Conecte-se Conosco

Política

PT abrirá mão da cabeça de chapa à candidatura a prefeito de Salvador?

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

(Por Fernanda Dourado)


A candidatura única para disputar a prefeitura de Salvador, em 2024, é, sem dúvida, o desejo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do PT. No entanto, não há consenso em torno de nenhum nome da base governista, a menos de um ano à eleição. Obviamente, discussões no Conselho Político já ocorreram, mas nenhum partido da base aliada quer ceder a cabeça de chapa.  Até porque, ser cabeça de chapa em uma disputada na capital baiana é consolidar uma base na primeira capital do país além, claro, de uma visibilidade política absurda pelo tempo de televisão que terá a coligação, pelo investimento em uma campanha eleitoral e, também, em ter o nome associado ao do presidente da república, Lula. O capital político, evidentemente, eleva. 


Nos bastidores do Poder, alguns legisladores ( não apenas do PT)  dão como certo que o Partido dos Trabalhadores não abrirá mão, de forma alguma, da candidatura por conta do histórico do partido e, também, por que o PT quer manter os quatros vereadores na Câmara Municipal e, claro, deixar sua base solidificada em Salvador. Petistas ainda alegam que o PT tem a maior base política em Salvador e ainda tem o bônus de ter os deputados estaduais e federais mais votados da capital.  Mas será que o PT abrirá mão da cabeça de chapa em 2024? Apenas duas vezes desde a redemocratização a ala deixou de apresentar candidatura própria. 

O presidente do Partido dos Trabalhadores na Bahia, Éden Valadares, já declarou, diversas vezes, que a candidatura do deputado estadual, Robinson Almeida, pré-candidato do PT à prefeitura de Salvador, é a melhor possibilidade de unificar o grupo do presidente Lula e do governador da Bahia, Jerônimo em Salvador.

O líder do governo no Senado e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, do PT, 

declarou que “o meu primeiro candidato é Robinson, é o candidato do meu partido, é o meu candidato”. Mas quando Wagner usa “primeiro” ele deixa claro que há outras opções na base. O ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, que é conhecido, nacionalmente, pelo seu poder de persuasão nato, habilidade e traquejo político conseguiu acalmar os ânimos da base após a declaração. Contudo, o petista já repetiu, algumas vezes, que “nem sempre o PT deve ser a cabeça de chapa”. Outros petistas, também defendem esta tese nacionalmente. Quem comunga da mesma posição é o Ministro da Economia, Fernando Haddad. Quando o entrevistei durante à pandemia, em uma live no meu instagram pessoal, o questionei a respeito da declaração de Wagner e, Hadaad foi incisivo e enfático. “Não só Jaques Wagner defende esta posição, eu também”; afiançou Haddad na época. 

Mas de quem será a palavra final na decisão? Obviamente, a definição está nas mãos do governador Jerônimo Rodrigues, do PT, mas a concretização ainda parece estar longe do fim. A data, que chegou a ser anunciada pelo governador petista como o dia do anúncio do candidato único da base foi adiada, diversas vezes. E parece que não sairá antes da festa natalina. Diferentemente do ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, que deixou a base lançar 4 candidaturas em 2020, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) insiste em ter apenas uma candidatura de sua base aliada para as eleições de 2024 em Salvador.

Ora, dito isso, o cenário que se apresenta é de total indefinição. A base do governador é formada por MDB, PCdoB, PV, PSB, PSD e Avante. A base cobra, até pela imprensa, uma definição, alegando que é necessário tempo para consolidar uma candidatura única, mas a definição ainda não veio.  Enquanto o nome não vem, as especulações nos bastidores são diversas.  

Atualmente, há três pré-candidaturas: a do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e as dos deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Olívia Santana (PCdoB). As negociações, claro, continuam, mas há, sim, impasses e rachaduras que precisam ser evitadas, pensando em 2026. Artigo publicado no jornal da Tribuna da Bahia na página 2.

* Fernanda DouradoApresentadora e repórter da Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 1.000 foragidos localizados em Salvador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ultrapassou a marca de 1.000 foragidos da justiça alcançados em Salvador. Em 2024, a tecnologia auxiliou na captura de 189 pessoas com mandados de prisão na capital baiana.

A prisão de número 1.000 foi contra um procurado por corrupção de menor. Após alerta, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionou equipes da PM. O procurado foi conduzido para a Polinter, onde o mandado foi confirmado. 

Continue lendo

Política

Dezenas de porções de K9 são apreendidas em Tancredo Neves

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Trinta e três porções de K9, dois pinos de cocaína, maconha, uma pedra média de crack, R$ 204, um veículo, um celular e dezenas de embalagens para acondicionar entorpecentes foram apreendidos nesta sexta-feira (17), em Tancredo Neves, por investigadores da 11ª Delegacia Territorial do bairro. Um homem foi preso em flagrante.

As diligências fazem parte de uma operação realizada na Rua Betel, para intensificar o combate ao tráfico de drogas naquela região. Os entorpecentes apreendidos estavam dentro de um veículo conduzido pelo suspeito. Ele também é investigado por furto de fios.

O flagranteado foi submetido aos exames de lesões de praxe, ficando à disposição da Justiça. As ações terão desdobramentos, com o objetivo de identificar e localizar outros envolvidos com o tráfico de drogas em Tancredo Neves. 

Continue lendo

Política

Governo planeja demolir ponte ameaçada de colapso no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Renan Filho , ministro dos Transportes, anunciou nesta sexta-feira (17) que a ponte na BR-116 sobre o rio Caí, no Rio Grande do Sul , será demolida em breve e reconstruída em um prazo de um mês. As informações da CNN.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com