Conecte-se Conosco

Política

Advogados querem que PGR peça o adiamento das eleições por caso das rádios

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

Pedidos no entanto esbarram em impedimento constitucional: texto da carta prevê explicitamente que eleições ocorram no dia 30 deste mês.

Um grupo de advogados acionou o procurador-geral da República, Augusto Aras, para que este peça ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o adiamento das eleições. O motivo seria uma suposta vantagem de Lula no horário eleitoral já que, segundo a campanha de Jair Bolsonaro, rádios estariam sem receber suas propagandas.

O pedido do Instituto Nacional de Advocacia (Inad) diz que há uma “possibilidade real de existência de favorecimento midiático/econômico” em nome do petista. Além do pedido de adiamento, o grupo de advogados – cujo site oficial não é atualizado há mais de um ano – quer que todas as emissoras apresentem quantas inserções tiveram.

O pedido de adiamento, no entanto, seria inconstitucional: o artigo 77  da Constituição diz que “a eleição do Presidente e do Vice-Presidente da República realizar-se-á, simultaneamente, no primeiro domingo de outubro, em primeiro turno, e no último domingo de outubro, em segundo turno, se houver”. 

Uma mudança do tipo precisaria ser tratada por emenda constitucional,como uma promulgada em setembro do ano passado. Nela, se alteraram as datas de posse, a partir de 2026, para os dias 5 e 6 de janeiro – a data da votação, no entanto, permaneceu a mesma. Informacões do site O Antagonista.

Continue lendo
Clique para comentar

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Cidade do RS estuda realocar cerca de 40% da população após enchentes

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

A prefeitura de Roca Sales (RS), no Vale do Taquari, estuda propor a transferência de milhares de moradores e comerciantes da área central da cidade para outro ponto do território municipal menos sujeito aos efeitos adversos das chuvas, como enchentes, alagamentos e inundações.

Continue lendo

Política

Falta de medicamentos, frio e leptospirose são riscos à saúde no RS

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

As recentes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul têm desencadeado uma crise de saúde pública e estrutural sem precedentes. Entre os desafios mais urgentes está a confirmação feita nesta segunda-feira (20) da primeira morte por leptospirose após as inundações.

Continue lendo

Política

Companhias aéreas podem vender passagens para base aérea de Canos

Publicado

em

Compartilhe esta notícia!

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta na segunda-feira (20) que as companhias aéreas estão autorizadas a iniciar a venda de passagens para voos com destino à Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira (21). Segundo as informações divulgadas pelo ministro, os voos estão programados para começar na quarta-feira (22), com uma previsão de 35 voos por semana, atendendo a cerca de 6 mil passageiros.

Continue lendo

Tópicos populares

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com