Conecte-se Conosco

Política

A SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES DO TERCEIRO SETOR

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Por Karine BAPTISTA**

Uma das características das organizações do Terceiro Setor, no caso aqui especificadamente se abordará sobre as associações e fundações, é trabalhar em prol do interesse publico ou interesse social sem finalidade lucrativa. O jurista, Dr. José Eduardo SaboPaes, elenca, dentre outros, três princípios que norteiam o exercício da atividade associativa e fundacional, quais sejam: destinar efetivamente o patrimônio e toda a renda obtida no cumprimento dos objetivos estatutários; tornar pública suas ações, valorizando a transparência e atuar com critérios de imparcialidade e não discriminação diante de seus beneficiários. 

Acrescente-se que o Código Civil (CC) vigente, no artigo 54estabelece como obrigatório inserir no Estatuto as fontes de recursos que serão as receitas obtidas para o alcance dos objetivos previstos. Aqui cabe apenas fazer um registro da diferença da Fundação que já se exige o elemento patrimonial para se constituir, enquanto a associação apenas um agrupamento de pessoas físicas ou jurídicas que espontaneamente se organizam para a consecução de fins sociais. Constituirão receitas, doações e quaisquer outras formas de benefícios lícitos que lhe forem destinados como parcerias público-privadas, inclusive provenientes de vendas de produtos, ou resultado de qualquer atividade de serviços que prestar. 

Não se objetiva aqui assemelhar o terceiro setor com o segundo setor, que abrange as Sociedades, disposta no artigo 44, inciso II do CC, que resulta do interesse em realizar uma atividade econômica e partilhar entre os sócios os resultados obtidos, bem diverso das associações e fundações que são constituídas para fins sociais e qualquer rendimento, resultado, sobra serão revertidoa na gestão de suas atividades.  

Ainda, há um grande preconceito ou até desconhecimento, pois em nenhum momento a lei brasileira proíbe o exercício de atividades econômicas pelas associações e fundações, não é essa a finalidade, lógico, e sim, o meio de se alcançar a sustentabilidade para que haja continuidade nas atividades de grande impacto social. A descontinuidade de uma Instituição conhecida mundialmente como Irmã Dulce seria um colapso no atendimento de vários serviçospara a sociedade vulnerável. Não se admite em pleno século XXI que associações e fundações sobrevivam de doações. Concordam? 

Defende –se atualmente o desempenho profissional de organizações do Terceiro Setor em obter resultados, contudo direcionado para uma perspectiva voltada ao desenvolvimento de atividades sociais. A realização de atividades econômicas que consagrem a independência dessas organizações reverbera em toda sociedade, seja primeiro, segundo e terceiro setor. Mantidas as devidas singularidades do tema em destaque até na distinção de lucro e resultado, conclui-se que não podemos mais admitir uma legislação que só reforça a insegurança jurídica principalmente na vedação da remuneração dos dirigentes. 

Evidente, que a sustentabilidade não está restrita apenas a fatores econômicos, e sim como também baseados em critérios de planejamento estratégico, na conquista da credibilidade e garantia da eficiência no processo de gestão. Por isso, o mercado de trabalho no terceiro setor cada vez mais exige uma equipe especializada e multidimensional desde o diagnóstico das ações até a sua implementação como também em todo o aspecto jurídico.   

*** Mestre em Políticas Sociais e Cidadania pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Professora Titular da UCSAL. Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho e Direito Previdenciário. Professora de Direito- do trabalho e Processo do trabalho e do Núcleo de Práticas Jurídicas do Centro Universitário Uniruy. Advogada Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Chuva no RS: Moradores fazem cordão humano para resgatar pessoas; veja

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


O esforço coletivo de voluntários da cidade de Canoas (RS) chamou a atenção nas redes sociais na noite deste sábado (4). Voluntários se uniram para criar um cordão humano para puxar barcos que transportavam pessoas resgatadas na cidade.

Aos gritos dos resgatados posicionados nos telhados das casas e com a água na altura do peito, os voluntários ajudaram no resgate de cerca de 15 pessoas. O vídeo viralizou na noite deste sábado (04) no X.

Continue lendo

Política

Ônibus sofre pane elétrica e pega fogo no Comércio; bombeiros trabalham para conter o incêndio

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Um ônibus do transporte público de Salvador, que fazia a linha 1607 – Paripe x Barra, sofreu uma pane elétrica e pegou fogo na manhã desta segunda (6), quando passava pela Avenida da França, no bairro do Comércio. 

Continue lendo

Política

Onda de calor: Inmet prorroga alerta de temperatura 5ºC acima da média

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o alerta para uma  onda de calor intensa nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. O calor excepcional, com temperaturas até 5ºC acima da média, tem persistido desde o final de abril, especialmente em cidades do interior de São Paulo, que chegaram aos 38ºC na semana passada.

A previsão é de que as altas temperaturas continuem ao longo desta semana, abrangendo o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Mato Grosso. O Inmet emitiu alertas de “Grande Perigo” para essas áreas.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com