Conecte-se Conosco

Política

MP entra com ação na Justiça Eleitoral para impedir debate da Band na Bahia em 7 de agosto

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A Procuradoria Regional Eleitoral no Estado da Bahia (PRE-BA) ingressou com representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) no qual pede concessão de tutela provisória liminar a fim de impedir a realização de debate entre candidatos ao governo da Bahia antes de 16 de agosto. A ação, com propósito de obtenção de tutela inibitória, visa impedir a realização de debate pela TV Band Bahia marcado para 7 de agosto – no dia 14, a emissora realizará o primeiro debate entre presidenciáveis. A Procuradoria considera que a realização dos debates nessas datas configura crime eleitoral.

A ação pede que, caso seja realizado o debate, seja aplicada multa de R$ 100 mil à emissora de televisão. “Nada obstante, vem sendo amplamente veiculado nos diversos meios de comunicação o calendário de debates eleitorais entre candidatos […], com eventos agendados para datas anteriores a esse marco temporal”, diz a peça assinada pelo procurador-regional eleitoral, Fernando Túlio da Silva e pelo procurador-regional eleitoral auxiliar, Cláudio Alberto Gusmão Cunha, que deve ser julgada pela desembargadora eleitoral Zandra Anunciação Alvarez Parada.

Os procuradores sustentam ainda que “conquanto a norma não fixe uma data precisa para a realização de debates entre candidatos, a lógica do sistema conduz à inexorável interpretação de que tais eventos, notadamente porque inseridos no espectro de propaganda eleitoral, devem se submeter ao regime próprio dessas atos de campanha”. Os procuradores ainda ressaltam o alcance desses debates, que, conforme o Ibope, tiveram 21.3 pontos de audiência e alcançaram 7,5 milhões de espectadores em 2018.

Fernando Túlio e Cláudio Cunha apontam ainda que “rigorosamente, antes do dia 16 de agosto, qualquer iniciativa que contemple pedido de votos atrai a configuração de ilícito eleitoral e aplicação da respectiva pena de multa por propaganda antecipada, nos termos do artigo 36-A da Lei n. 9.504 – o que é praticamente inevitável em um típico debate eleitoral, que resta, advirta-se, absolutamente esvaziado com tais limitações”.

Os procuradores ainda pontuam que a realização dos debates deve ocorrer após o período final para homologação das candidaturas – 15 de agosto – de maneira que seja garantido que somente candidatos participem dos debates eleitorais. “Ou seja, a data acima especificada, 07 de maio de 2022, para a qual resta agendada a realização dos debates entre candidatos a governador, são anteriores mesmo ao termo final para a formalização do pedido de registro dos eventuais candidatos”, sustentam na representação apresentada ao TRE.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Chuva no RS: Moradores fazem cordão humano para resgatar pessoas; veja

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!


O esforço coletivo de voluntários da cidade de Canoas (RS) chamou a atenção nas redes sociais na noite deste sábado (4). Voluntários se uniram para criar um cordão humano para puxar barcos que transportavam pessoas resgatadas na cidade.

Aos gritos dos resgatados posicionados nos telhados das casas e com a água na altura do peito, os voluntários ajudaram no resgate de cerca de 15 pessoas. O vídeo viralizou na noite deste sábado (04) no X.

Continue lendo

Política

Ônibus sofre pane elétrica e pega fogo no Comércio; bombeiros trabalham para conter o incêndio

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Um ônibus do transporte público de Salvador, que fazia a linha 1607 – Paripe x Barra, sofreu uma pane elétrica e pegou fogo na manhã desta segunda (6), quando passava pela Avenida da França, no bairro do Comércio. 

Continue lendo

Política

Onda de calor: Inmet prorroga alerta de temperatura 5ºC acima da média

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou o alerta para uma  onda de calor intensa nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. O calor excepcional, com temperaturas até 5ºC acima da média, tem persistido desde o final de abril, especialmente em cidades do interior de São Paulo, que chegaram aos 38ºC na semana passada.

A previsão é de que as altas temperaturas continuem ao longo desta semana, abrangendo o norte do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, sul do Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Mato Grosso. O Inmet emitiu alertas de “Grande Perigo” para essas áreas.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com