Conecte-se Conosco

Política

Exclusivo: G8 se fortalece no Parlamento baiano; Dois projetos do executivo serão votados nesta terça-feira

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

(Por Fernanda Dourado) 

O G8 – a nova bancada do Parlamento baiano, formado por oito legisladores tem se fortalecido a cada dia no Legislativo estadual. Nos bastidores da Casa, o burburinho que circula é que os legisladores estão unidos, determinados e, inclusive, sabem a força que têm neste momento político. Ainda segundo informações obtidas pelo o Bahia Repórter, o G8 sempre fechará questão nas votações do executivo.

 Dos oito parlamentares – que fazem parte da terceira maior bancada do Legislativo estadual, apenas um parlamentar foi eleitor do governador do PT, Jerônimo Rodrigues, em 2022. Um parlamentar lembrou ao Bahia Repórter que, inclusive, o governo já perdeu votação por apenas um voto. “Nós agora somos oito”, comemorou pedindo reserva a este veículo de comunicação. 

O governo conta com a base aliada oficialmente de 42 deputados dos 63, mas tem sentido  dificuldades em conseguir quórum tanto no âmbito das comissões como no plenário para votar projetos do Executivo e do Legislativo. 

A união dos oitos legisladores na semana passada representa, obviamente, uma nova força, em tese, com a diminuição do poder do governador, em particular, no Parlamento baiano – já que o grupo surgiu em um  momento em que o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, era alvo de diversas queixas de aliados mais antigos insatisfeitos e, também, dos mais recém chegados ao grupo. 

O G8 é formado pelos deputados Vitor Azevedo (PL), Raimundinho da JR (PL), Luciano Araújo (Solidariedade), Nelson Leal (PP), Felipe Duarte (PP), Binho Galinha (Patriota), Laerte do Vando (Podemos) e Patrick Lopes (Avante).

Ainda segundo informações de bastidores, o bloco é liderado pelo ex-presidente da Casa, Nelson Leal, do PP, que, logicamente, tem forte articulação política na Casa, principalmente, por ter presidido o Parlamento.

Nesta terça-feira (26), dois projetos do executivo serão votados no Parlamento baiano. O G8 ainda não informou como irá votar.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula prepara mudança em regras para fundos de pensão

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discute uma série de mudanças nas regras para fundos de pensão, com o objetivo de dar mais flexibilidade aos gestores em caso de déficits temporários nos planos e na alocação de recursos para investimentos.
 

Os temas são alvo de um grupo de trabalho e também de conversas com o Ministério da Fazenda. Eventuais alterações terão impacto sobre entidades fechadas, incluindo os três maiores fundos de pensão do país: Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras) e Funcef (Caixa).
 

Uma das medidas deve abrandar a regra que hoje exige a elaboração de um plano de equacionamento em qualquer situação de desequilíbrio, mesmo que pequeno ou temporário.
 

Os planos de equacionamento demandam a cobrança de uma alíquota extra da patrocinadora e dos participantes para garantir que as receitas serão suficientes no futuro para cobrir os benefícios. Com isso, a renda disponível dos trabalhadores e aposentados fica menor.

Continue lendo

Política

Uneb confirma interdição de prédio e diz que não houve feridos em incêndio na noite deste domingo

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O prédio que foi atingido por um incêndio de grandes proporções na noite deste domingo (5), no Comércio, além de ter sediado por alguns anos a Petrobras, atualmente servia como base para a área administrativa da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), além de ser usado para aulas de alguns cursos de pós-graduação.

O fogo destruiu dois andares do edifício, que fica localizado na região de Água de Meninos, na avenida Engenheiro Oscar Pontes. Segundo informações, as chamas começaram em uma das salas do andar em que fica o Conselho Estadual de Educação e consumiram documentos, mobílias e computadores. 

Continue lendo

Política

Sobe para 83 o número de mortos por fortes chuvas no RS

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Rio Grande do Sul chegou, na manha desta segunda-feira (6), à marca de 83 mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região ao longo da última semana.
 

O número de mortos pode aumentar ainda mais nos próximos dias, pois há um total de 111 desaparecidos, além de 276 feridos. De acordo com a Defesa Civil, há 19.368 desabrigados, instalados em alojamentos cedidos pelo poder público, e 121.957 desalojados.
 

Do total de 497 municípios do estado gaúcho, 345 foram afetados pelas fortes chuvas da região.
 

Em meio à pior tragédia climática já vista no estado, com todos os serviços básicos afetados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que vai destravar obstáculos da burocracia para garantir o socorro às vítimas e prometeu ações de longo prazo.
 

Em viagem ao Rio Grande do Sul pela segunda vez em uma semana, o presidente Lula prometeu neste domingo, após sobrevoo de áreas afetadas, a criação de um “plano de prevenção de acidente climático”.
 

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com