Conecte-se Conosco

Tecnologia

TJ-BA mantém licitação de empresa para operar ônibus elétricos na região de Salvador

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Nilson Castelo Branco, cassou a liminar que beneficiava a Plataforma Transporte SPE e Otima Transportes de Salvador, na briga com a  Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), sobre a licitação de empresas para realização de  testes com ônibus elétricos na região de Salvador.

Em maio deste ano, o governador da Bahia, Rui Costa, visitou a fábrica BYD, em Campinas e discutiu a realização de parcerias para promoção de energia limpa no transporte público. O governo investiu mais de R$ 44 milhões na compra de 20 ônibus 100% elétricos. Os veículos foram entregues no dia 20 mês de junho para dar início ao projeto piloto que pretende substituir os  ônibus a combustão que circulam na Região Metropolitana de Salvador.

O processo de licitação havia sido suspenso pelo juízo da  7ª Vara de Fazenda Pública de Salvador, em um  mandado de segurança. Para a Agerba, a liminar afronta o interesse público ao determinar a paralisação do pregão, com abertura prevista para esta segunda-feira (11). Segundo a autarquia, o Estado quer implementar o transporte com veículos elétricos, e para isso, comprou 20 veículos a fim de realizar “um experimento teste com uma quantidade menor de veículos elétricos que permitisse a obtenção de dados estatísticos operacionais suficientes para confirmar a viabilidade operacional do veículo elétrico em substituição ao veículo movido a diesel”.

A licitação foi aberta na modalidade de pregão, com o objetivo de obter “os dados necessários para subsidiar os estudos técnicos para a licitação de todo o Subsistema Metropolitano, inclusive a renovação da frota operadora”. A Agerba salienta que o processo não é um a concessão de serviço público e tão somente de contratação de serviços de transporte, “sendo desnecessária a licitação na modalidade de concorrência”. Diz que não há sobreposição entre as linhas a serem contratadas e as linhas de transporte coletivo intramunicipal. Reforça que não existe cerceamento da competitividade no certame, “haja vista não existir direcionamento às empresas que já exploram o sistema metropolitano intermunicipal”. Por fim, acrescenta que os custos  foram bem dimensionados, sem risco de superfaturamento, “pois já foi estabelecida a remuneração da operação teste vinculada à quilometrada rodada”. Desta forma, frisa que o procedimento é regular e importante para o aprimoramento do serviço público de transporte coletivo, com redução da poluição. 

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tecnologia

‘A pandemia mudou bastante o mercado de academias’, diz CEO da Technogym

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A marca italiana Technogym, que vende equipamentos inteligentes conectados para fitness, esporte, saúde e bem-estar, acaba de abrir, no Rio de Janeiro, a sua segunda loja-conceito do Brasil. O objetivo é impulsionar as vendas para pessoas físicas, ao oferecer testes nos aparelhos ultratecnológicos: desde uma esteira com uma grande tela que, ao encostar o celular, começa a transmitir a série que você estava assistindo na noite anterior, até um aparelho para malhar em casa com design todo espelhado.

Continue lendo

Tecnologia

Tesla: Musk queria usar câmeras para incriminar motoristas, diz livro

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Elon Musk tentou usar câmeras internas de carros da Tesla para espionar motoristas, afirma sua recém-publicada biografia , assinada pelo jornalista Walter Isaacson. Segundo o livro, Musk queria usar as imagens para defender a empresa em possíveis processos judiciais. 

O biógrafo afirma que Musk acreditava que os recorrentes acidentes causados por carros da Tesla eram culpa dos motoristas, e não do software de piloto automático desenvolvido pela empresa. Ele queria, portanto, usar as câmeras internas dos carros para conseguir ter provas contra os motoristas.

Continue lendo

Tecnologia

Instagram testa publicações em áudio na rede social; veja como será

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O chefe do Instagram, Adam Mosseri, afirmou nesta quinta-feira (17) que a rede social está desenvolvendo um recurso que vai permitir que usuários publiquem áudios nas notas.  

As  notas do Instagram , lançadas em dezembro do ano passado, são aquelas pequenas publicações de texto que ficam no topo da aba de conversas. Com a novidade, seria possível também gravar pequenos áudios para os seguidores, como é possível ver na imagem acima.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com