confirmou a contratação de Daniel Adjuto como âncora do SBT Brasília. A partir do próximo mês, o jornalista participará do telejornal, que vai ao ar de segunda a sexta, às 11h30. A presença do comunicador somará ainda mais ao time, trazendo sua marca e credibilidade para a atração que visa abordar as notícias mais importantes do Distrito Federal.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com