Conecte-se Conosco

Política

Irecê: Articulista política Fernanda Dourado da Tribuna da Bahia comenta a ruptura na base do prefeito, oposição e terceira via no município

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A sete meses da eleição, a cidade de Irecê, no centro-oeste baiano, já está, literalmente, “pegando fogo”, não por conta apenas da  sensação térmica, mas, claro, pelo embate político que eleva ainda mais a temperatura da 14ª cidade mais populosa da Bahia. De um lado, o atual prefeito da cidade, Elmo Vaz, do PSB, que tentará fazer seu sucessor. De outro lado, o ex-prefeito e ex-deputado estadual, Luizinho Sobral, nome forte da oposição que tem os seus votos fiéis e cativos no município. E ainda há uma terceira via, proveniente dos dissidentes da ala governista, que tem crescido e causado alvoroço no município. Elmo, que está em seu segundo mandato, já escolheu seu candidato, Murilo do Asa Sul. Contudo, o nome e a forma individual da escolha  não foram bem aceitos pelo grupo político dele, inclusive, segundo informações de bastidores e, também, queixas públicas de aliados, o gestor não ouviu, sequer, os apoiadores de primeira hora para tomar a decisão.

A decisão isolada de Elmo causou um racha  e uniu um grupo de ex-apoiadores do prefeito.

Quando entrevistei os integrantes insatisfeitos no restaurante da Assembleia Legislativa, intitulei o grupo de G5. O título pegou. Na ocasião, todos estavam indignados com Elmo, inclusive, o vereador , Tertinho, que hoje é o candidato a vice na chapa que disputará o pleito em outubro de 2024. Eles alegavam que todos do grupo tinham qualificação para ser o candidato de Elmo, mas foram preteridos por um jovem político, sem experiência.

Um outro integrante do grupo, o vereador Figueredo surgiu como a terceira via nas eleições. Até o fechamento desta matéria ontem às 20 horas ele não tinha decidido que seria candidato. Mas, segundo informações de bastidores, já decidiu que irá manter a candidatura.

Figueredo cresceu no município, mas, segundo informações de bastidores, tenta uma ala governista para disputar a eleição. Além de Figueiredo (PSB), o agora G4 é formado por ex-aliados de Elmo: o vice-prefeito de Irecê, Erício Batista (PT) e  o ex-secretário de educação, Osvaldo (PV).

Outro fato que movimenta os bastidores políticos, em Brasília, é a antecipação de Elmo à disputa por uma vaga na Câmara Federal. Mas por quê? Explico. Antecipar muito a largada pode prejudicar na chegada. Diversos legisladores federais são votados no município de Irecê, e, também, na microrregião, e, obviamente, não terão interesse em abrir espaço para Elmo ocupar suas bases eleitorais.

Irecê, conhecida como capital do feijão, é uma potência da Bahia e, que, inclusive, cresceu de forma orgânica com o trabalho muito duro da população ireceense e de pessoas que investiram no município. O comércio, a agropecuária e a irrigação movimentam Irecê e toda a microrregião que concentra 20 municípios com aproximadamente 450 mil habitantes.

A cidade detém aproximadamente R$ 1 bilhão e 407,8 milhões de reais do Produto Interno Bruto (PIB) da região, o que equivale a uma parcela significativa de 31,11% do total. Esses números destacam a relevância econômica e o impacto considerável que Irecê exerce na economia regional,  estadual e nacional.

Por isso, governar um município como Irecê é um desafio e, claro,  ao mesmo tempo uma honra – já que a expectativa é que a cidade cresça ainda mais com investimentos estaduais,  federais e o trabalho árduo da população.  

*Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da TV ALBA  – Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. A especialista, também, é consultora política. Escreve neste espaço às quartas-feiras; Instagram e TikTok: @fernandadouradoreporter

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

‘Fóssil vivo’ é registrado pela 1º vez ao lado de mergulhador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Um mergulho nas profundezas do oceano revelou um tesouro evolutivo perdido. Laurent Ballesta, renomado biólogo marinho e mergulhador, encontrou e registrou pela primeira vez o celacanto, um peixe que se acreditava extinto desde a era dos dinossauros. 

Essa descoberta extraordinária ocorreu durante um mergulho profundo, no qual Ballesta avistou a criatura refugiada em uma caverna submarina a aproximadamente 300 metros de profundidade.

Continue lendo

Política

Saiba para onde é levado o lixo deixado nas ruas de Porto Alegre após baixa do Guaíba

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


Com o recuo das águas do Guaíba, o que antes estava submerso pela enchente que atingiu Porto Alegre agora surge em meio à lama. A cidade enfrenta um cenário de resíduos espalhados pelas ruas. 

Para agilizar o recolhimento dos resíduos, primeiro, os materiais são encaminhados para locais destacado dentro de cada bairro. Depois, são transportados para unidades provisórias de recebimento de resíduos, localizados na Zona Norte, na Lomba do Pinheiro e na Serraria. Um quarto ponto deve ser definido, segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). 

Continue lendo

Política

Mercosul aumenta preço do arroz em até 30% e ministro brasileiro reage

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O leilão de compra de arroz, que seria realizado nesta terça-feira (21) pelos países do Mercosul, foi suspenso após o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, rejeitar a alta de 30% no preço do grão.

“Nós demos uma demonstração ao Mercosul de que, se for querer especular, nós buscamos de outro lugar”, disse o ministro ao G1 nesta segunda-feira (20).

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com