Conecte-se Conosco

Política

Fundão, Pantanal e baixa renda turbinam investimento na propaganda eleitoral na TV

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Quatro anos após a vitória do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tinha 16 segundos por dia no horário eleitoral no primeiro turno, colocar em xeque a importância da propaganda, campanhas avaliam o espaço fixo no rádio e na televisão como prioritário em 2022.

Dinheiro do fundo eleitoral, disputa por votos das classes C, D e E, campanha polarizada, com os dois líderes nas pesquisas recordistas de tempo, e até a coincidência de a propaganda acontecer na reta final de uma novela da Globo com boa audiência são pontos elencados por profissionais responsáveis pelas campanhas ouvidos pela Folha.

O horário eleitoral começa nesta sexta-feira (26) e vai até o dia 29 de setembro, no primeiro turno. No segundo serão mais três semanas, de 7 a 28 de outubro.

O primeiro aspecto que diferencia a eleição atual da de quatro atrás é a realidade financeira dos partidos. Enquanto viviam vacas magras em 2018, com o auge da Operação Lava Jato, que revelou esquemas de corrupção na Petrobras e financiamento de campanha com caixa 2, as siglas hoje contam com financiamento público reforçado do fundo eleitoral.

O PT tem garantido R$ 499,6 milhões e o PL, de Bolsonaro, R$ 286 milhões.

Para se ter uma ideia, a campanha presidencial mais cara há quatro anos, a do petista Fernando Haddad, gastou R$ 39 milhões (R$ 50 milhões em valores corrigidos). Neste ano, Luiz Inácio Lula da Silva e Bolsonaro preveem investir o teto permitido por lei, R$ 130 milhões nos dois turnos.

A maior parte dessa verba deve ser usada na produção de conteúdo para propaganda. O público que os candidatos pretendem atingir justifica essa conta. Apesar da evolução exponencial do acesso à internet, o país ainda tem apagões.

Os números variam de acordo com a fonte. Segundo o IBGE, eram quase 40 milhões sem internet em 2019. Dados mais recentes, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, apontaram 35 milhões de brasileiros desconectados.

Outro estudo, do Instituto Locomotivas e da empresa de consultoria PwC, identificou 33 milhões de brasileiros sem internet e 86,6 milhões que não se conectam todos os dias.

“Não podemos confundir o Brasil com as brigas no Twitter”, afirma o cientista político Fernando Schüler, professor do Insper. “A maioria silenciosa está afastada desse jogo das redes. Ela é atingida pelo horário eleitoral. Mas recebe uma informação filtrada pelo marketing”, completa.

É nessa franja de eleitores, de classes C, D e E, que a televisão ainda reina. Cerca de 70% do público que assistiu às emissoras abertas em 2021 estão nessas classes sociais, segundo o Ibope Kantar Media.

Essa é a parcela da população que as campanhas de Bolsonaro e Lula pretendem atingir. A última pesquisa Datafolha de intenção de voto para a eleição presidencial mostrou ampla vantagem do petista, 64% contra 27% do atual presidente, entre eleitores com até dois salários mínimos de renda.

Mesmo um fator alheio à política é levado em conta pelas campanhas. A eleição acontecerá durante as semanas finais da novela Pantanal, sucesso de audiência, que tem atingido mais de 30 pontos no Ibope (cada ponto equivale a 205.755 telespectadores na Grande São Paulo) e vai anteceder o bloco noturno do horário eleitoral.

Outra avaliação é a de que o exemplo de 2018 não pode ser completamente repetido, já que Bolsonaro tem um governo para defender, cenário semelhante ao de Lula.

O programa dos candidatos à Presidência será exibido nas segundas, quartas e aos sábados, em dois horários (13h e 20h30). Lula acumula 6 minutos de exposição e Bolsonaro, mais de 5 minutos, na soma dos dois blocos. O petista terá 7 inserções ao longo da programação das TVs e rádios, e Bolsonaro, 6.

Até mesmo a irrelevância da influência da televisão na eleição de 2018 é contestada em análises. Lara Mesquita, pesquisadora no FGV Cepesp (Centro de Política e Economia do Setor Público), vê o último pleito como atípico.

“Bolsonaro teve um espaço enorme na televisão depois de sofrer o atentado. Apesar do espaço pequeno na propaganda eleitoral, ele recebeu cobertura em horários até mais nobres”, afirma Mesquita.

O ataque ao presidente, uma facada em Juiz de Fora (MG), aconteceu em setembro, um mês antes do primeiro turno, e garantiu a ele uma cobertura extensa do jornalismo nas emissoras de televisão.

O incidente também fez as campanhas abaixarem o tom dos ataques ao então outsider. Foi o caso da candidatura do PSDB, do então tucano e hoje vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), que disputava o eleitorado antipetista e teve que cancelar a metade das propagandas produzidas até então que miravam Bolsonaro.

Alckmin terminou o primeiro turno com menos de 5% dos votos, após acumular mais de 11 minutos diários de exposição na propaganda eleitoral.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reconhecimento Facial da SSP ultrapassa a marca de 1.000 foragidos localizados em Salvador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) ultrapassou a marca de 1.000 foragidos da justiça alcançados em Salvador. Em 2024, a tecnologia auxiliou na captura de 189 pessoas com mandados de prisão na capital baiana.

A prisão de número 1.000 foi contra um procurado por corrupção de menor. Após alerta, o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) acionou equipes da PM. O procurado foi conduzido para a Polinter, onde o mandado foi confirmado. 

Continue lendo

Política

Dezenas de porções de K9 são apreendidas em Tancredo Neves

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Trinta e três porções de K9, dois pinos de cocaína, maconha, uma pedra média de crack, R$ 204, um veículo, um celular e dezenas de embalagens para acondicionar entorpecentes foram apreendidos nesta sexta-feira (17), em Tancredo Neves, por investigadores da 11ª Delegacia Territorial do bairro. Um homem foi preso em flagrante.

As diligências fazem parte de uma operação realizada na Rua Betel, para intensificar o combate ao tráfico de drogas naquela região. Os entorpecentes apreendidos estavam dentro de um veículo conduzido pelo suspeito. Ele também é investigado por furto de fios.

O flagranteado foi submetido aos exames de lesões de praxe, ficando à disposição da Justiça. As ações terão desdobramentos, com o objetivo de identificar e localizar outros envolvidos com o tráfico de drogas em Tancredo Neves. 

Continue lendo

Política

Governo planeja demolir ponte ameaçada de colapso no Rio Grande do Sul

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Renan Filho , ministro dos Transportes, anunciou nesta sexta-feira (17) que a ponte na BR-116 sobre o rio Caí, no Rio Grande do Sul , será demolida em breve e reconstruída em um prazo de um mês. As informações da CNN.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com