Conecte-se Conosco

Política

Crise em Brasília: Executivo não governa sem Legislativo; Veja o comentário da articulista política da Tribuna da Bahia, Fernanda Dourado

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

(Por Fernanda Dourado)

O governo Lula (PT), sem dúvida, é de coalizão. Ao todo, a base de sustentação é de 16 partidos heterogêneos, ou seja, políticos que pensam agenda e política de forma totalmente diferente. Cada partido tem um peso político dentro do Congresso e do governo. E alguns, que fazem parte da base de sustentação do governo, estão insatisfeitos. O clima de animosidade, tensão, acirramento e indignação política tem tomado conta do Congresso, segundo informações de bastidores.

As legendas, segundo fontes políticas,  acham que os espaços oferecidos pelo governo não se comparam “nem de longe” ao espaço ocupado pelo Partido dos Trabalhadores. E o centrão, bloco de parlamentares que há anos dá as cartas no Congresso, quer mais espaço, inclusive, este é um dos pontos cruciais pa esta crise política.
A crise foi intensificada há dez dias e teve seu ápice quando o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), chamou o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, de “desafeto pessoal” e “incompetente”, após uma polêmica sobre a prisão do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ).

O presidente Lula tem entrado no circuito da articulação política para amenizar a crise instalada e, inclusive, tem falado constantemente que a política é a arte do diálogo. Lula (PT), um comunicador nato,  conversou com o presidente da Câmara, mas não revelou o conteúdo do diálogo.

A conversa com o Legislativo é necessária para ter governabilidade. Não é à toa que o presidente da República, Lula (PT), pediu nesta segunda-feira (22) que o vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), fosse “mais ágil” e “converse mais” que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deixe de ler livro e dedique mais tempo a discussões com parlamentares

O presidente Lula (PT), que está em seu terceiro mandato, obviamente, conhece muito bem da política e, claro, sabe, como ninguém,  o perigo de não ter uma boa relação com o Congresso.

Vale lembrar que  presidentes que não tiveram diálogo com o Congresso, Fernando Collor e Dilma Rousseff, sofreram impeachment. Quando entrevistei o ex-presidente Fernando Collor, ele me confidenciou que o afastamento do Congresso foi o principal motivo do seu impeachment.

Lula (PT) declarou, inclusive, que o executivo precisa do legislativo, não o contrário. Pela terceira vez, o petista entra em campo na articulação política desde que assumiu seu terceiro mandato.

Qualquer crise com o Congresso é um sinal de alerta para o governo. Mas por quê? Explico. Não se governa sem o Legislativo.

O presidente Lula (PT) minimizou a crise com o Congresso e disse que ‘Não tem divergência que não possa ser superada’.  A expectativa do governo é que se regulamente a reforma tributária e se vote projetos importantes. O governo sabe que é preciso apoio do Congresso e, também, tem convicção que quando sofreu derrotas foi traído por aliados- já que a oposição é minoria na Câmara.

*Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da TV ALBA  – Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. A especialista, também, é consultora política. Escreve neste espaço às quartas-feiras; Instagram e TikTok: @fernandadouradoreporter

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 1.000 foragidos localizados em Salvador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ultrapassou a marca de 1.000 foragidos da justiça alcançados em Salvador. Em 2024, a tecnologia auxiliou na captura de 189 pessoas com mandados de prisão na capital baiana.

A prisão de número 1.000 foi contra um procurado por corrupção de menor. Após alerta, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionou equipes da PM. O procurado foi conduzido para a Polinter, onde o mandado foi confirmado. 

Continue lendo

Política

Dezenas de porções de K9 são apreendidas em Tancredo Neves

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Trinta e três porções de K9, dois pinos de cocaína, maconha, uma pedra média de crack, R$ 204, um veículo, um celular e dezenas de embalagens para acondicionar entorpecentes foram apreendidos nesta sexta-feira (17), em Tancredo Neves, por investigadores da 11ª Delegacia Territorial do bairro. Um homem foi preso em flagrante.

As diligências fazem parte de uma operação realizada na Rua Betel, para intensificar o combate ao tráfico de drogas naquela região. Os entorpecentes apreendidos estavam dentro de um veículo conduzido pelo suspeito. Ele também é investigado por furto de fios.

O flagranteado foi submetido aos exames de lesões de praxe, ficando à disposição da Justiça. As ações terão desdobramentos, com o objetivo de identificar e localizar outros envolvidos com o tráfico de drogas em Tancredo Neves. 

Continue lendo

Política

Governo planeja demolir ponte ameaçada de colapso no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Renan Filho , ministro dos Transportes, anunciou nesta sexta-feira (17) que a ponte na BR-116 sobre o rio Caí, no Rio Grande do Sul , será demolida em breve e reconstruída em um prazo de um mês. As informações da CNN.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com