Conecte-se Conosco

Política

Disputa pela prefeitura de Salvador começa a acirrar já nesta quarta de cinzas; Leia o artigo da articulista política da Tribuna da Bahia – Fernanda Dourado

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Com o término do Carnaval nesta  quarta-feira de cinzas (14), a movimentação política entra a todo vapor em Salvador. A articulação e tratativas políticas agora, sem dúvida, irão acelerar. Todos em busca de uma costura bem-sucedida a menos de oito meses da eleição.

Tanto o prefeito de Salvador, Bruno Reis, do União Brasil, quanto o vice-governador, Geraldo Júnior, do MDB, tentarão atrair não apenas políticos de diferentes partidos como expoentes da sociedade civil, empresários, acadêmicos e artistas, dentre outros.

Durante o carnaval, o prefeito Bruno Reis, que é candidato à reeleição, sem dúvida alguma, soube usar, como nunca, toda a sua popularidade e o cargo que ocupa a seu favor na imprensa, nas redes sociais e, também, na avenida.

A maior festa de rua do planeta, obviamente, não é termômetro político, já que atrai pessoas de todo o mundo, mas claro que é uma verdadeira vitrine, principalmente, para o prefeito da cidade, Bruno Reis, que lutará pelo seu segundo mandato consecutivo em 2024. Bruno é o franco favorito. Não há como negar.

Em 2020, o prefeito, também, tinha o favoritismo, mas lembrava a todo momento que é preciso ter pés no chão e sempre repetia, nas entrevistas, que a eleição não estava ganha. Dessa forma, impulsionava seus eleitores, políticos e aliados a buscarem ainda mais votos. Contudo, a virada recente que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do PT, deu quando o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, liderava as pesquisas serviu, mais uma vez, de alerta à direita.

Apesar do PT nunca ter feito um prefeito em Salvador, a direita, provavelmente, não irá vacilar e, claro, enfrentará com tudo o candidato do governo e ex-aliado, Geraldo Júnior.
Bruno é o político de confiança de ACM Neto – que após perder a eleição para Jerônimo tem aparecido timidamente. Mas vale lembrar que em 2022, no primeiro turno a direita – que tinha certeza da eleição de Neto, cochilou em Salvador.

Nas ruas da capital baiana, visitei diversos colégios eleitorais e o PT, que tem uma forte  militância, estava muito mais nas ruas que os eleitores e aliados de Bruno. Já no segundo turno, após perder por quase 60 mil votos na Bahia, ACM Neto acordou e colocou os eleitores dele na rua em Salvador, principal colégio eleitoral dele. Mas já era tarde. Perdeu a eleição para Jerônimo.

Obviamente, Bruno Reis e ACM não darão trégua nesta eleição – já que caso Bruno perca, ACM Neto perde, também, o capital político-eleitoral em Salvador – que é o terceiro maior colégio eleitoral do Brasil. Mas Bruno Reis e Geraldo Júnior (MDB) conseguirão polarizar? Eis a questão.

Bruno Reis, provavelmente, fará como fez ACM Neto, ou seja, não tomará partido na questão federal e, claro, não irá atacar o presidente Lula, já que o Lula tem uma votação expressiva na capital baiana com mais de 70% dos votos. Se ele irá bater de frente com o governador Jerônimo, também não sei. Mas, certamente, lembrará ao seu principal oposicionista Geraldo Júnior o tempo que ele ficou ao lado da direita, mais de 20 anos. Em tempo de internet e vídeos que viralizam, segundo os bastidores políticos, a direita já tem munição para atacar o vice-governador com vídeos onde elogiava a gestão de ACM Neto e Bruno Reis.

Certamente, a política não será polarizada – já que ambos já estiveram do mesmo lado. Além da saída de Geraldo da direita ter sido recente, os petistas mais ferrenhos não entrarão com afinco na campanha. Apesar disso, o favoritismo de Bruno não dará a ele garantia de reeleição. Contudo, o deixará mais tranquilo. Entretanto, como sempre digo: Política não é ciência exata, não é matemática. Tudo é incerto! E Vale lembrar que o Poder é como um cachorrinho no colo – que pode pular a qualquer instante dos braços de seu dono.

*Fernanda Dourado é apresentadora e repórter da Assembleia Legislativa da Bahia; Editora-Chefe do site Bahia Repórter. Escreve neste espaço às quartas-feiras.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Conheça a psicóloga Amanda Machado – a nova colunista do Bahia Repórter que falará sobre saúde mental semanalmente

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

“Início esse texto, demonstrando o prazer que tenho em ter a oportunidade de ser porta voz de uma temática extremamente importante: a saúde mental!

Psicóloga clínica e social, atuante na Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, especialista em Psicologia Positiva, mestranda em Psicologia e Intervenções em Saúde pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde. Mas, acima do currículo, umapessoa engajada e preocupada no que tange em comopotencializar a saúde mental. 

Nunca foi tão urgente e necessário trazer essa temática a discussão pública. Segundo estudos epistemológicos, o Brasil está em torno de 15,5% de prevalência da depressão ao longo da vida. A Organização Mundial de Saúde (OMS), destaca que o Brasil é o país com o maior número de pessoas com ansiedade, sendo a taxa de 9,3%.

Vários fatores influenciam para números como essessejam tão expressivos, mas em contrapartida a essarealidade, a informação é uma ferramenta de grande relevância para diminuirmos essa triste realidade. Informações essas qua serão divulgadas semanalmente, nesse site tão engajado no bem-estar dos seus leitores de forma integral. 

Essa coluna terá como missão, informar sobre a situaçãoda saúde mental no nosso país e fomentar possibilidadesde melhorias diante do nosso cenário. Potencializar a saúde mental é o propósito que rege a minha profissão! 

“O conhecimento te dá o poder de preparar seu própriodestino”- Autor desconhecido.”

Continue lendo

Política

Quaest: 50% aprovam o trabalho de Lula e 47% desaprovam; fatias empatam tecnicamente pela 1ª vez

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (8) aponta que 50% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Por outro lado, 47% desaprovam. Esta é a primeira vez que o percentual dos que aprovam e desaprovam empata tecnicamente. Outros 3% não souberam ou não responderam. 

O levantamento encomendado pela Genial Investimentos ouviu 2.045 pessoas, em 120 municípios, entre os dias 2 e 6 de maio. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. 

A aprovação do trabalho de Lula oscilou um ponto percentual para baixo e a reprovação um ponto para cima em relação à última pesquisa, realizada em março. À época, 51% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente, enquanto 46% desaprovavam. 

Aprovação do trabalho que o presidente Lula está fazendo:

  • Aprova: 50% 
  • Desaprova: 47%
  • Não sabe ou não respondeu: 3%

Continue lendo

Política

Doou ou não? Governo do RS afirma não ter recebido dinheiro de Madonna

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Os rumores de que  Madonna teria doado R$ 10 milhões para as vítimas das enchentes do  Rio Grande do Sul se intensificaram nos últimos dias. A informação foi divulgada na última segunda-feira (6) por um colunista gaúcho e reproduzida por diversos sites de notícias.

Caso a doação realmente tenha sido feita, não foi por meio do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Procurado pela   reportagem do iG Gente , o executivo gaúcho negou, nesta quarta-feira (8), ter recebido a transferência da artista.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com