Conecte-se Conosco

Política

Irecê: Articulista política Fernanda Dourado da Tribuna da Bahia comenta a ruptura na base do prefeito, oposição e terceira via no município

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A sete meses da eleição, a cidade de Irecê, no centro-oeste baiano, já está, literalmente, “pegando fogo”, não por conta apenas da  sensação térmica, mas, claro, pelo embate político que eleva ainda mais a temperatura da 14ª cidade mais populosa da Bahia. De um lado, o atual prefeito da cidade, Elmo Vaz, do PSB, que tentará fazer seu sucessor. De outro lado, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Luizinho Sobral, nome forte da oposição que tem os seus votos fiéis e cativos no município. E ainda há uma terceira via, proveniente dos dissidentes da ala governista, que tem crescido e causado alvoroço no município. Elmo, que está em seu segundo mandato, já escolheu seu candidato, Murilo do Asa Sul. Contudo, o nome e a forma individual da escolha  não foram bem aceitos pelo grupo político dele, inclusive, segundo informações de bastidores e, também, queixas públicas de aliados, o gestor não ouviu, sequer, os apoiadores de primeira hora para tomar a decisão.

A decisão isolada de Elmo causou um racha  e uniu um grupo de ex-apoiadores do prefeito.

Quando entrevistei os integrantes insatisfeitos no restaurante da Assembleia Legislativa, intitulei o grupo de G5. O título pegou. Na ocasião, todos estavam indignados com Elmo, inclusive, o vereador , Tertinho, que hoje é o candidato a vice na chapa que disputará o pleito em outubro de 2024. Eles alegavam que todos do grupo tinham qualificação para ser o candidato de Elmo, mas foram preteridos por um jovem político, sem experiência.

Um outro integrante do grupo, o vereador Figueredo surgiu como a terceira via nas eleições. Mas ainda não definiu se sairá ou não candidato a prefeito. Este cresceu no município, mas, segundo informações de bastidores, tenta uma ala governista para disputar a eleição. Além de Figueiredo (PSB), o agora G4 é formado por ex-aliados de Elmo: o vice-prefeito de Irecê, Erício Batista (PT) e  o ex-secretário de educação, Osvaldo (PV).

Outro fato que movimenta os bastidores políticos, em Brasília, é a antecipação de Elmo à disputa por uma vaga na Câmara Federal. Mas por quê? Explico. Antecipar muito a largada pode prejudicar na chegada. Diversos legisladores federais são votados no município de Irecê, e, também, na microrregião, e, obviamente, não terão interesse em abrir espaço para Elmo ocupar suas bases eleitorais.

Irecê, conhecida como capital do feijão, é uma potência da Bahia e, que, inclusive, cresceu de forma orgânica com o trabalho muito duro da população ireceense e de pessoas que investiram no município. O comércio, a agropecuária e a irrigação movimentam Irecê e toda a microrregião que concentra 20 municípios com aproximadamente 450 mil habitantes.

A cidade detém aproximadamente R$ 1 bilhão e 407,8 milhões de reais do Produto Interno Bruto (PIB) da região, o que equivale a uma parcela significativa de 31,11% do total. Esses números destacam a relevância econômica e o impacto considerável que Irecê exerce na economia regional,  estadual e nacional.

Por isso, governar um município como Irecê é um desafio e, claro,  ao mesmo tempo uma honra – já que a expectativa é que a cidade cresça ainda mais com investimentos estaduais,  federais e o trabalho árduo da população.  

*Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da TV ALBA  – Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. A especialista, também, é consultora política. Escreve neste espaço às quartas-feiras; Instagram e TikTok: @fernandadouradoreporter

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Areia de Copacabana é vendida a 8 dólares na internet como brinde do show de Madonna

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A apresentação de Madonna em Copacabana foi eternizada por registros audiovisuais da Globo e, é claro, pela memória de cada fã que esteve presente no show do dia 4 de maio. Mas para aqueles que deixaram o Rio de Janeiro sem uma lembrança física, é possível garantir um mimo pela internet.

Um perfil no eBay está vendendo um punhado de areia da praia de Copacabana pelo preço de 8,9 dólares, o que equivale a R$ 46 em conversão para a moeda brasileira.

Na descrição, o vendedor afirma que a areia é um item colecionável e foi cuidadosamente elaborada para relembrar o momento icônico da diva pop no Brasil.

Continue lendo

Política

‘Desesperador’: gaúchos ficam de mãos atadas diante da catástrofe

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


“Não é a primeira vez que essas tragédias acontecem aqui, nosso estado sabia do perigo que poderíamos passar e nenhuma medida foi tomada, mesmo sabendo das crises climáticas”, diz a gaúcha Júlia Rosa, de 21 anos, ao Portal iG.

A  tragédia no Rio Grande do Sul assola a vida de mais de 2 milhões de gaúchos desde o dia 29 de abril.  Segundo os últimos dados da Defesa Civil, 449 dos 496 municípios foram afetados pelas chuvas no estado. Mais de 800 ficaram feridos e 149 morreram. O colapso deixou, até o momento, 617 mil pessoas fora de casa.

Continue lendo

Política

Porto Alegre não tem imóveis para abrigar desalojados, diz prefeito

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O prefeito de Porto Alegre , Sebastião Melo (MDB), em meio à crise das enchentes, destaca como a questão mais urgente e desafiadora a definição de moradias para os cerca de 15 mil desabrigados na cidade. Em entrevista à Folha de São Paulo, Melo ressalta a falta de imóveis disponíveis e pede um plano de habitação liderado pelo governo federal.

“Primeiro que nós não temos grandes estoque de imóveis populares grandes hoje no Brasil, Porto Alegre também não tem imóveis populares prontos para atender essa demanda, tem que fazer um chamamento público, colocando pessoas que desejam vender imóveis usados, tentar comprar o maior número de imóveis já prontos, em vez de construir, utilizar todos que já estão novos ou usados, para esse momento de drama que as pessoas não têm família, não têm residência”, declarou.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com