Conecte-se Conosco

Política

‘Aumento do IPTU se baseia em planta fora da realidade e em cálculo incoerente’, diz Marta

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A vereadora Marta Rodrigues (PT) disse, nessa quinta-feira (6), que o aumento de IPTU em Salvador, anunciado pela secretaria da Fazenda (Sefaz), vai, mais uma vez, onerar e trazer transtornos à população com valores não condizentes, “baseados em cálculos equivocados e provocando desigualdade na incidência do imposto”. 

Ela defendeu a necessidade urgente que o IPTU da capital baiana seja revisto e recalculado e apontou que a reforma tributária aprovada no legislativo municipal, definindo novo cálculo do imposto, está recheada de incongruências.

“É preciso reavaliar o cálculo, e revisar a planta genérica de valores, que é o mapeamento da cidade, pois ela apresenta uma grande discrepância em relação a realidade de Salvador, o que aumenta a desigualdade na incidência do imposto. Muita gente que morava em bairros populares, passou a pagar o imposto de bairros nobres. Os valores chegaram a triplicar. O executivo insiste em  enfrentar o problema, revisando a planta e definitivamente  discutindo com população, através de audiências públicas’, afirmou. 

Conforme a vereadora, no cálculo do imposto perpetua uma visão equivocada da Prefeitura de somente aplicar um reajuste horizontal sem enfrentar o problema das distorções. “Na época, votei contra alterações na reforma que visavam apenas corrigir distorções para o mercado imobiliário. É preciso rever toda a cidade e não só agradar ao mercado. O IPTU segue sendo um problema na capital baiana e boa parte da população não tem informação para contestar, pois precisa de todo um trâmite burocrático que muitos não tem acesso. Precisamos rever a reforma tributária e o cálculo do IPTU”, ressaltou. 

Marta Rodrigues questiona também a declaração de que vai faltar dinheiro para políticas públicas se não houver aumento do IPTU. “Que políticas públicas são essas? Pois de acordo com as peças orçamentárias aprovadas, nós tivemos, por exemplo, uma previsão de aumento de 20% nas despesas com propaganda e de 300% na meta de peças publicitárias a serem produzidas. É essa a política pública que está com risco de comprometimento?”, criticou.  

“Vai faltar recurso pra política pública se o Executivo fica mandando projetos de isenção tributária para os mais ricos. Em 2021, por exemplo, o Executivo mandou para a Casa o projeto de IPTU Amarelo, para conceder desconto de IPTU, ISS e outorga onerosa para ações com energia solar. É dar desconto para os mais ricos e, e em consequência, espremer os contribuintes médios”, acrescentou.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Quaest: 50% aprovam o trabalho de Lula e 47% desaprovam; fatias empatam tecnicamente pela 1ª vez

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) aponta que 50% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, 47% desaprovam. Esta é a primeira vez que o percentual dos que aprovam e desaprovam empata tecnicamente. Outros 3% não souberam ou não responderam. 

O levantamento encomendado pela Genial Investimentos ouviu 2.045 pessoas, em 120 municípios, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para baixo e a reprovação um ponto para cima em relação à última pesquisa, realizada em março. À época, 51% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente, enquanto 46% desaprovavam. 

Aprovação do trabalho que o presidente Lula está fazendo:

  • Aprova: 50% 
  • Desaprova: 47%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Continue lendo

Política

Doou ou não? Governo do RS afirma não ter recebido dinheiro de Madonna

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Os rumores de que  Madonna teria doado R$ 10 milhões para as vítimas das enchentes do  Rio Grande do Sul se intensificaram nos últimos dias. A informação foi divulgada na última segunda-feira (6) por um colunista gaúcho e reproduzida por diversos sites de notícias.

Caso a doação realmente tenha sido feita, não foi por meio do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Procurado pela   reportagem do iG Gente , o executivo gaúcho negou, nesta quarta-feira (8), ter recebido a transferência da artista.

Continue lendo

Política

Neto manda recado para Neymar após craque ajudar o Rio Grande do Sul

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Neymar, atacante do Al-Hilal, revelou nesta terça-feira (7) que disponibilizou suas aeronaves para que  suprimentos fossem levados ao Rio Grande do Sul. A atitude do camisa 10 foi bastante elogiada por Neto,apresentador e ex-jogador, que costuma criticar o jogador. 

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com