Conecte-se Conosco

Política

Coluna Questão de Ordem: “ACM Neto desistiu nas eleições passadas quando Lula nem sequer era candidato”, afirmou Moema Gramacho; Relembre a desistência de ACM Neto, alvoroço causado na política baiana e os bastidores da política

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Coluna Questão de Ordem: A imparcialidade e isenção são os maiores patrimônios do jornalismo. A coluna seguirá a mesma linha editorial do site Bahia Repórter com respeito aos citados, sigilo total das fontes – quando solicitadas, informações exclusivas, imparcialidade, apuração jornalística e histórica. Ou seja, o jornalismo como deve ser feito: com ética. Toda terça-feira , às 21 horas, impreterivelmente, uma coluna recheada de informações. Não durma antes de lê-la. A informação na política é uma preciosidade .

(por Fernanda Dourado)

A prefeita de Lauro de Freitas Moema Gramacho (PT) foi entrevistada pelo Bahia Repórter à coluna Questão de Ordem e comentou a política nacional e estadual. 

Candidatura a estadual ou a federal? 

 A petista Moema Gramacho que administra a prefeitura de Lauro de Freitas pela quarta vez também já foi deputada estadual e federal. A petista – que se destacava na Assembleia Legislativa da Bahia pela oposição ferrenha ao governo do estado ( quem não se lembra da briga pela senha para acompanhar as contas do governo) – afirmou à coluna que não saíra candidata em 2022 “nem a estadual, nem a federal”, afiançou. 



Polarização nacional x estadual

A petista – que afirmou  acreditar em uma polarização nacional – ainda disse que caso João Roma seja candidato mesmo, a situação de ACM Neto, ainda DEM e secretário-geral da União Brasil – se complica ainda mais.

Desistência de ACM Neto em 2018 

A desistência do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, de se candidatar ao governo da Bahia em 2018 – também foi lembrada pela petista. “ACM Neto desistiu nas eleições passadas quando Lula nem sequer era candidato”, ironizou a petista.

Decisão de Neto causou revolta nos apoiadores

A decisão da desistência de ACM Neto foi anunciada em uma inauguração no subúrbio ferroviário.  Na época, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores se revoltaram com a desistência de Neto. Quem não se lembra daquela áudio de um senhor indignado com a desistência de Neto? ninguém sabe ao certo que era apoiador raivoso ou opositor zombando. Relembre o anúncio da desistência de ACM Neto de concorrer governo em 2018. Assista abaixo!



Zé Ronaldo foi o candidato

Uma semana depois, ACM Neto, lançou um vídeo nas redes sociais gravado por ele – em apoio a pré-candidatura do ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), ao governo do estado. O – demista que abriu mão de seu quarto mandato de prefeito ficou em segundo lugar e obteve 1.502.266 (22,26%) dos votos. E o governador petista, Rui Costa, alcançou 5.096.062 ( 75,50% ) dos votos sendo reeleito. Confira um trecho do vídeo.

PP em Lauro de Freitas 

Mesmo antes de Bolsonaro anunciar que iria para o PL, Moema Gramacho afiançou que a possível ida de Bolsonaro não iria afetar a relação dela com o PP de Lauro. Agora, o PP não só de Lauro respira aliviado, mas, também, o PP baiano – segundo informações de bastidores.


Mal-estar na base

O mal-estar causado pelo governador na Bahia, Rui Costa, (PT), na própria base, segundo aliados, já foi solucionado. Rui intitulou de ‘traíras’ deputados que votaram a favor da PEC dos Precatórios. A respostas dos aliados foram imediatas. O senador Otto Alencar (PSD) e Cacá Leão (PP) citaram uma palavra em comum: fidelidade.


Política

Conheça a psicóloga Amanda Machado – a nova colunista do Bahia Repórter que falará sobre saúde mental semanalmente

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

“Início esse texto, demonstrando o prazer que tenho em ter a oportunidade de ser porta voz de uma temática extremamente importante: a saúde mental!

Psicóloga clínica e social, atuante na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, especialista em Psicologia Positiva, mestranda em Psicologia e Intervenções em Saúde pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde. Mas, acima do currículo, umapessoa engajada e preocupada no que tange em comopotencializar a saúde mental. 

Nunca foi tão urgente e necessário trazer essa temática a discussão pública. Segundo estudos epistemológicos, o Brasil está em torno de 15,5% de prevalência da depressão ao longo da vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS), destaca que o Brasil é o país com o maior número de pessoas com ansiedade, sendo a taxa de 9,3%.

Vários fatores influenciam para números como essessejam tão expressivos, mas em contrapartida a essarealidade, a informação é uma ferramenta de grande relevância para diminuirmos essa triste realidade. Informações essas qua serão divulgadas semanalmente, nesse site tão engajado no bem-estar dos seus leitores de forma integral. 

Essa coluna terá como missão, informar sobre a situaçãoda saúde mental no nosso país e fomentar possibilidadesde melhorias diante do nosso cenário. Potencializar a saúde mental é o propósito que rege a minha profissão! 

“O conhecimento te dá o poder de preparar seu própriodestino”- Autor desconhecido.”

Continue lendo

Política

Quaest: 50% aprovam o trabalho de Lula e 47% desaprovam; fatias empatam tecnicamente pela 1ª vez

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) aponta que 50% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, 47% desaprovam. Esta é a primeira vez que o percentual dos que aprovam e desaprovam empata tecnicamente. Outros 3% não souberam ou não responderam. 

O levantamento encomendado pela Genial Investimentos ouviu 2.045 pessoas, em 120 municípios, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para baixo e a reprovação um ponto para cima em relação à última pesquisa, realizada em março. À época, 51% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente, enquanto 46% desaprovavam. 

Aprovação do trabalho que o presidente Lula está fazendo:

  • Aprova: 50% 
  • Desaprova: 47%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Continue lendo

Política

Doou ou não? Governo do RS afirma não ter recebido dinheiro de Madonna

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Os rumores de que  Madonna teria doado R$ 10 milhões para as vítimas das enchentes do  Rio Grande do Sul se intensificaram nos últimos dias. A informação foi divulgada na última segunda-feira (6) por um colunista gaúcho e reproduzida por diversos sites de notícias.

Caso a doação realmente tenha sido feita, não foi por meio do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Procurado pela   reportagem do iG Gente , o executivo gaúcho negou, nesta quarta-feira (8), ter recebido a transferência da artista.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com